quinta-feira, 12 de maio de 2011

Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso- Município de Vera - MT.


Relato sobre o Seminário das Orientações Curriculares para o Mato Grosso no Município de Vera-MT.
Profissionais da educação do município de Vera e Feliz Natal estiveram reunidos com os Professores do Cefapro/Sinop-Mt. Para aprofundamento teórico sobre as Orientações Curriculares, na ocasião muitos assuntos foram discutidos com a contribuição dos profissionais.
Os presentes argumentaram que à partir do seminário lançou-se um novo olhar sobre a pratica pedagógica e sobre a “formação humana” e foram pertinentes as contribuições das Orientações sob o eixo “Trabalho Conhecimento e Cultura” na preparação dos alunos para a vida, o seminário também levou os participantes a refletir sobre, autonomia sem discriminação, formação de valores, revisão de conceitos entendimento sobre a importância da inclusão do trabalho coletivo e das ações inter e transdisciplinares ou seja uma visão atualizada na Perspectiva de formação humana.
Com este novo olhar segundo os presentes busca-se a sustentação para uma nova concepção de escola e educação no Estado, que sustentarão diferentes metodologias viabilizando uma política educacional inclusiva que proporcionarão a resolução de conflitos na escola. Esta proposta permeará o fazer pedagógico e favorecerá uma visão melhor sobre avaliação e relatório, bem como melhor relacionamentos entre professor/escola, professor/aluno, resultando em que os profissionais tenham propriedade na ação pedagógica sob este novo enfoque.
Alguns temas foram sugeridos para aprofundamento teórico com base nas Orientações Curriculares no Projeto Sala do Educador ou em outros momentos com o CEFAPRO como:
-Planejamento objetivando o desenvolvimento de capacidade nas áreas.
-Projetos na Escola inter e transdisciplinar..
-Formação Humana X Violência na escola.
-Estudos por área de conhecimento.
-Capacidade de cada Ciclo e para o Ensino Médio.
-Sociedade de consumo X escola pública.
-Escola Democrática X Socialismo.
-Exclusão Social, Bullying.
-Aprofundamento de todos os temas trabalhados no Seminário.
Segundo avaliação dos professores formadores do Cefapro Sara Cristina, Adenilse e Antonio o seminário alcançou os objetivos pretendidos. E a interação com os profissionais de Vera e Feliz Natal enriqueceram grandemente os conhecimentos sobre as Orientações Curriculares e sua implementação nas escolas.

Parabéns a todos os participantes desta primeira parte do Seminário.

Nenhum comentário: