terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Formação com os Profissionais de educação do municipio de Claudia-MT

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Relato Formação Continuada Com Professores das Redes Municipal e Estadual do município de Cláudia.

A formação continuada teve como principal objetivo sensibilizar os profissionais das escolas quanto a implantação e implementação do Complexo Temático presente nas Orientações Curriculares para a Educação Básica para o estado de Mato Grosso. Questões trabalhadas: O Método do Materialismo Histórico Dialético. Re-Construção Curricular. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática. Formação Humana. Levantamento socioantropológico. Complexo Temático.
O inicio da formação se deu com as seguintes reflexões: Qual o papel do Materialismo Histórico Dialético nas Ocs? Qual a importância da autonomia da escola para a re-construção do Currículo? Qual o Projeto Político Pedagógico que cada instituição escolar precisa construir? Qual a concepção de Homem? Qual a concepção de sociedade? Quando a educação Limita?
A educação pode limitar quando a vejo como possibilidade de depositar no outro meu conhecimento. Neste sentido educar-se liberta no sentido de que cada pessoa deve construir seu próprio conhecimento.
A reflexão que é importante neste momento histórico para os educadores e que deverá leva-los a pensar são: Quais as bases teóricas presentes na escola? A de Formação Humana? Ou a Taylorista/Fordista? A primeira rompe com a dicotomia entre pensamento e ação, quem pensa e quem executa?
As Orientações Curriculares preconizam a escola unitária onde todos deverão ter acesso ao conhecimento e a qualidade da aprendizagem, cujas capacidades de conhecer os governantes ou de ser um governante esteja disponível a todos. Neste sentido a escola não trabalha com conteúdos sem significados mais sim através da reorganização do seu currículo a partir do Levantamento socioantropológico tem seu currículo contextualizado com suas necessidades formativas ( Ocs p.51) neste contexto cabe considerar o cotidiano do contexto de cada comunidade escolar.
Se relembrarmos o contexto histórico da educação veremos que  já a algum tempo há duas linhas distintas e antagônicas de educação uma Liberal com proposta de escola para alguns, escolas privadas e a outra educação com linha Progressista cuja orientação é de uma escola para todos pública e com qualidade esta que atualmente denominamos Escola de Formação Humana. Nesta escola a atuação de todos os seguimentos da comunidade escolar são fundamentais, como por exemplo a atuação dos Conselhos nas várias esferas.
Em seu bojo as Orientações Curriculares preconizam a importância do diálogo da conversa do questionamento isto é o que outrora Sócrates denominou como princípio para a filosofia Grega. Quando discutimos idéias o que está em questão é o Projeto de Sociedade que a educação está contribuindo para construir.
Qual seria então o ponto central da teoria do Materialismo Histórico Dialético? Segundo seu método seria a tese a antítese e a síntese. Como este processo constrói-se um novo conhecimento a partir da contraposição de pensamento ou seja Tese é como se disséssemos – há um mundo ideal. Afirmação inicial;
Antítese - não existe um mundo ideal e sim um mundo real.
Síntese - estes dois argumentos nos levarão a uma terceira conclusão a sociedade pensada por todos pelo coletivo é a sociedade real esta sociedade é a que questiona e revoluciona, não pela minoria, mais pela maioria em um processo dialógico e dialético.
Desta forma temos duas concepções para analise uma com a Lógica da fragmentação a qual chamamos de seriada e outra de Formação Humana  esta  leva em conta a pessoa em toda a sua complexidade de construção do conhecimento, este conhecimento que não obedece uma linearidade mais acontece em forma espiralada pois todo conhecimento novo nos remeterá um novo buscar e assim sucessivamente.
Sendo assim vemos que Democratizar a escola não é apenas Democratizar a Gestão, mais propiciar que cada um dos envolvidos neste processo tenham garantidos Voz e Vez. Na escola de Formação Humana não se trabalha com o propósito da eficácia ou da rentabilidade de alguns, ou com o controle a e a padronização destes. Mais com a possibilidade de que todos aprenderão a seu tempo e ritmo desde que lhe sejam asseguradas as condições para isso.
É imperativo a reorganização dos Currículos Escolares por Complexo Temático e estratégias para o Levantamento Sociotropológico são necessários.
Trabalho realizado pelos formadores de Sinop
Rita Contin
Ivonei Andrioni e
Sara Cristina Gomes Pereira

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