quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ativididades em Dezembro de 2010- Cefapro-Sinop-MT. Sara Cristina.

Dezembro- 2010.
Atividades desenvolvidas pela professora Sara Cristina dia 16 de dezembro de 2010.Encontro Mensal com os Tutores do Proinfantil. Na ocasião foram recebidos pelos formadores os registros referentes ao segundo semestre de atividades deste programa. Também foi uma ocasião dedicada à confraternização dos profissionais deste programa, segundo depoimento destes este ano foi de muito crescimento para todos os envolvidos. No período vespertino aconteceu uma reunião com as gestoras deste Centro, que contou com a participação da professora “Mirta” da SEDUC, na ocasião a professora aproveitou para parabenizar a dedicação de todos neste ano de trabalho no CEFAPRO Sinop, bem como agradeceu o companheirismo e a parceria.O dia 20 de Dezembro foi de fato muito especial para nós Professores Formadores foi o Dia em que em Cuiabá foi assinado a parceria com as universidade para trabalho e pesquisa nos próximos anos segue o texto publicado na página da SEDUC,
 segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Seduc fortalece a Formação Continuada
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), deram mais um passo no processo de fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação. Foi assinado na manhã de hoje (20.12), o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, que prevê o desenvolvimento de atividades e construção de projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares.
A iniciativa irá contemplar - em uma primeira fase - ações de pesquisa e de aperfeiçoamento do processo de ensino a 44 unidades escolares que integram o pólo de Sinop. Caberá ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais (Cefapros) - órgão responsável pela efetivação da Política Educacional do Estado - atuar conjuntamente com os pesquisadores. Por meio do convênio, a partir de 2011 deverá ser instalado o Centro de Cooperação e Estudo na Formação Continuada no Espaço Educacional do Norte de MT para subsidiar o trabalho.
A secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontuou durante reunião que o trabalho é  extremamente pertinente “O fazer integrando teoria e prática vai ajudar na unidade, que é um processo construído por cada profissional”. A secretaria adjunta de políticas educacionais, Fátima Resende, ponderou que ‘agregar ações de pesquisa para ampliar a oferta da qualidade, reforçando o processo ensino aprendizagem’.
“Esse esforço conjunto, muito possivelmente, é uma ação inédita é o reconhecimento da concepção da formação continuada que teve início anos atrás. É uma grande vitória’. A afirmação é da secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso, Flávia Nogueira. Ela ainda sugeriu que em 2011, a proposta de trabalho seja apresentada para o Fórum Estadual de Educação.
O professor da UFMT, do campus de Sinop, Felício Guilardi Júnior,  explicou durante o ato de assinatura do Termo que o planejamento das ações a serem executadas não é um processo estático, estando sujeito as adequações necessárias ao longo do processo.  Afirmou ainda que todas as propostas serão debatidas e deliberadas de forma coletiva, pautada em processo democrático.
Participaram também da reunião, a professora da UFMT Ana Carrilho Romero , o professor da Unemat, campus de Sinop, Roberto Alves de Arruda,  Mirta Grisil, da Superintendência de Formação e a diretora do Cefapro de Sinop, Kátia de Oliveira.

PATRÍCIANEVES
Assessoria/Seduc-MT

Neste dia também elaborei as atividades extras para os cursistas do PROINFANTIL que ainda farão a avaliação de recuperação da PB2, na área de Linguagens e Códigos. Iniciei também a leitura dos relatórios parciais dos cursistas do município de Itaúba-MT.

No dia 21 de Dezembro foi realizado pela coordenadora deste Centro Professora Angela Maria, e professoras alfabetizadoras Sueleide e Rozilene, a apresentação do SIGA – Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, para que os demais formadores possam colaborar com as professoras nas escolas com o primeiro ciclo neste Polo. Neste dia também iniciamos a elaboração do Projeto da Diversidade, projeto este que possibilitará um trabalho voltado para esta temática no próximo ano junto aos professores e alunos das escolas, nesta atividade além da professora Sara Cristina participaram a professora Rozália e o professor Ivonei. Já no dia 22 a professora Sara Cristina e o professor José Paulo foram à escola Renee Menezes para planejamento de ações para o próximo ano letivo.
Dia 23 de Dezembro foi dedicado ao registro deste texto no Blog, este foi um ano de muitas realizações tanto profissionais quanto pessoais agradeço muitíssimo a Deus à minha família e a todos os colegas de trabalho que muito me apoiaram este ano de 2010.
 E que o ano de 2011 seja repleto de realizações para todos.
Grande abraço.


Sara Cristina- Cefapro - Sinop - 2010.


Nenhum comentário: