SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MT - SEDUC
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CEFAPRO – PÓLO DE SINOP
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Acessado em 26-04-2012- site guiavare.com |
RELATÓRIO REFLEXIVO DO 1º ENCONTRO DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO
Sinop, 06/03/13
Eliane Carvalho de Oliveira
Teve
início nesta manhã um encontro de Formação Continuada no Laboratório de
Informática do CEFAPRO/SINOP com Professores Coordenadores das Unidades
escolares do Projeto Rádio Escolar que compreende este polo.
Este
encontro tem como objetivo proporcionar ao coordenador do Projeto
Educomunicação e coordenador pedagógico, subsídios teóricos e práticos
que integrem os meios de comunicação na prática pedagógica das escolas
de acordo com as Orientações Curriculares; Pretende-se ainda que com
esta formação os profissionais envolvidos possam promover a utilização e
manutenção de ferramentas de edição e de divulgação de informações,
tornando-se uma opção criativa e atrativa para socializar as ações
pedagógicas, bem como desenvolver ações que integrem as diferentes
áreas, no processo de construção do conhecimento.
Fora dada a
boa vinda aos presentes pela Professora Élidi e pela Equipe Gestora do
Centro, e por meio de uma dinâmica, trabalhou – se a socialização dos
participantes aonde um por um deverá ir á frente e escolher um marca
texto no qual está escrito uma palavra. Cada participante apresenta – se
para o grupo e dirá o porquê da escolha daquela palavra, e na ordem
subsequente a atividade fora evoluindo: Marli – Desafio; Regina –
desafio; Simone – criatividade; Almir – dedicação; Adelaide –
cooperação; Dirce – compreensão; Salete - Coragem; Marcia –
responsabilidade; Patrícia – respeito; José Cícero – força; Marcela –
paciência; Magno; Maria Michele –; Genivalda – confiança; Matilde –
solidariedade; Sandra Valquíria e Manoel – entusiasmo.
A
professora Elidi explica o porquê do nome educomunicação e começa a
explicar o slide sobre a formação de 40 horas, qual público irá atender
e os formadores que são responsáveis pelas escolas que tem o projeto.
Explicou os objetivos. Os encontros presenciais estão previstos para
acontecer quinzenalmente, mas a Prof.ª Regina de Colíder coloca a
proposta dos encontros serem mensais, em função de ter duas cadeiras na
escola, o que torna difícil a sua saída quinzenalmente.
A
Professora Genivalda expõe sua ideia sobre os problemas a serem
considerados, por isso defende a proposta dos encontros serem mensal.
Após a discussão foi feito uma votação, e a proposta quinzenal ficou com
quatro votos e do encontro mensal com treze votos a favor. Após a
votação, apresentou -se os conteúdos de estudo, explicando a necessidade
de cada um, ou seja cada escola. A importância de olhar criticamente
para a comunicação de massa.
Ainda explicando como serão
trabalhadas as ações, a Prof. Élidi apresentou algumas bibliografias a
serem utilizadas pelos demais Profissionais nos seus respectivos
ambientes de trabalho. Ela disse ainda que todos os livros trazem
relatos de experiências que provocarão boas discussões e ajudarão a
sanar dúvidas.
As datas dos encontros que ficaram firmadas á princípio dos próximos encontros foram: 03/04; 08/05; 05/06.
Neste
momento, as Escolas que tem o EDUCOMUNICAÇÃO, relataram experiências do
que já estão realizando na radio. Começamos então pela Escola Estadual
Paulo Freire por ser considerada uma das mais experientes no município
de Sinop.
A ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE, apresentou um áudio de
inauguração da radio para toda a escola. A programação é ofertada no
horário da entrada das aulas e intervalos. Os Coordenadores do Projeto
disseram que a radio era uma oficina do programa mais educação e que a
mesma começou em setembro de 2012 na escola, com pesquisas de conteúdos
de como trabalhar com os
alunos e inseri – los neste contexto; Como funciona, como gravar um vídeo, desenvolvendo técnicas de como trabalhar na rádio;
Agora
estão trabalhando a gravação do slogan da rádio com os alunos
utilizando o Audacity onde os alunos trabalharão o texto na sala de aula
com o Professor e depois irão para o laboratório gravar com o Magno. Os
Professores e coord. do Mais Educação (Micheli e Magno) elaboraram e
gravaram um áudio com o objetivo de envolver toda a escola na
participação do uso da rádio.
A apresentação do mesmo é feita durante o recreio para a comunidade escolar.
Os aparelhos foram recebidos via MEC no Projeto Mais Educação, e só então passaram a pertencer ao EDUCOMUNICAÇÃO.
Já
na ESCOLA ESTADUAL JORGE AMADO os Professores Cícero e Marcela disseram
que a Escola viveu o processo de estadualização, e encaminharam todos
os Projetos possíveis para a SEDUC, mas que somente o da Rádio foi
aprovado. O projeto teve a aceitação pela SEDUC em janeiro deste ano e
ainda estão engatinhando na questão da rádio, tem muito pouca coisa uma
mesa de som as caixas de som instaladas nas salas de aulas e no saguão
que vieram da rede municipal, microfones e é utilizada nas aberturas das
aulas ou nas comemorações da escola. Ela deverá ser utilizada como
ferramenta educacional. Querem fazer o link entre professores, alunos,
participando da proposta das ações para entenderem melhor, pois entre os
professores, muitos já apresentam resistências, porque acham que o
Educomunicação é como mais uma proposta do coordenador e alguns alunos.
Divulgam
os trabalhos da escola diariamente; Estão iniciando com bastante
entusiasmo, e com os alunos fazem cartazes, músicas para os mesmos irem
já se adaptando.
A socialização dos projetos está dando muitas
ideias para a construção da radio. Iniciar com a formação está dando
oportunidade para construir uma boa proposta.
Na ESCOLA ESTADUAL
DOM BOSCO – LRV a radio é vista como proposta pedagógica e não só
entretenimento; Possuem um programa de televisão sociokê uma vez por
semana. Tem jornalista como voluntários da universidade local; Coral do
prof. Fernando e todos os Projetos fazem parte do PPP. A partir do EMI
começaram a produzir vídeo. Este ano com o envolvimento do professor
técnico em informática gravam e editam com os alunos. Pesquisas com o
google docs. A partir de enquetes os alunos fazem a tabulação que é
jogado no face dos mesmos. Projeto de empreendedorismo que abarcam mais
de 100 jovens e 20 professores. As formações acontecem a partir de
parcerias estabelecidas tanto dentro como fora da Unidade Escolar. O
Professor Almir relata que teve formação de um profissional da área de
comunicação e que Ele e a Prof.ª Simone, têm como dificuldade envolver
todos os alunos e tem como objetivo integrar o Projeto nos outros
projetos da escola.
Dar oportunidades aos jovens mostrar seus
trabalhos e tem um aparelho de som, vídeo e usam estes mecanismos para
desenvolver a leitura (literatura, música, teatro, coral... e outros.)
Fazem
jornalismo na escola com um programa de tevê e fazem pauta, entrevistas
e gravam estes programas juntos com os professores de língua
portuguesa, integrando e orientando os alunos na elaboração dos
programas.
Desenvolvem o teatro e o coral vinculados na
comunicação e imposição de vozes. Os projetos começaram a ser gravados
em vídeos, pois os alunos gostam muito de se ver e todos querem
participar neste ano os alunos são responsáveis junto com o professor
Articulador de dinamizar o que está sendo trabalhado em sala de aula
para toda a comunidade.
Estão querendo elaborar uma enquete com os alunos fazendo interação com os assuntos dos projetos realizados na escola.
A
ideia é melhorar a potência com parcerias (SEBRAE, CAMARGO CORREIA....)
onde os jovens receberão recursos para estarem se dedicando ao Projeto.
Para fazer a qualificação desses monitores serão procuradas
parcerias tanto dentro da escola (colegas de trabalho) como fora (a
escola está criando um Marketing para trazer recursos para financiar os
programas criados bem como melhorar os equipamentos) Praticamente todos
os recursos são trazidos de fora e não do Estado.
Tem um aparelho
de tevê na unidade que mostra os trabalhos desenvolvidos na escola e
aos sábados apresentam na tevê local do município.
A ESCOLA
ESTADUAL MÁRIO SPINELLI – SOR Tem a rádio e a usam como entretenimento,
passam recados, fazem parceria com igrejas quando precisam de espaço
maior, e a mesma funciona nos intervalos. Ainda contam com produção para
TV com uma parte de filmagens e um site.
Funciona já há um ano e a professora que trabalhava anteriormente voltou pra a sala de aula e este ano assumiu outra.
Até
agora a rádio tem funcionado como entretenimento e não conseguiram
ainda trazer para o pedagógico por não conhecerem o objetivo real da
radio. Tem como programação na hora do intervalo, passar os informes da
escola, e os alunos que tocam e cantam fazem uso dela. Contribui com a
socialização dos projetos. A rádio serviu para registro dos projetos da
escola e produção de vídeo e agora estão transformando o blog em site. A
rádio tem uniforme da escola personalizado bem como coletes, blocos
para registros. São alunos do técnico do EMIEP. Os alunos têm escrito
trabalhos muito bem elaborados, participam dos eventos fazendo
cobertura.
A escola está fazendo parcerias com as igrejas
evangélicas para trabalhos durante o dia inteiro e tudo isto é postado
no blog. A
A ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO – SOR - estão somente
na fase do planejamento esperando a escola adquirir o resto do material
necessário para colocar – la para funcionar.
Já a ESCOLA
ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS – COL começou o
Projeto no ano passado e surgiu com a necessidade de alguns trabalhos
que eram desenvolvidos em sala de aula de serem apresentadas para os
demais componentes da unidade (musica em inglês, trabalhos de
literatura, musicas...) e como não tinham nada da rádio então começaram a
trabalhar com a TV e não ficou restrito somente aos que tinham
conhecimento de informática envolvendo toda a comunidade com resultados
positivos, pois os alunos gostaram de produzir e aumentou sensivelmente a
participação deles e estão trabalhando a interdisciplinaridade através
dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Fazem uma
junção de todos os trabalhos e apresentam.
Tem também o momento
de criação dos alunos com vídeos, e o comercio doam produtos para a
escola rifar e comprar os equipamentos necessários. Agora firmaram
parceria com a Gazzin.
A Professora Apresentou algumas vinhetas produzidas pelos alunos para a TV Pompeu, onde fica claro a evolução dos alunos.
Da
ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – do Município de
VERA vieram a Coordenadora do Projeto Prof.ª Sandra Valquíria e o
coordenador Pedagógico Professor Manoel, e disseram que o Projeto já
existe na escola, mas não tem rádio, somente um computador velho doado
por uma professora e uma caixa de som. A escola trabalha mais com a
produção de jornais impresso que são distribuídos para todos os alunos e
para a comunidade em geral. A verba para esta ação é amarrada no PDDE
desde o inicio do ano letivo.
E a rádio está somente para
entretenimento musical. O que há só teatro, fanfarra que estão no
projeto mas sem nenhuma finalidade objetiva.
Quanto a ESCOLA
ESTADUAL CÂNDIDO PORTINARI – TAPURAH, o seu forte são as filmagens de
obras literárias com os alunos; Estas produções são feitas pelos mesmos
desde a produção do texto, figurinos, cenários, iluminação, gravação e a
editoração por profissionais especializados auxiliando-os.
A
Escola Estadual São Vicente de Paula – Sinop ainda não começaram, estão
fazendo a divulgação, planejamento coletivo, e tentado fazer parceria.
Ainda não tem todo o equipamento e falta espaço. Está tudo no início e
vai contar com o auxílio de um professor da faculdade de Jornalismo da
FASIP. Não tem ainda todos os equipamentos, juntará os materiais que tem
e como Tapurah, fará também alguns ensaios. Já que a coordenadora do
Projeto da radio é poetiza e possui bastante material de literatura
clássica, pretende desenvolver com os alunos alguma coisa neste sentido.
Acrescentou ainda que a formação está contribuindo para ter
ideias, pois a troca de experiências está contribuindo para o seu
trabalho na escola e pretende usar a radio como ferramenta no auxílio
das atividades a serem desenvolvidas.
A Professora Élidi disse
aos participantes para verificar a possibilidade de adquirir material de
apoio para a funcionalidade das rádios através da SEDUC no email da
Professora Marli Marli.goveia@seduc.mt.gov.br
Após a coleta de
informações apresentadas pelas escolas presentes a Professora Élidi
passou a trabalhar a pauta através da apresentação de slides. E o
primeiro ponto a ser discutido fora entender O que é educomunicação;
Depois o conceito; O que dizem estudiosos da USP sobre o tema; O que
fazer a partir de agora; Registros das ações desenvolvidas no Projeto.
Esta ação facilitará aos cursista dados para produzirem texto e divulga –
los em eventuais eventos dando visibilidade ao que estão desenvolvendo
neste campo que ainda é muito novo, e não há muito material suficiente
de pesquisas e nem divulgações sobre o assunto. Há a possibilidade dos
cursistas escreverem para os 3 eventos que ocorrerá em Sinop ainda este
ano; Oficina – disponibilização de material (exposição do material do
pendrive); Instalação do Programa Audacity em todos os notbooks –
apresentação no tutorial; Leitura seguindo o tutorial e explicando na
pratica; Como gravar um áudio/ contribuição do Professor Luiz para
testar a gravação do áudio; Prof.ª Regina pergunta se é possível gravar o
áudio separado das imagens e o Professor Gilmar e a Professora Elidi
respondem que sim.
Durante a oficina de gravação de áudios todos
os Professores participaram, e os que tinham mais facilidade foram
auxiliando os outros, e assim encerrando este encontro foi lançada a
proposta de que os participantes desenvolvam uma atividade á distância
como complementação de carga – horária com data prevista de devolutiva
da mesma. A atividade solicitada aos cursistas é a seguinte: Realizar a
divulgação do projeto Educomunicação para todos os profissionais da
escola e comunidade escolar procurando envolve-los nas ações, coletando
sugestões e estratégias para integração de todos.
Realizar a
atividade e registrar o desenvolvimento da mesma, colocar links, fotos e
anexos que julgar necessário. Enviar para equipe do CEFAPRO através do
e-mail: infocefapro@gmail.com constando os seguintes dados de
identificação: Cursista(s): / Escola:/ Objetivos:/ Estratégias:/
Descrição da atividade:/ Resultados obtidos: (relate aqui como vocês
avaliam o trabalho, como foi o envolvimento de todos, quais as
dificuldades e quais os pontos positivos) /Sugestões recolhidas:
Já
finalizando este encontro a Professora Élidi reforçou ao grupo a
necessidade de escreverem tudo o que estão desenvolvendo na escola, e
fazer com que tudo o que acontece na Rádio Escola seja visto pela
comunidade, e futuramente escreverem artigos para publicações em
eventos, e que só em Sinop acontecerá ainda este ano três eventos. E o
nosso próximo encontro ficou marcado para o dia 10/04/2013.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MT - SEDUC
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CEFAPRO – PÓLO DE SINOP
RELATÓRIO REFLEXIVO DO 2º ENCONTRO DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO
Sinop, 10/04/2012
Eliane Carvalho de Oliveira
Começamos
o nosso encontro acessando a internet do Centro colocando os
Profissionais presentes para utilizar a inserção de um IP nas suas
máquinas.
Passamos então ao foco do nosso encontro com a acolhida
e apresentação da pauta onde estaremos dando ênfase ao gênero textual
Notícia.
Para trabalharmos o gênero noticia nos utilizaremos da
Sequência Didática. Antes disto fiz um esclarecimento sobre a
participação da Rádio Hits FM nos nossos próximos encontros como
parceiro fazendo alguns esclarecimentos sobre uma rádio, e como ela
diferirá da rádio na escola.
A Professora Lucineide começou sua
explanação utilizando – se das orientações curriculares mostrando a
caracterização da área da linguagem e apresentando ao grupo presente os
demais livros das OCs das diferentes áreas.
Apresentou uma ficha
técnica e sua importância ao trabalhar um texto, e disse ainda que o
objetivo desta ficha técnica é servir de base à abordagem do texto e ao
encaminhamento das atividades de leitura, produção e língua em uso para o
professor.
Explicou que uma sequência didática é um conjunto de
atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de
um gênero textual oral ou escrito que apresenta algumas características
que possibilitam aos alunos o acesso às práticas de linguagem novas ou
de difícil domínio. (DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. , 2004,
p.97).
Apresentou algumas imagens induzindo aos presentes a
descobrirem sobre o que falará o texto a ser trabalhado na sequencia
didática; o som que produz o inseto apresentado na imagem; se é um macho
ou fêmea; quem bota os ovos... e assim sucessivamente. Todas essas
inferências do conhecimento prévio levantados pela Lucineide foram
utilizadas para chegar ao tipo de texto que será trabalhado.
Neste
momento o grupo saiu um pouco do contexto passando a abordar o mestrado
que acontecerá na UNEMAT, o PROFLETRAS, que estão se sentindo excluídos
do processo pelo fato da maioria estar trabalhando com o ensino médio.
Depois de algumas discussões voltamos ao tema proposto com a Professora
Lucineide fazendo uma tomada dos gêneros textuais como práticas sócio-
históricos puxando desde 1444 com Gutemberg na questão da escrita com a
imprensa e Luthero com as missas celebradas em latim cuja leitura era
somente a bíblia e leitura de vários poemas também em latim nos cafés
das cidades até os dias de hoje com os internet és.
Hoje, em
plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador,
o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação
mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e
novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
Segundo
Bakhtin, estamos com novos gêneros e velhas bases. São as transmutações
de gêneros. Que é a assimilação de um gênero por outro gerando novos. A
tecnologia favorece o surgimento de
formas inovadoras, mas não absolutamente novas. Ex. telefonema, e-mail. Tudo isto foi trabalhado oralmente.
Foram
apresentadas outras imagens de pessoas com vários tipos de dengue e
retomado alguns pontos anteriores e lido por uma professora do grupo um
texto com dados de casos confirmados desde o dia 1º de janeiro até hoje
da doença em cidades mato-grossenses tendo como fonte o site
www.sonoticias.com.br Texto - Casos de dengue chegam a 14 mil no Estado;
seis mortes confirmadas, e aqui foi possível identificar uma série de
informações como, por exemplo, o tipo de texto apresentado e a que
gênero ele pertence.
Depois dos levantamentos prévios o
professor deve retomar as discussões anteriores e gradativamente ir
ampliando o conhecimento levantando questões e obtendo respostas
(decodificação, compreensão e interpretação). Apresentou o Padrão
Estrutural da Notícia assim explicando e descrevendo: Chamada/Manchete –
frase informativa contendo a principal informação que a notícia trará;
Corpo da Notícia – que pode ser iniciada com a introdução/lide
(hierarquização de elementos relevantes no contexto do acontecimento da
informação); Ilustração (trecho de uma entrevista que tem como objetivo
ouvir as partes envolvidas em um determinado fato/assunto ou aprimorar a
informação dada); Pequeno fechamento – com algumas informações
secundárias e desfecho.
E no gênero noticia radiofônica propõe –
se refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do
cotidiano. Entender quais os fatores que influenciam a notícia.
São
característica da escrita radiofônica: Linguagem Clara e redação
simples; Aqui se faz necessário compreender as possibilidades e as
restrições vinculados ao canal auditivo; Não oferecer ao ouvinte a
possibilidade da releitura de algo não entendido; Ser Coeso; Conciso;
Minucioso; Fidedigno; Instantâneo, e nos conteúdos da entrevista deve –
se usar o discurso direto e indireto.
Agora no período
vespertino, retomando os estudos a Professora Lucineide fez uma breve
passada pelas tipologias textuais para que o grupo entendesse a
diferença entre tipologia e gêneros textuais para construir uma
transposição didática isto é criar um novo gênero textual, a partir da
temática do gênero noticia.
Após as devidas explicações os
cursistas reuniram – se por unidade escolar para desenvolver a atividade
proposta, e aos poucos chamavam a Professora Lucineide para sanar as
dúvidas que iam aparecendo no decorrer do desenvolvimento da atividade.
Cada
Unidade Escolar ficou para desenvolver um gênero textual voltado para o
uso da rádio ou TV utilizando ou não o audacity e apresentar no próximo
encontro que ficou em consenso manter o cronograma do dia 08/05/13. A
distribuição dos gêneros ficou assim definida:
* Colíder – Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros - Paródia – Áudio/Vídeo;
* Lucas do Rio Verde - Escola Estadual Dom Bosco - Paródia/ Poesia;
* Sinop – Escola Estadual São Vicente de Paula - Paródia – Áudio;
* Sinop - Escola Estadual Jorge Amado – Documentário;
* Sinop - Escola Estadual Paulo Freire – Entrevista;
* Sorriso - Escola Estadual 13 de Maio – Receita;
* Sorriso - Escola Estadual Mário Spinelli – Paródia;
* Tapurah - Escola Estadual Candido Portinari - Poesia/Teatro;
* Vera - Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Reportagem.
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