Relato
Formação Continuada Com Professores das Redes Municipal e Estadual
do município de Cláudia.
A
formação continuada teve como principal objetivo sensibilizar os
profissionais das escolas quanto a implantação e implementação do
Complexo Temático presente nas Orientações Curriculares para a
Educação Básica para o estado de Mato Grosso. Questões
trabalhadas: O Método do Materialismo Histórico Dialético.
Re-Construção Curricular. Projeto Político Pedagógico. Gestão
democrática. Formação Humana. Levantamento socioantropológico.
Complexo Temático.
O
inicio da formação se deu com as seguintes reflexões: Qual o
papel do Materialismo Histórico Dialético nas Ocs? Qual a
importância da autonomia da escola para a re-construção do
Currículo? Qual o Projeto Político Pedagógico que cada
instituição escolar precisa construir? Qual a concepção de Homem?
Qual a concepção de sociedade? Quando a educação Limita?
A
educação pode limitar quando a vejo como possibilidade de depositar
no outro meu conhecimento. Neste sentido educar-se liberta no sentido
de que cada pessoa deve construir seu próprio conhecimento.
A
reflexão que é importante neste momento histórico para
os educadores e que deverá leva-los a pensar são: Quais as bases teóricas
presentes na escola? A de Formação Humana? Ou a Taylorista/Fordista?
A primeira rompe com a dicotomia entre pensamento e ação, quem
pensa e quem executa?
As
Orientações Curriculares preconizam a escola unitária onde todos
deverão ter acesso ao conhecimento e a qualidade da aprendizagem,
cujas capacidades de conhecer os governantes ou de ser um governante
esteja disponível a todos. Neste sentido a escola não trabalha com
conteúdos sem significados mais sim através da reorganização do
seu currículo a partir do Levantamento socioantropológico tem seu
currículo contextualizado com suas necessidades formativas ( Ocs
p.51) neste contexto cabe considerar o cotidiano do contexto de cada
comunidade escolar.
Se
relembrarmos o contexto histórico da educação veremos que já a
algum tempo há duas linhas distintas e antagônicas de educação uma
Liberal com proposta de escola para alguns, escolas privadas e a outra
educação com linha Progressista cuja orientação é de uma escola
para todos pública e com qualidade esta que atualmente denominamos
Escola de Formação Humana. Nesta escola a atuação de todos os seguimentos da comunidade escolar são fundamentais, como por exemplo
a atuação dos Conselhos nas várias esferas.
Em
seu bojo as Orientações Curriculares preconizam a importância do
diálogo da conversa do questionamento isto é o que outrora Sócrates
denominou como princípio para a filosofia Grega. Quando discutimos idéias o que está em questão é o Projeto de Sociedade que a
educação está contribuindo para construir.
Qual
seria então o ponto central da teoria do Materialismo Histórico
Dialético? Segundo seu método seria a tese a antítese e a síntese.
Como este processo constrói-se um novo conhecimento a partir da
contraposição de pensamento ou seja Tese é como se disséssemos –
há um mundo ideal. Afirmação inicial;
Antítese -
não existe um mundo ideal e sim um mundo real.
Síntese
- estes dois argumentos nos levarão a uma terceira conclusão a
sociedade pensada por todos pelo coletivo é a sociedade real esta
sociedade é a que questiona e revoluciona, não pela minoria, mais
pela maioria em um processo dialógico e dialético.
Desta
forma temos duas concepções para analise uma com a Lógica da
fragmentação a qual chamamos de seriada e outra de Formação Humana esta
leva em conta a pessoa em toda a sua complexidade de construção do
conhecimento, este conhecimento que não obedece uma linearidade mais
acontece em forma espiralada pois todo conhecimento novo nos remeterá
um novo buscar e assim sucessivamente.
Sendo
assim vemos que Democratizar a escola não é apenas Democratizar a
Gestão, mais propiciar que cada um dos envolvidos neste processo
tenham garantidos Voz e Vez. Na escola de Formação Humana não se
trabalha com o propósito da eficácia ou da rentabilidade de alguns,
ou com o controle a e a padronização destes. Mais com a
possibilidade de que todos aprenderão a seu tempo e ritmo desde que
lhe sejam asseguradas as condições para isso.
É
imperativo a reorganização dos Currículos Escolares por Complexo
Temático e estratégias para o Levantamento Sociotropológico são
necessários.
Trabalho
realizado pelos formadores de Sinop
Rita
Contin
Ivonei
Andrioni e
Sara
Cristina Gomes Pereira
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