-->
“ O futuro nunca se anima a ser de
todo presente sem antes ensaiar, e esse ensaio é a esperança”
Jorge Luis Borges
Esclarecimentos sobre o PROFLETRAS.
www.comperve.ufrn.br
Estudo do capítulo 3 do livro
Linguística Aplicada e Vida Contemporânea.
Problematização dos Construtos que
têm Orientado a pesquisa.(Luiz Paulo da Moita Lopes)
Pontuações do Texto:
O autor problematiza as questões da
Linguística Aplicada e retoma os precursores da Lingüística Aplicada
nos Estados Unidos e no Brasil.
Ainda hoje os Lingüistas puros
Teóricos, tem dificuldades de aceitar a Lingüística Aplicada como
ciência. Linguística Aplicada estuda a Língua em uso. Linguística
(núcleo duro) estuda a Língua pela língua estrutura diferente das
demais linhas da Linguistica inclusive a aplicada estudam a língua em
uso. Pesquisar um pouco mais a Linguística de corpos, a
sociolinguística etc.. Lendra rememora conceitos da sociolinguística
da linguística de corpos e da Linguística Aplicada, o mesmo objeto
pode ser utilizado pelas diferentes linhas de pesquisa da
Linguística. Professora Cássia pergunta como criar estratégias
para pesquisar com aporte teórico da pesquisa Aplicada. Professora
Lendra diz que utilazamos a pesquisa interpretativista a luz dos
teóricos da Linguística Aplicada e estas servirão para
análisarmos nosso objeto de pesquisa. O pesquisador criará as
categorias para análise ( autores de metodologia da pesquisa falam
sobre...) Professores formadores falam da facilidade de coletar dados
e da dificuldade para interpreta-los. Professora Leandra fala sobre a
importância de conhecer cada domínio da linguística. Professora
Leandra fala sobre os principais domínios da linguística para
pesquisa e nos encaminhará tabela para facilitar nossas pesquisas
em linguística aplicada ( Tabela só para estudo ). O texto de Moita
Lopes fala da Linguistica Aplicada como Lugar da Esperança : Propõe
mudanças epistemológicas...construir conhecimento tem tudo a ver
com esse projeto, pois em última análise, todo conhecimento em
ciências sociais e humanas é uma forma de conhecer a nós mesmos e
de criar possibilidades para compreender a vida social e outras
alternativas sociais... É tempo de reinventar a vida social, assim
como a LA como forma de compreendê-la, de modo a poder imaginar
novas ações políticas...uma vez que é o sonho que nos faz pensar
em alternativas para questões que se apresentam na várias esferas
de nossas vidas, prefiro pensar que este capítulo compreende a LA
como lugar de ensaio da esperança... professores formadores fazem
comentários sobre o texto. Professora Leandra faz breve leitura
sobre o parecer do Projeto encaminhado para aprovação e os motivos
da não aprovação. Professora Leandra fala sobre os artigos
escritos com as formadoras que estão para aprovação e servirão de
estímulos e embasamento para os trabalhos deste Centro e de
outros... Professora Lucineide socializará o texto sobre Piaget e
Vygotsky.
Professora Arlete pede o livro de
Linguística Aplicada para iniciantes.
Professora Leandra convida
professoras para assistir as aulas de Linguística Aplicada na
UNEMAT.
Professora Lendra encaminhara o
horário para que as formadoras escolham as datas para assistir
algumas aulas com os acadêmicos de Letras e encaminhará os textos
da disciplina.
Professora Cássia encaminhou as
datas para os formadores para atuação no Projeto da escola
N.Senhora de Lourdes.
Ler Aproximações Teóricas e
demais textos que serão enviados.
Os estudos na atualidade nos cursos
de letras estarão voltados para a Lingua e o Ensino. Professora
Leandra encaminhou alguns textos.
O Segundo encontro do GEPLIA
aconteceu no dia 19 e22 de abril. Os estudos então dividiram-se em dois
momentos um na sexta-feira e outro na segunda-feira, para realinhamento
das ações formativas na escola Nossa Senhora de Lourdes. O Inicio do
trabalho será com o tema Transdisciplinaridade tendo em vista a
necessidade da compreensão deste para organizar o currículo da escola
bem como para a ação na área de Linguagens na perspectiva das
Orientações Curriculares e na Concepção Teórica proposta pela
Linguística Aplicada.
O desafio posto será de trabalhar com os educadores e produzir textos científicos que possam subsidiar futuras práticas. Desta forma os pesquisadores da Linguagem serão apoio para os educadores na escola nesta atividade.
O desafio posto será de trabalhar com os educadores e produzir textos científicos que possam subsidiar futuras práticas. Desta forma os pesquisadores da Linguagem serão apoio para os educadores na escola nesta atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário