sexta-feira, 26 de abril de 2013

EDUCOMUNICAÇÃO- Relatório Eliane Carvalho/CEFAPRO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MT - SEDUC
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CEFAPRO – PÓLO DE SINOP
Acessado em 26-04-2012- site guiavare.com


RELATÓRIO REFLEXIVO DO 1º ENCONTRO DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO

Sinop, 06/03/13
Eliane Carvalho de Oliveira

Teve início nesta manhã um encontro de Formação Continuada no Laboratório de Informática do CEFAPRO/SINOP com Professores Coordenadores das Unidades escolares do Projeto Rádio Escolar que compreende este polo.
Este encontro tem como objetivo proporcionar ao coordenador do Projeto Educomunicação e coordenador pedagógico, subsídios teóricos e práticos que integrem os meios de comunicação na prática pedagógica das escolas de acordo com as Orientações Curriculares; Pretende-se ainda que com esta formação os profissionais envolvidos possam promover a utilização e manutenção de ferramentas de edição e de divulgação de informações, tornando-se uma opção criativa e atrativa para socializar as ações pedagógicas, bem como desenvolver ações que integrem as diferentes áreas, no processo de construção do conhecimento.
Fora dada a boa vinda aos presentes pela Professora Élidi e pela Equipe Gestora do Centro, e por meio de uma dinâmica, trabalhou – se a socialização dos participantes aonde um por um deverá ir á frente e escolher um marca texto no qual está escrito uma palavra. Cada participante apresenta – se para o grupo e dirá o porquê da escolha daquela palavra, e na ordem subsequente a atividade fora evoluindo: Marli – Desafio; Regina – desafio; Simone – criatividade; Almir – dedicação; Adelaide – cooperação; Dirce – compreensão; Salete - Coragem; Marcia – responsabilidade; Patrícia – respeito; José Cícero – força; Marcela – paciência; Magno; Maria Michele –; Genivalda – confiança; Matilde – solidariedade; Sandra Valquíria e Manoel – entusiasmo.
A professora Elidi explica o porquê do nome educomunicação e começa a explicar o slide sobre a formação de 40 horas, qual público irá atender e os formadores que são responsáveis pelas escolas que tem o projeto. Explicou os objetivos. Os encontros presenciais estão previstos para acontecer quinzenalmente, mas a Prof.ª Regina de Colíder coloca a proposta dos encontros serem mensais, em função de ter duas cadeiras na escola, o que torna difícil a sua saída quinzenalmente.
A Professora Genivalda expõe sua ideia sobre os problemas a serem considerados, por isso defende a proposta dos encontros serem mensal. Após a discussão foi feito uma votação, e a proposta quinzenal ficou com quatro votos e do encontro mensal com treze votos a favor. Após a votação, apresentou -se os conteúdos de estudo, explicando a necessidade de cada um, ou seja cada escola. A importância de olhar criticamente para a comunicação de massa.
Ainda explicando como serão trabalhadas as ações, a Prof. Élidi apresentou algumas bibliografias a serem utilizadas pelos demais Profissionais nos seus respectivos ambientes de trabalho. Ela disse ainda que todos os livros trazem relatos de experiências que provocarão boas discussões e ajudarão a sanar dúvidas.
As datas dos encontros que ficaram firmadas á princípio dos próximos encontros foram: 03/04; 08/05; 05/06.
Neste momento, as Escolas que tem o EDUCOMUNICAÇÃO, relataram experiências do que já estão realizando na radio. Começamos então pela Escola Estadual Paulo Freire por ser considerada uma das mais experientes no município de Sinop.
A ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE, apresentou um áudio de inauguração da radio para toda a escola. A programação é ofertada no horário da entrada das aulas e intervalos. Os Coordenadores do Projeto disseram que a radio era uma oficina do programa mais educação e que a mesma começou em setembro de 2012 na escola, com pesquisas de conteúdos de como trabalhar com os
alunos e inseri – los neste contexto; Como funciona, como gravar um vídeo, desenvolvendo técnicas de como trabalhar na rádio;
Agora estão trabalhando a gravação do slogan da rádio com os alunos utilizando o Audacity onde os alunos trabalharão o texto na sala de aula com o Professor e depois irão para o laboratório gravar com o Magno. Os Professores e coord. do Mais Educação (Micheli e Magno) elaboraram e gravaram um áudio com o objetivo de envolver toda a escola na participação do uso da rádio.
A apresentação do mesmo é feita durante o recreio para a comunidade escolar.
Os aparelhos foram recebidos via MEC no Projeto Mais Educação, e só então passaram a pertencer ao EDUCOMUNICAÇÃO.
Já na ESCOLA ESTADUAL JORGE AMADO os Professores Cícero e Marcela disseram que a Escola viveu o processo de estadualização, e encaminharam todos os Projetos possíveis para a SEDUC, mas que somente o da Rádio foi aprovado. O projeto teve a aceitação pela SEDUC em janeiro deste ano e ainda estão engatinhando na questão da rádio, tem muito pouca coisa uma mesa de som as caixas de som instaladas nas salas de aulas e no saguão que vieram da rede municipal, microfones e é utilizada nas aberturas das aulas ou nas comemorações da escola. Ela deverá ser utilizada como ferramenta educacional. Querem fazer o link entre professores, alunos, participando da proposta das ações para entenderem melhor, pois entre os professores, muitos já apresentam resistências, porque acham que o Educomunicação é como mais uma proposta do coordenador e alguns alunos.
Divulgam os trabalhos da escola diariamente; Estão iniciando com bastante entusiasmo, e com os alunos fazem cartazes, músicas para os mesmos irem já se adaptando.
A socialização dos projetos está dando muitas ideias para a construção da radio. Iniciar com a formação está dando oportunidade para construir uma boa proposta.
Na ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO – LRV a radio é vista como proposta pedagógica e não só entretenimento; Possuem um programa de televisão sociokê uma vez por semana. Tem jornalista como voluntários da universidade local; Coral do prof. Fernando e todos os Projetos fazem parte do PPP. A partir do EMI começaram a produzir vídeo. Este ano com o envolvimento do professor técnico em informática gravam e editam com os alunos. Pesquisas com o google docs. A partir de enquetes os alunos fazem a tabulação que é jogado no face dos mesmos. Projeto de empreendedorismo que abarcam mais de 100 jovens e 20 professores. As formações acontecem a partir de parcerias estabelecidas tanto dentro como fora da Unidade Escolar. O Professor Almir relata que teve formação de um profissional da área de comunicação e que Ele e a Prof.ª Simone, têm como dificuldade envolver todos os alunos e tem como objetivo integrar o Projeto nos outros projetos da escola.
Dar oportunidades aos jovens mostrar seus trabalhos e tem um aparelho de som, vídeo e usam estes mecanismos para desenvolver a leitura (literatura, música, teatro, coral... e outros.)
Fazem jornalismo na escola com um programa de tevê e fazem pauta, entrevistas e gravam estes programas juntos com os professores de língua portuguesa, integrando e orientando os alunos na elaboração dos programas.
Desenvolvem o teatro e o coral vinculados na comunicação e imposição de vozes. Os projetos começaram a ser gravados em vídeos, pois os alunos gostam muito de se ver e todos querem participar neste ano os alunos são responsáveis junto com o professor Articulador de dinamizar o que está sendo trabalhado em sala de aula para toda a comunidade.
Estão querendo elaborar uma enquete com os alunos fazendo interação com os assuntos dos projetos realizados na escola.
A ideia é melhorar a potência com parcerias (SEBRAE, CAMARGO CORREIA....) onde os jovens receberão recursos para estarem se dedicando ao Projeto.
Para fazer a qualificação desses monitores serão procuradas parcerias tanto dentro da escola (colegas de trabalho) como fora (a escola está criando um Marketing para trazer recursos para financiar os programas criados bem como melhorar os equipamentos) Praticamente todos os recursos são trazidos de fora e não do Estado.
Tem um aparelho de tevê na unidade que mostra os trabalhos desenvolvidos na escola e aos sábados apresentam na tevê local do município.
A ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI – SOR Tem a rádio e a usam como entretenimento, passam recados, fazem parceria com igrejas quando precisam de espaço maior, e a mesma funciona nos intervalos. Ainda contam com produção para TV com uma parte de filmagens e um site.
