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GOVERNO
DO ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA
PEDAGÓGICA DE SINOP
ESCOLA
ESTADUAL ÉDINA DALABETTA
PROJETO
SALA DE EDUCADOR
FORMAÇÃO
CONTINUADA
SINOP,
MAIO DE 2013.
IDENTIFICAÇÃO
A Escola Estadual Édina Dalabetta está situada na Rua
José Gonçalves, nº 695, Loteamento Umuarama II, no município de
Sinop, MT, tem como entidade mantenedora o Governo do Estado do Mato
Grosso, Secretaria de Estado de Educação, sob acompanhamento da
Assessoria Pedagógica de Sinop.
Como Escola Municipal, foi criada em 2004, pelo Decreto
de Criação n° 022/2004, teve suas atividades educacionais
iniciadas em 11 de fevereiro de 2005, sendo inaugurada oficialmente
em julho de 2006. Em setembro de 2008 foi ampliada, recebendo mais
quatro salas de aula. A Escola recebeu este nome devido a sua
localização, o loteamento Jardim Umuarama II.
Neste ano, atende cerca de 330 alunos de 1ª, 2ª e 3ª
Fases do 1° Ciclo e 2º Ciclo, totalizando 12 turmas, nos períodos
matutino e vespertino. Os alunos atendidos pela Escola residem no
Jardim Umuarama II, Comunidade Boa Vista, Comunidade Novo Jardim,
Comunidade Vitória, Comunidade Monalisa, Sebastião de Matos I, Vila
América, Vila Mariana, Vila Juliana, além das chácaras
circunvizinhas localizadas às margens da BR 163.
Quanto à estrutura física, a Escola possui 6 salas de
aula, 1 sala de informática - biblioteca, secretaria, 1 sala de
professor com banheiro, 1 sala de articulação, 1 cozinha, banheiros
masculinos e femininos, saguão coberto.
OBJETIVO
GERAL
Fortalecer
a Escola como lócus de formação continuada, por meio da
organização de grupos de estudos que priorizem o comprometimento
coletivo da Escola com a melhoria da qualidade social da educação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Proporcionar aos profissionais da Escola espaço e tempo para sua formação, de maneira contínua, coletiva e individual.
- Elaborar e executar projetos que vislumbrem a vida escolar e os problemas nela permeados, contribuindo consequentemente com a vida social da comunidade escolar.
- Construir e aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos que permitam, através da observação da realidade, entender e realizar as intervenções necessárias para que o fazer pedagógico alcance êxito.
- Refletir a prática, dentro de seu contexto, para que desafios sejam superados.
- Promover ações de intervenção pedagógica durante o processo de ensino-aprendizagem, rediscutindo-as e reelaborando-as sempre que necessário.
- Realizar estudos a cerca do tema Nutrição e Saúde, trabalhando mais especificamente com discussões sobre Higiene, Doenças como Hanseníase, Obesidade, Desnutrição, etc.
- Estudar e compreender os Ciclos de Formação Humana.
- Entender os processos de leitura, pesquisando material de apoio para utilização em sala de aula.
- Realizar planejamento coletivo e individual.
- Estudos sobre Tecnologia Educacional (planejamentos, registros, SIGA).
- Orientações Curriculares (planejamento, capacidades de área).
- Promover estudos sobre agressividade.
- Realizar estudos sobre desafios de aprendizagem encontrados em sala de aula, e em cima destes dados pesquisar jogos educativos que contribuam para o desenvolvimento dos alunos e superação desses desafios.
- Aprofundar estudos e discussões sobre planejamento, avaliação e registro (instrumento de trabalho para a organização e sistematização de sua prática pedagógica).
- Socializar as experiências e sugestões de trabalho entre educadores de horários diferentes que não se encontram.
- Refletir sobre a prática pedagógica em sala de aula.
- Fomentar a utilização de novas tecnologias no ensino-aprendizagem.
- Analisar as problemáticas encontradas nos diagnósticos e nos índices das avaliações externas, como também encontrar meios para que essas problemáticas sejam trabalhadas.
- Estudar o tema Disciplina X Indisciplina.
- Analisar e refletir sobre o papel dos funcionários como educadores.
- Realizar estudo sobre o Desenvolvimento da leitura e escrita.
- Relações Humanas e Interpessoais.
- Educação Especial e os desafios de Aprendizagem.
- Buscar em pesquisas e aprofundar estudos sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem.
- Estudar e refletir acerca do tema: Hipóteses de leitura e escrita.
JUSTIFICATIVA
O
Projeto Sala de Educador Formação Continuada pretende oportunizar
aos profissionais da Escola, momentos de reflexão sobre a realidade
encontrada. Muitas vezes esses profissionais se confrontam com
situações inesperadas, desconhecidas, desafiantes. É nesse momento
que a formação se faz imprescindível para a superação desses
desafios, é na discussão, na busca incessante pelo conhecimento que
poderemos transpor dificuldades.
Contudo,
é primordial que conheçamos nossa realidade, para que desta forma
possamos compreendê-la e assim buscarmos maneiras de contribuir para
que nossos alunos atinjam plenamente suas habilidades.
É
imprescindível, sobretudo, entender o processo no qual estamos
incluídos, entendendo dessa forma, como surgiu e como funciona os
Ciclos de Formação Humana. Com essa informação em mãos, se
tornará mais fácil para o educador realizar seu papel.
Possuímos
uma clientela que muitas vezes se encontra defasada, alunos com
diferentes níveis de conhecimento dentro de uma mesma turma, pois
cada aluno tem o seu tempo, por isso é importante que todos os
profissionais entendam como funciona e como trabalhar com alunos
ainda em fases iniciais de alfabetização e letramento.
Com
base nos resultados das avaliações nacionais (IDEB), e nos índices
de avaliação comparados as médias nacionais (Média Nacional: 4.9,
Média da Escola: 3.9 – dados do IDEB/2009), bem como as últimas
avaliações da Provinha Brasil, ainda sem os números divulgados,
mas com as provas em mãos - verificamos que algumas disciplinas –
principalmente Língua Portuguesa e Matemática -, encontram-se com
médias abaixo do esperado, assim sendo, entendemos que este momento
de formação é o ideal para discutirmos métodos e prepararmos
atividades e materiais que visem sanar essas dificuldades de nossos
alunos.
No
momento, nosso quadro profissional é praticamente formado por
profissionais interinos, ou seja, que não possuem nem tempo nem
espaço para a elaboração de seu planejamento, tanto coletivo
quanto individual. Como o projeto tem com principal objetivo
proporcionar aos profissionais este espaço e tempo, podemos
oportunizar a interação e troca de experiência, bem como fomentar
a discussão e reflexão de suas práxis educacionais.
METODOLOGIA
A
formação continuada acontecerá em horário oposto ao de trabalho
do profissional, sempre nas quartas-feiras, nos dois períodos,
matutino e vespertino, abrangendo desta forma o maior número de
participantes.
Temos
como proposta metodológica a discussão dos temas propostos por meio
de leitura de textos, palestras, troca de experiências, seminários,
trabalhos em grupos, dinâmicas, filmes, estudos de casos, etc. Como
o projeto é flexível, sempre que forem encontradas dificuldades,
estas serão discutidas e abordadas nestes momentos, pois com várias
cabeças pensantes, a solução se mostrará mais rápida.
O
coordenador pedagógico é o responsável pela preparação e
encaminhamento do projeto. É ele que pensará, juntamente com o
coordenador do CEFAPRO, responsável pela unidade escolar, a execução
das atividades, leituras, bem como o acompanhamento da prática pelo
educador.
Os
encontros acontecerão semanalmente ou a cada 15 dias, com carga
horária de 4 horas diárias, perfazendo um total de 80 horas
presenciais e 8 horas indiretas, que serão necessárias para a
execução dos projetos propostos, bem como atividades adicionais,
totalizando 88 horas de formação continuada.
CRONOGRAMA
E TEMAS
Os
temas abordados serão trabalhados dentro do período de abril a
outubro de 2013, porém podem ser alterados assim que surgirem outras
necessidades dentro da realidade da Escola. A relação entre as
datas e os temas também poderão sofrer alterações dependendo da
evolução das discussões. Os responsáveis também podem ser
alterados, uma vez que diferentes profissionais da Escola tenham
conhecimento sobre determinado tema, poderão fazer parte da
organização do mesmo.
Dentro
da Formação Continuada haverão momentos diferenciados: momentos de
leitura e discussão dos temas, reflexão da prática e também de
planejamento coletivo e individual, possibilitando assim a troca de
experiência entre os educadores.
DATAS
|
TEMAS ABORDADOS
|
RESPONSÁVEL
|
Abril
|
|
Coordenação e Prof.
Sara
|
Maio
|
|
Coordenação e Prof.
Sara
|
Junho
|
|
Coordenação e Prof.
Sara
|
Julho
|
|
Coordenação e Prof.
Sara
|
Agosto
|
|
Coordenação e Prof.
Sara
|
Setembro
|
|
Coordenação e
equipe do PSF Menino Jesus.
|
Outubro
|
|
Coordenação,
Prof. Sara e Equipe de TI do Cefapro
|
CRONOGRAMA DE
ENCONTROS
|
|||||||||
10/04
|
17/04
|
24/04
|
08/05
|
15/05
|
29/05
|
05/06
|
12/06
|
26/06
|
03/07
|
10/07
|
07/08
|
14/08
|
21/08
|
04/09
|
18/09
|
25/09
|
02/10
|
09/10
|
30/10
|
AVALIAÇÃO
A avaliação da formação continuada dar-se-á de
forma processual, avaliando a participação, a colaboração, o
desempenho de cada participante, bem como, sua criticidade diante das
transformações educacionais. Também, será de forma
auto-avaliativa, cada participante analisará sua participação e
relacionamento com as novas informações recebidas e discutidas
dentro da realidade vivida pela escola, promovendo a autonomia de
cada indivíduo no coletivo do grupo.
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