sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encontro - GEPLIA - 15-06-2012 - Estudos Linguística Aplicada.

Relato do encontro do dia 15-06-2012.
Professora Leandra, informa sobre as inscrições no CLAFPEL.
Orienta que deveremos buscar escrever para revistas com  Qualis.                      ( Web-Qualis)
endereço eletrônico - qualis.capes.gov.br
Contribuições dos estudos sobre o texto de Nóvoa. sobre os 5ps ( P1 - Prática, P2- Profissão, P3 Pessoa, P4- Partilha, P5 Público.
Professoras pesquisadoras concordam com o autor no sentido de entender as importâncias do desenvolvimento de habilidades e competências e ou capacidades.
P1 - Prática - Importância de conceber a formação de professores num contexto de responsabilidade profissional, sugerindo uma atenção constante à necessidade de mudanças nas rotinas de trabalho, pessoais, coletivas ou organizacionais.
P2 - Profissão - Como a Formação Continuada poderá criar estratégias para a construção do conhecimento?
Para o autor, no inicio da carreira do professor é fundamental que ele tenha acompanhamento, neste entendimento perguntamos - O CEFAPRO tem alguma ação especifica de orientação  para integração e acompanhamento dos novos professores?
P3- Pessoa - A formação deve contribuir para criar nos futuros professores hábitos de reflexão e de autorreflexão que são essenciais numa profissão que não se esgota em matrizes científicas ou mesmo pedagógicas e que se define, inevitavelmente, a partir de referências pessoais ( Nóvoa, 2009,p.40). 
P4 - Partilha - O que Nóvoa entende por Partilha?
Assevera que: "Através dos movimentos pedagógicos ou das  comunidades de prática, reforça-se um sentimento de pertença e de identidade profissional que é essencial para  que os professores se apropriem dos processos de mudança e os transformem em práticas concretas de intervenção" (Nóvoa, 2009, p. 42). O que nos impede de criarmos e mantermos " comunidades de práticas"?

P5 - Público -  Nóvoa (2009, p.44) pondera que "nas sociedades contemporâneas, o prestígio de uma profissão mede-se, em grande parte, pela sua visibilidade social. No caso dos professores estamos mesmo perante uma questão decisiva, pois a sobrevivência da profissão depende da qualidade do trabalho interno nas escolas, mas também da sua capacidade de intervenção no espaço público da educação".



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