quarta-feira, 26 de março de 2014

Feira de Ciências e a Formação Continuada- para 2014- CEFAPRO/SINOP

Acadêmicos da UNEMAT de Sinop





Acadêmicos do curso de graduação de matemática da UNEMAT /Sinop estiveram neste dia 25 de março nas dependências do CEFAPRO para conhecer nossos espaços e algumas das funções formativas do centro. Aproveitaram também para conhecer algumas ações realizadas em 2012 do Projeto Feira de Ciências Municipal, bem como estreitaram parcerias para o desenvolvimento da II Feira de Ciência de Sinop. Sob a coordenação e acompanhamento da Professora Thielide os alunos Rafael, Poliana e Elom bolsistas de iniciação científica do programa PROBIC/UNEMAT e participantes do projeto “Observatório da educação com ênfase em matemática e iniciação e ciências - OBEDUC”. O objetivo dos acadêmicos visam contribuir com a Feira de Ciências colaborando com os professores e alunos das escolas do município que aceitarem  trabalhar com essa proposta. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Arborização pedagógica




Atendendo as atividades do projeto Intervenção Ambiental no contexto da Formação Continuada: Possibilidades na Interface entre a Permacultura e Escola Sustentáveldesenvoldio pelo CEFAPRO, instituições parceira e a Escola Renee Menezes,  no dia 13 de março os Professores Reginaldo Vieira da Costa, José Paulo da Silva e Adenilse Silva de Jesus estiveram no Viveiro Municipal Roque Canelli de Sinop recebendo os exemplares doados pelo mesmo para subsidiar as atividades de arborização da escola Renne de Menezes no Camping Club. Foram doadas aproximadamente 140 mudas, nas espécies de Flamboyant, Angelin de saia, Pinho cuiabano, Pau de balsa, Alecrin e Ipês (amarelo, rosa, roxa, branco). Essas foram levadas até a Escola Estadual Renne de Menezes que realizará o plantio com a finalidade da arborização pedagógica do ambiente escolar, relacionando nessa atividade teoria e prática junto aos alunos. Essa ação tem como objetivo fortalecer o processo ensino/aprendizagem e modificando os espaços da escola, tornando-os mais aconchegante e envolvendo  toda a comunidade escolar, professores desenvolvendo na prática de sala de aula atividades referentes ao projeto e funcionários na realização da compostagem para adubação dos “berços”(local que irá receber as plantas), ação que promove um repensar sobre os descartes de matéria orgânica oriunda da cozinha. Neste movimento, tanto alunos quanto educadores se envolveram desde pesquisa e escolha das espécies e local de plantio destas, possibilitando a construção do conhecimento permeando os conceitos de permacultura e de sustentabilidade.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

II Feira de Ciências


Nas dependências do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais de Educação Básica - CEFAPRO de Sinop  reuniram-se nesta terça-feira (25), formadores do CEFAPRO, professores da rede municipal e professores universitários das instituições UNEMAT e UFMT, para apresentação do Projeto interinstitucional II Feira de Ciências de Sinop e juntos delinearem as ações no decorrer da vigência do Projeto (2014/2015). O encontro foi muito importante e significativo pois foram levantadas demandas formativas, cronograma e as equipes para as primeiras ações do projeto.

Nenhum comentário: