sexta-feira, 5 de abril de 2013

Relato do GEPLIA- 1 encontro de 2013


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“ O futuro nunca se anima a ser de todo presente sem antes ensaiar, e esse ensaio é a esperança”
Jorge Luis Borges


Esclarecimentos sobre o PROFLETRAS.
www.comperve.ufrn.br
Estudo do capítulo 3 do livro Linguística Aplicada e Vida Contemporânea.
Problematização dos Construtos que têm Orientado a pesquisa.(Luiz Paulo da Moita Lopes)
Pontuações do Texto:
O autor problematiza as questões da Linguística Aplicada e retoma os precursores da Lingüística Aplicada nos Estados Unidos e no Brasil.
Ainda hoje os Lingüistas puros Teóricos, tem dificuldades de aceitar a Lingüística Aplicada como ciência. Linguística Aplicada estuda a Língua em uso. Linguística (núcleo duro) estuda a Língua pela língua estrutura diferente das demais linhas da Linguistica inclusive a aplicada estudam a língua em uso. Pesquisar um pouco mais a Linguística de corpos, a sociolinguística etc.. Lendra rememora conceitos da sociolinguística da linguística de corpos e da Linguística Aplicada, o mesmo objeto pode ser utilizado pelas diferentes linhas de pesquisa da Linguística. Professora Cássia pergunta como criar estratégias para pesquisar com aporte teórico da pesquisa Aplicada. Professora Lendra diz que utilazamos a pesquisa interpretativista a luz dos teóricos da Linguística Aplicada e estas servirão para análisarmos nosso objeto de pesquisa. O pesquisador criará as categorias para análise ( autores de metodologia da pesquisa falam sobre...) Professores formadores falam da facilidade de coletar dados e da dificuldade para interpreta-los. Professora Leandra fala sobre a importância de conhecer cada domínio da linguística. Professora Leandra fala sobre os principais domínios da linguística para pesquisa e nos encaminhará tabela para facilitar nossas pesquisas em linguística aplicada ( Tabela só para estudo ). O texto de Moita Lopes fala da Linguistica Aplicada como Lugar da Esperança : Propõe mudanças epistemológicas...construir conhecimento tem tudo a ver com esse projeto, pois em última análise, todo conhecimento em ciências sociais e humanas é uma forma de conhecer a nós mesmos e de criar possibilidades para compreender a vida social e outras alternativas sociais... É tempo de reinventar a vida social, assim como a LA como forma de compreendê-la, de modo a poder imaginar novas ações políticas...uma vez que é o sonho que nos faz pensar em alternativas para questões que se apresentam na várias esferas de nossas vidas, prefiro pensar que este capítulo compreende a LA como lugar de ensaio da esperança... professores formadores fazem comentários sobre o texto. Professora Leandra faz breve leitura sobre o parecer do Projeto encaminhado para aprovação e os motivos da não aprovação. Professora Leandra fala sobre os artigos escritos com as formadoras que estão para aprovação e servirão de estímulos e embasamento para os trabalhos deste Centro e de outros... Professora Lucineide socializará o texto sobre Piaget e Vygotsky.
Professora Arlete pede o livro de Linguística Aplicada para iniciantes.
Professora Leandra convida professoras para assistir as aulas de Linguística Aplicada na UNEMAT.
Professora Lendra encaminhara o horário para que as formadoras escolham as datas para assistir algumas aulas com os acadêmicos de Letras e encaminhará os textos da disciplina.
Professora Cássia encaminhou as datas para os formadores para atuação no Projeto da escola N.Senhora de Lourdes.
Ler Aproximações Teóricas e demais textos que serão enviados.
Os estudos na atualidade nos cursos de letras estarão voltados para a Lingua e o Ensino. Professora Leandra encaminhou alguns textos.

O Segundo encontro do GEPLIA aconteceu no dia 19 e22 de abril.  Os estudos então dividiram-se em dois momentos um na sexta-feira e outro na segunda-feira, para realinhamento das ações formativas na escola Nossa Senhora de Lourdes. O Inicio do trabalho será com o tema Transdisciplinaridade tendo em vista a necessidade da compreensão deste para organizar o currículo da escola bem como para a ação na área de Linguagens na perspectiva das Orientações Curriculares e na Concepção Teórica proposta pela Linguística Aplicada.
O desafio posto será de trabalhar com os educadores e produzir textos científicos que possam subsidiar futuras práticas. Desta forma os pesquisadores da Linguagem serão apoio para os educadores na escola nesta atividade.





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