Funciona já há um ano e a professora que trabalhava anteriormente voltou pra a sala de aula e este ano assumiu outra.
Até agora a rádio tem funcionado como entretenimento e não conseguiram ainda trazer para o pedagógico por não conhecerem o objetivo real da radio. Tem como programação na hora do intervalo, passar os informes da escola, e os alunos que tocam e cantam fazem uso dela. Contribui com a socialização dos projetos. A rádio serviu para registro dos projetos da escola e produção de vídeo e agora estão transformando o blog em site. A rádio tem uniforme da escola personalizado bem como coletes, blocos para registros. São alunos do técnico do EMIEP. Os alunos têm escrito trabalhos muito bem elaborados, participam dos eventos fazendo cobertura.
A escola está fazendo parcerias com as igrejas evangélicas para trabalhos durante o dia inteiro e tudo isto é postado no blog. A
A ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO – SOR - estão somente na fase do planejamento esperando a escola adquirir o resto do material necessário para colocar – la para funcionar.
Já a ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS – COL começou o Projeto no ano passado e surgiu com a necessidade de alguns trabalhos que eram desenvolvidos em sala de aula de serem apresentadas para os demais componentes da unidade (musica em inglês, trabalhos de literatura, musicas...) e como não tinham nada da rádio então começaram a trabalhar com a TV e não ficou restrito somente aos que tinham conhecimento de informática envolvendo toda a comunidade com resultados positivos, pois os alunos gostaram de produzir e aumentou sensivelmente a participação deles e estão trabalhando a interdisciplinaridade através dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Fazem uma junção de todos os trabalhos e apresentam.
Tem também o momento de criação dos alunos com vídeos, e o comercio doam produtos para a escola rifar e comprar os equipamentos necessários. Agora firmaram parceria com a Gazzin.
A Professora Apresentou algumas vinhetas produzidas pelos alunos para a TV Pompeu, onde fica claro a evolução dos alunos.
Da ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – do Município de VERA vieram a Coordenadora do Projeto Prof.ª Sandra Valquíria e o coordenador Pedagógico Professor Manoel, e disseram que o Projeto já existe na escola, mas não tem rádio, somente um computador velho doado por uma professora e uma caixa de som. A escola trabalha mais com a produção de jornais impresso que são distribuídos para todos os alunos e para a comunidade em geral. A verba para esta ação é amarrada no PDDE desde o inicio do ano letivo.
E a rádio está somente para entretenimento musical. O que há só teatro, fanfarra que estão no projeto mas sem nenhuma finalidade objetiva.
Quanto a ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO PORTINARI – TAPURAH, o seu forte são as filmagens de obras literárias com os alunos; Estas produções são feitas pelos mesmos desde a produção do texto, figurinos, cenários, iluminação, gravação e a editoração por profissionais especializados auxiliando-os.
A Escola Estadual São Vicente de Paula – Sinop ainda não começaram, estão fazendo a divulgação, planejamento coletivo, e tentado fazer parceria. Ainda não tem todo o equipamento e falta espaço. Está tudo no início e vai contar com o auxílio de um professor da faculdade de Jornalismo da FASIP. Não tem ainda todos os equipamentos, juntará os materiais que tem e como Tapurah, fará também alguns ensaios. Já que a coordenadora do Projeto da radio é poetiza e possui bastante material de literatura clássica, pretende desenvolver com os alunos alguma coisa neste sentido.
Acrescentou ainda que a formação está contribuindo para ter ideias, pois a troca de experiências está contribuindo para o seu trabalho na escola e pretende usar a radio como ferramenta no auxílio das atividades a serem desenvolvidas.
A Professora Élidi disse aos participantes para verificar a possibilidade de adquirir material de apoio para a funcionalidade das rádios através da SEDUC no email da Professora Marli Marli.goveia@seduc.mt.gov.br
Após a coleta de informações apresentadas pelas escolas presentes a Professora Élidi passou a trabalhar a pauta através da apresentação de slides. E o primeiro ponto a ser discutido fora entender O que é educomunicação; Depois o conceito; O que dizem estudiosos da USP sobre o tema; O que fazer a partir de agora; Registros das ações desenvolvidas no Projeto. Esta ação facilitará aos cursista dados para produzirem texto e divulga – los em eventuais eventos dando visibilidade ao que estão desenvolvendo neste campo que ainda é muito novo, e não há muito material suficiente de pesquisas e nem divulgações sobre o assunto. Há a possibilidade dos cursistas escreverem para os 3 eventos que ocorrerá em Sinop ainda este ano; Oficina – disponibilização de material (exposição do material do pendrive); Instalação do Programa Audacity em todos os notbooks – apresentação no tutorial; Leitura seguindo o tutorial e explicando na pratica; Como gravar um áudio/ contribuição do Professor Luiz para testar a gravação do áudio; Prof.ª Regina pergunta se é possível gravar o áudio separado das imagens e o Professor Gilmar e a Professora Elidi respondem que sim.
Durante a oficina de gravação de áudios todos os Professores participaram, e os que tinham mais facilidade foram auxiliando os outros, e assim encerrando este encontro foi lançada a proposta de que os participantes desenvolvam uma atividade á distância como complementação de carga – horária com data prevista de devolutiva da mesma. A atividade solicitada aos cursistas é a seguinte: Realizar a divulgação do projeto Educomunicação para todos os profissionais da escola e comunidade escolar procurando envolve-los nas ações, coletando sugestões e estratégias para integração de todos.
Realizar a atividade e registrar o desenvolvimento da mesma, colocar links, fotos e anexos que julgar necessário. Enviar para equipe do CEFAPRO através do e-mail: infocefapro@gmail.com constando os seguintes dados de identificação: Cursista(s): / Escola:/ Objetivos:/ Estratégias:/ Descrição da atividade:/ Resultados obtidos: (relate aqui como vocês avaliam o trabalho, como foi o envolvimento de todos, quais as dificuldades e quais os pontos positivos) /Sugestões recolhidas:
Já finalizando este encontro a Professora Élidi reforçou ao grupo a necessidade de escreverem tudo o que estão desenvolvendo na escola, e fazer com que tudo o que acontece na Rádio Escola seja visto pela comunidade, e futuramente escreverem artigos para publicações em eventos, e que só em Sinop acontecerá ainda este ano três eventos. E o nosso próximo encontro ficou marcado para o dia 10/04/2013.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MT - SEDUC
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CEFAPRO – PÓLO DE SINOP

RELATÓRIO REFLEXIVO DO 2º ENCONTRO DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO

Sinop, 10/04/2012
Eliane Carvalho de Oliveira

Começamos o nosso encontro acessando a internet do Centro colocando os Profissionais presentes para utilizar a inserção de um IP nas suas máquinas.
Passamos então ao foco do nosso encontro com a acolhida e apresentação da pauta onde estaremos dando ênfase ao gênero textual Notícia.
Para trabalharmos o gênero noticia nos utilizaremos da Sequência Didática. Antes disto fiz um esclarecimento sobre a participação da Rádio Hits FM nos nossos próximos encontros como parceiro fazendo alguns esclarecimentos sobre uma rádio, e como ela diferirá da rádio na escola.
A Professora Lucineide começou sua explanação utilizando – se das orientações curriculares mostrando a caracterização da área da linguagem e apresentando ao grupo presente os demais livros das OCs das diferentes áreas.
Apresentou uma ficha técnica e sua importância ao trabalhar um texto, e disse ainda que o objetivo desta ficha técnica é servir de base à abordagem do texto e ao encaminhamento das atividades de leitura, produção e língua em uso para o professor.
Explicou que uma sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito que apresenta algumas características que possibilitam aos alunos o acesso às práticas de linguagem novas ou de difícil domínio. (DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. , 2004, p.97).
Apresentou algumas imagens induzindo aos presentes a descobrirem sobre o que falará o texto a ser trabalhado na sequencia didática; o som que produz o inseto apresentado na imagem; se é um macho ou fêmea; quem bota os ovos... e assim sucessivamente. Todas essas inferências do conhecimento prévio levantados pela Lucineide foram utilizadas para chegar ao tipo de texto que será trabalhado.
Neste momento o grupo saiu um pouco do contexto passando a abordar o mestrado que acontecerá na UNEMAT, o PROFLETRAS, que estão se sentindo excluídos do processo pelo fato da maioria estar trabalhando com o ensino médio. Depois de algumas discussões voltamos ao tema proposto com a Professora Lucineide fazendo uma tomada dos gêneros textuais como práticas sócio- históricos puxando desde 1444 com Gutemberg na questão da escrita com a imprensa e Luthero com as missas celebradas em latim cuja leitura era somente a bíblia e leitura de vários poemas também em latim nos cafés das cidades até os dias de hoje com os internet és.
Hoje, em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
Segundo Bakhtin, estamos com novos gêneros e velhas bases. São as transmutações de gêneros. Que é a assimilação de um gênero por outro gerando novos. A tecnologia favorece o surgimento de
formas inovadoras, mas não absolutamente novas. Ex. telefonema, e-mail. Tudo isto foi trabalhado oralmente.
Foram apresentadas outras imagens de pessoas com vários tipos de dengue e retomado alguns pontos anteriores e lido por uma professora do grupo um texto com dados de casos confirmados desde o dia 1º de janeiro até hoje da doença em cidades mato-grossenses tendo como fonte o site www.sonoticias.com.br Texto - Casos de dengue chegam a 14 mil no Estado; seis mortes confirmadas, e aqui foi possível identificar uma série de informações como, por exemplo, o tipo de texto apresentado e a que gênero ele pertence.
Depois dos levantamentos prévios o professor deve retomar as discussões anteriores e gradativamente ir ampliando o conhecimento levantando questões e obtendo respostas (decodificação, compreensão e interpretação). Apresentou o Padrão Estrutural da Notícia assim explicando e descrevendo: Chamada/Manchete – frase informativa contendo a principal informação que a notícia trará; Corpo da Notícia – que pode ser iniciada com a introdução/lide (hierarquização de elementos relevantes no contexto do acontecimento da informação); Ilustração (trecho de uma entrevista que tem como objetivo ouvir as partes envolvidas em um determinado fato/assunto ou aprimorar a informação dada); Pequeno fechamento – com algumas informações secundárias e desfecho.
E no gênero noticia radiofônica propõe – se refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano. Entender quais os fatores que influenciam a notícia.
São característica da escrita radiofônica: Linguagem Clara e redação simples; Aqui se faz necessário compreender as possibilidades e as restrições vinculados ao canal auditivo; Não oferecer ao ouvinte a possibilidade da releitura de algo não entendido; Ser Coeso; Conciso; Minucioso; Fidedigno; Instantâneo, e nos conteúdos da entrevista deve – se usar o discurso direto e indireto.
Agora no período vespertino, retomando os estudos a Professora Lucineide fez uma breve passada pelas tipologias textuais para que o grupo entendesse a diferença entre tipologia e gêneros textuais para construir uma transposição didática isto é criar um novo gênero textual, a partir da temática do gênero noticia.
Após as devidas explicações os cursistas reuniram – se por unidade escolar para desenvolver a atividade proposta, e aos poucos chamavam a Professora Lucineide para sanar as dúvidas que iam aparecendo no decorrer do desenvolvimento da atividade.
Cada Unidade Escolar ficou para desenvolver um gênero textual voltado para o uso da rádio ou TV utilizando ou não o audacity e apresentar no próximo encontro que ficou em consenso manter o cronograma do dia 08/05/13. A distribuição dos gêneros ficou assim definida:
* Colíder – Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros - Paródia – Áudio/Vídeo;
* Lucas do Rio Verde - Escola Estadual Dom Bosco - Paródia/ Poesia;
* Sinop – Escola Estadual São Vicente de Paula - Paródia – Áudio;
* Sinop - Escola Estadual Jorge Amado – Documentário;
* Sinop - Escola Estadual Paulo Freire – Entrevista;
* Sorriso - Escola Estadual 13 de Maio – Receita;
* Sorriso - Escola Estadual Mário Spinelli – Paródia;
* Tapurah - Escola Estadual Candido Portinari - Poesia/Teatro;
* Vera - Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Reportagem.

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