sexta-feira, 27 de julho de 2012

Encontro do Grupo de Estudo - GEPLIA - 27-07-2012

Inicio do encontro com a leitura do relato da professora Arlete. Continuação do slide.
O papel tradicional do professor como consumidor de pesquisa
Percebe-se que a maioria dos textos são prescritivos. Ao escrever tomar cuidado com estes termos. Em educação não há respostas definitivas para as questões. Peritos que dão regras globais no que diz respeito à gestão de sala de aula ou técnicas estão apenas enganando o professor e a si mesmos. Os contextos são diferentes, poderemos nos amparar em pesquisas já feitas mais adapta-la a nossa realidade é fundamental. Tipos de Pesquisa centrada em sala de aula. Que diferentes formas os professores podem usar para investigar sua própria sala de aula ou sua atuação profissional?
Quais as diferentes formas que as professoras formadoras podem usar para investigar sua própria atuação no Centro?
- Observação
- Avaliação que as escolas fazem
- Relatórios que as professoras formadoras fazem
- Avaliações institucionais da SEDUC ( provenientes das escolas)
- Analisar estudos realizados na área
- Parar, olhar para o fazer e refletir sobre...
O que seriam dados de pesquisa para as formadoras?
Analisar as avaliações feitas, os registros,
Percebe-se que a amplitude das  ações formativas não proporcionam a qualidade necessária.
Por que da existência dos CEFAPROS?

Quem desenvolve a real formação continuada na escola?

Qual a relação que o professor formador tem com a escola?
 Durante a pesquisa o professor poderá tomar várias decisões como:
Trabalhar formalmente...
Focar sistematicamente em certos tópicos...
Consultar peritos, colegas, e a literatura...
Coletar dados sistematicamente, ou simplesmente lidar com o que está disponível...
Incorporar resultados informal mente... produzir relatórios escritos...
Fazer um relatório escrito disponível para críticas e comentários.
Será que as ações formativas realizadas pelo CEFAPRO contribuem de fato com os anseios da escola?





Nenhum comentário: