terça-feira, 31 de maio de 2011

Escola Renee Menezes-28-05-2011.


Grupo de estudo - A importância do registro nos Projetos de aprendizagem.
Relato Projetos de Aprendizagem e Sala do Educador Escola Renee Menezes dia 28/05/2011.  Por mais escura que seja a noite o sol sempre volta a brilhar.
                                           
No dia 28 de maio de 2011 os professores pesquisadores do Projeto Interinstitucional Cefapro/Unemat, estiveram presentes na escola Renee Menezes com o objetivo de estudar a importância dos registros na escola.
Os pesquisadores Antonio Ramos, Christiane Valeria, Edneuza Alves, Eliane Carvalho, José Paulo, Sara Cristina, Rozilene da Costa, Sueleide Alves, Ernandes Lopes e Josemar Lorenzetti, coordenados pela professora Albina Pereira Pinho desenvolveram as atividades com fins de fortalecer as práticas de registro já instituídas bem como co-relaciona-las aos projetos de aprendizagem.
Na ocasião a professora Sara Cristina conversou com os educadores sobre quais os registros mais comuns em seus espaços de trabalho com esta atividade verificou-se que durante toda a nossa prática realizamos muitos registros com diversas finalidades como: relatar, enumerar, argumentar, planejar, avaliar dentre outras. Os educadores perceberam também que além dos registros escritos e impressos atualmente utiliza-se muito registros tecnológicos, favorecendo a agilidade e idoneidade das ações educacionais que são registradas quase que em tempo real.
Na ocasião os educadores estudaram com mais profundidade os seguintes temas: O difícil e Prazeroso Ato de Registrar- Edneuza; Portfólio-Sueleide e Rozilene; Relatório Reflexivo; -Christiane- Webfólio-Antonio; Memorial- Sara Cristina; Blog-Eliane; Caderno de Campo- José Paulo. Também foram contextualizados textos e relatos de experiência de outras escolas e outros educadores que já desenvolvem os Projetos de Aprendizagem. A estratégia de estudo foi a divisão por grupos e temas e socialização para os demais no grande grupo.
Segundo a avaliação dos educadores os estudos contribuirão muito com sua prática.

Parabéns a todos os participantes deste excelente encontro e estudo.

Nenhum comentário: