quinta-feira, 28 de junho de 2012

Complexo Temático- Resenha Sara Cristina.

Complexo Temático - Nasce com Pistrak. Educador Russo do Século XX (1888-1940).
Professora Sara Cristina- estudos no CEFAPRO/Sinop-MT.
Período que se instalou a Revolução Socialista/URSS 1917.
Método Dialético, influenciado pelas idéias de Marx(1818 - 1883) e Engels(1820 - 1895)
Teoria de Ensino articulado com o trabalho. Marx e Engels entendem que a união entre ensino e trabalho seria a uma forma de construir homens capazes de transformar a realidade de exploração em que vivem.
Método Dialético e materialismo histórico.
Visão progressista.
Prática Social.
A dimensão Pedagógica para além dos muros da escola. Parte da pesquisa sócio-antropológica pois a aprendizagem se da no movimento.
Eixo - Construção do Planejamento Coletivo à partir da realidade da comunidade escolar.
Objeto de Estudo- Pesquisas de Temas articulados entre si, numa relação entre o movimento social e a aprendizagem escolar.
Prática Docente- diálogo entre senso comum e conhecimento científico ( Souza Santos, 1989).
Processo de Ensino e Aprendizagem, mobilizam razão e emoção ( Paulo Freire, 1987).
Trabalho com elementos concretos da realidade.
Não reduz a prática em torno de listagens de conteúdos.
Currículo dialógico e dinâmico.
Trabalho pedagógico processual.
Prática situada no contexto social e na estrutura em classes sociais.
Múltiplas dimensões ( econômica, cultural, pedagógica, científica e técnica)
Educação - Como ação Político-social.
Função   da escola - Preparar o estudante para o trabalho em sociedade.
Estudante - Sujeito de direitos.

Fragmento do texto - Fundamentos da Escola do Trabalho - Pistrak
Páginas 117 a 139 o texto discorre sobre o Objeto e caráter do ensino para a "formação básica" ( escola de 1º grau)para a autêntica escola soviética sobretudo ao trabalho social da escola.
Paginas 140 a 168 apresenta o Trabalho pedagógico com base no Complexo.
2 diretrizes principais. Primeira discernir o que um dado Complexo exige de forma essencial de cada especialidade ( cada professor visto como sociólogo e Marxista)observando o que cada especialista poderá fazer num grupo, com uma certa quantidade de alunos. Em segundo lugar verificar imaginar em geral como agrupar de maneira mais fácil, do ponto de vista do método, suas disciplinas. O professor     tornará esta ou aquela decisão sobre o lugar a ser ocupado e o papel a ser desempenhado por sua especialidade no tema geral.
Esta síntese organiza o programa disciplinar para o ano letivo. Plano Geral de trabalho.
O desenvolvimento do trabalho inicia-se com a apresentação de determinados Temas aos estudantes e a essência deste para a compreensão deste ou daquele aspecto da vida contemporânea, visão geral do tema explicando  as atividades específicas para cada disciplina no desenvolvimento do Complexo, este deverá estar em harmonia com o Plano Geral do Complexo. Busca-se neste movimento os pontos  de contato entre as disciplinas próximas. A disciplina não deverá  perder de vista seu trabalho independente e a relação que a liga ao complexo Geral. Este movimento deverá propiciar aos alunos captar perfeitamente o encadeamento interno de toda a questão, realizando um balanço retrospectivo dos conhecimentos adquiridos. No final do estudo com os complexos verificar-se-a o que foi compreendido, assimilado, esclarecido pela realidade atual.
O Sistema por Complexos  não são apenas técnicas pedagógicas. Trata-se do método fundamental para analisar a realidade atual do ponto vista Marxista.
Método Dialético só pode ser conseguido na medida em que o transforme em prática. Todos os aspectos da vida escolar, todo o trabalho e toda a atividade dos estudantes são englobados são unificados por uma concepção comum.
O estudo da vida moderna exige técnicas diversas e a aplicação de ciências diferentes. O sistema do complexo pressupõe  que cada disciplina escolar analise uma parte determinada de uma matéria Geral concreta oferecendo aos estudantes o domínio dos métodos experimentais próprios de cada ciência.
O trabalho por complexos busca tornar o ensino escolar plenamente efetivo, renunciando ao método puramente intelectual.
Ainda neste capítulo apresenta aspectos contraditórios do Plano Dalton com orientação para o trabalho individualizado  e com características de auto-organização dos alunos nas escolas soviéticas e o trabalho pedagógico por complexo que orienta-se nas ações coletivas.


Um comentário:

Judite Ferreira Souza disse...

Parabéns, Sara! De tanto ler complexo temático, acho que estou ficando "complexada"... "Brincadeirinha"! Abraços.