Projeto Formação Continuada Escolas de Sinop e Feliz Natal


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GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE SINOP
ESCOLA ESTADUAL ÉDINA DALABETTA






PROJETO SALA DE EDUCADOR
FORMAÇÃO CONTINUADA













SINOP, MAIO DE 2013.

IDENTIFICAÇÃO
A Escola Estadual Édina Dalabetta está situada na Rua José Gonçalves, nº 695, Loteamento Umuarama II, no município de Sinop, MT, tem como entidade mantenedora o Governo do Estado do Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação, sob acompanhamento da Assessoria Pedagógica de Sinop.
Como Escola Municipal, foi criada em 2004, pelo Decreto de Criação n° 022/2004, teve suas atividades educacionais iniciadas em 11 de fevereiro de 2005, sendo inaugurada oficialmente em julho de 2006. Em setembro de 2008 foi ampliada, recebendo mais quatro salas de aula. A Escola recebeu este nome devido a sua localização, o loteamento Jardim Umuarama II.
Neste ano, atende cerca de 330 alunos de 1ª, 2ª e 3ª Fases do 1° Ciclo e 2º Ciclo, totalizando 12 turmas, nos períodos matutino e vespertino. Os alunos atendidos pela Escola residem no Jardim Umuarama II, Comunidade Boa Vista, Comunidade Novo Jardim, Comunidade Vitória, Comunidade Monalisa, Sebastião de Matos I, Vila América, Vila Mariana, Vila Juliana, além das chácaras circunvizinhas localizadas às margens da BR 163.
Quanto à estrutura física, a Escola possui 6 salas de aula, 1 sala de informática - biblioteca, secretaria, 1 sala de professor com banheiro, 1 sala de articulação, 1 cozinha, banheiros masculinos e femininos, saguão coberto.

OBJETIVO GERAL
Fortalecer a Escola como lócus de formação continuada, por meio da organização de grupos de estudos que priorizem o comprometimento coletivo da Escola com a melhoria da qualidade social da educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Proporcionar aos profissionais da Escola espaço e tempo para sua formação, de maneira contínua, coletiva e individual.
  • Elaborar e executar projetos que vislumbrem a vida escolar e os problemas nela permeados, contribuindo consequentemente com a vida social da comunidade escolar.
  • Construir e aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos que permitam, através da observação da realidade, entender e realizar as intervenções necessárias para que o fazer pedagógico alcance êxito.
  • Refletir a prática, dentro de seu contexto, para que desafios sejam superados.
  • Promover ações de intervenção pedagógica durante o processo de ensino-aprendizagem, rediscutindo-as e reelaborando-as sempre que necessário.
  • Realizar estudos a cerca do tema Nutrição e Saúde, trabalhando mais especificamente com discussões sobre Higiene, Doenças como Hanseníase, Obesidade, Desnutrição, etc.
  • Estudar e compreender os Ciclos de Formação Humana.
  • Entender os processos de leitura, pesquisando material de apoio para utilização em sala de aula.
  • Realizar planejamento coletivo e individual.
  • Estudos sobre Tecnologia Educacional (planejamentos, registros, SIGA).
  • Orientações Curriculares (planejamento, capacidades de área).
  • Promover estudos sobre agressividade.
  • Realizar estudos sobre desafios de aprendizagem encontrados em sala de aula, e em cima destes dados pesquisar jogos educativos que contribuam para o desenvolvimento dos alunos e superação desses desafios.
  • Aprofundar estudos e discussões sobre planejamento, avaliação e registro (instrumento de trabalho para a organização e sistematização de sua prática pedagógica).
  • Socializar as experiências e sugestões de trabalho entre educadores de horários diferentes que não se encontram.
  • Refletir sobre a prática pedagógica em sala de aula.
  • Fomentar a utilização de novas tecnologias no ensino-aprendizagem.
  • Analisar as problemáticas encontradas nos diagnósticos e nos índices das avaliações externas, como também encontrar meios para que essas problemáticas sejam trabalhadas.
  • Estudar o tema Disciplina X Indisciplina.
  • Analisar e refletir sobre o papel dos funcionários como educadores.
  • Realizar estudo sobre o Desenvolvimento da leitura e escrita.
  • Relações Humanas e Interpessoais.
  • Educação Especial e os desafios de Aprendizagem.
  • Buscar em pesquisas e aprofundar estudos sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem.
  • Estudar e refletir acerca do tema: Hipóteses de leitura e escrita.



JUSTIFICATIVA
O Projeto Sala de Educador Formação Continuada pretende oportunizar aos profissionais da Escola, momentos de reflexão sobre a realidade encontrada. Muitas vezes esses profissionais se confrontam com situações inesperadas, desconhecidas, desafiantes. É nesse momento que a formação se faz imprescindível para a superação desses desafios, é na discussão, na busca incessante pelo conhecimento que poderemos transpor dificuldades.
Contudo, é primordial que conheçamos nossa realidade, para que desta forma possamos compreendê-la e assim buscarmos maneiras de contribuir para que nossos alunos atinjam plenamente suas habilidades.
É imprescindível, sobretudo, entender o processo no qual estamos incluídos, entendendo dessa forma, como surgiu e como funciona os Ciclos de Formação Humana. Com essa informação em mãos, se tornará mais fácil para o educador realizar seu papel.
Possuímos uma clientela que muitas vezes se encontra defasada, alunos com diferentes níveis de conhecimento dentro de uma mesma turma, pois cada aluno tem o seu tempo, por isso é importante que todos os profissionais entendam como funciona e como trabalhar com alunos ainda em fases iniciais de alfabetização e letramento.
Com base nos resultados das avaliações nacionais (IDEB), e nos índices de avaliação comparados as médias nacionais (Média Nacional: 4.9, Média da Escola: 3.9 – dados do IDEB/2009), bem como as últimas avaliações da Provinha Brasil, ainda sem os números divulgados, mas com as provas em mãos - verificamos que algumas disciplinas – principalmente Língua Portuguesa e Matemática -, encontram-se com médias abaixo do esperado, assim sendo, entendemos que este momento de formação é o ideal para discutirmos métodos e prepararmos atividades e materiais que visem sanar essas dificuldades de nossos alunos.
No momento, nosso quadro profissional é praticamente formado por profissionais interinos, ou seja, que não possuem nem tempo nem espaço para a elaboração de seu planejamento, tanto coletivo quanto individual. Como o projeto tem com principal objetivo proporcionar aos profissionais este espaço e tempo, podemos oportunizar a interação e troca de experiência, bem como fomentar a discussão e reflexão de suas práxis educacionais.



METODOLOGIA
A formação continuada acontecerá em horário oposto ao de trabalho do profissional, sempre nas quartas-feiras, nos dois períodos, matutino e vespertino, abrangendo desta forma o maior número de participantes.
Temos como proposta metodológica a discussão dos temas propostos por meio de leitura de textos, palestras, troca de experiências, seminários, trabalhos em grupos, dinâmicas, filmes, estudos de casos, etc. Como o projeto é flexível, sempre que forem encontradas dificuldades, estas serão discutidas e abordadas nestes momentos, pois com várias cabeças pensantes, a solução se mostrará mais rápida.
O coordenador pedagógico é o responsável pela preparação e encaminhamento do projeto. É ele que pensará, juntamente com o coordenador do CEFAPRO, responsável pela unidade escolar, a execução das atividades, leituras, bem como o acompanhamento da prática pelo educador.
Os encontros acontecerão semanalmente ou a cada 15 dias, com carga horária de 4 horas diárias, perfazendo um total de 80 horas presenciais e 8 horas indiretas, que serão necessárias para a execução dos projetos propostos, bem como atividades adicionais, totalizando 88 horas de formação continuada.
CRONOGRAMA E TEMAS
Os temas abordados serão trabalhados dentro do período de abril a outubro de 2013, porém podem ser alterados assim que surgirem outras necessidades dentro da realidade da Escola. A relação entre as datas e os temas também poderão sofrer alterações dependendo da evolução das discussões. Os responsáveis também podem ser alterados, uma vez que diferentes profissionais da Escola tenham conhecimento sobre determinado tema, poderão fazer parte da organização do mesmo.
Dentro da Formação Continuada haverão momentos diferenciados: momentos de leitura e discussão dos temas, reflexão da prática e também de planejamento coletivo e individual, possibilitando assim a troca de experiência entre os educadores.
DATAS
TEMAS ABORDADOS
RESPONSÁVEL
Abril
  • 1- Currículo:

  • Desafios da aprendizagem na matemática: estudo e pesquisa de jogos educativos que contribuam para o desenvolvimento dos alunos.
  • Estudo sobre Currículo e Planejamento.
  • Estudos acerca do tema: Hipóteses de leitura e escrita.

Coordenação e Prof. Sara
Maio
  • Alfabetização e Letramento: entender os processos de alfabetização, letramento e leitura, pesquisando material de apoio para utilização em sala de aula.
  • Desenvolvimento da leitura e escrita.

Coordenação e Prof. Sara
Junho
  • Teoria do Desenvolvimento Humano.
  • Estudar e compreender os Ciclos de Formação Humana;
  • Analisar as problemáticas encontradas nos diagnósticos e nos índices das avaliações externas (ENEM, Prova Brasil), como também encontrar meios para que essas problemáticas sejam trabalhadas.

Coordenação e Prof. Sara
Julho
  • Aprofundar estudos e discussões sobre planejamento, avaliação e registro (instrumento de trabalho para a organização e sistematização de sua prática pedagógica).
  • Capacidades de área, conforme Orientações Curriculares
Coordenação e Prof. Sara
Agosto
  • O lúdico no processo de ensino aprendizagem como superação da indisciplina discente.

  • 2- Educação Especial:

  • Educação Especial: desafios que interferem no processo de aprendizagem: dislexia, dislalia, discalculia, TDHA: hiperatividade entre outros.



Coordenação e Prof. Sara
Setembro
  • 3- Apoio Técnico como Educadores:

  • O papel dos funcionários como educadores.
  • Estudos acerca do tema Nutrição e Saúde, elencando discussões sobre Higiene, Doenças como Hanseníase, Obesidade, Desnutrição, etc.
  • Relações Humanas e Relações Interpessoais.

Coordenação e equipe do PSF Menino Jesus.
Outubro
  • 4- Tecnologia:

  • Fomentar a utilização de novas tecnologias no ensino-aprendizagem.
  • Estudos sobre Tecnologia Educacional (planejamento, registros, SIGA).

Coordenação, Prof. Sara e Equipe de TI do Cefapro








CRONOGRAMA DE ENCONTROS
10/04
17/04
24/04
08/05
15/05
29/05
05/06
12/06
26/06
03/07
10/07
07/08
14/08
21/08
04/09
18/09
25/09
02/10
09/10
30/10


AVALIAÇÃO

A avaliação da formação continuada dar-se-á de forma processual, avaliando a participação, a colaboração, o desempenho de cada participante, bem como, sua criticidade diante das transformações educacionais. Também, será de forma auto-avaliativa, cada participante analisará sua participação e relacionamento com as novas informações recebidas e discutidas dentro da realidade vivida pela escola, promovendo a autonomia de cada indivíduo no coletivo do grupo.



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