quinta-feira, 18 de agosto de 2011
PPP/PDE digital movimenta Escola Luiz Carlos Ceconello em Lucas do Rio Verde-Mt.
Relato Construção Coletiva PPP/PDE Escola Luiz Carlos Ceconello ano 2011.
Sabendo da importância da Construção coletiva do PPP/PDE agora
digitalizado a Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello do município de
Lucas do Rio Verde, estabeleceu com a comunidade escolar o processo de
construção coletiva deste documento.
Segundo relato da coordenadora da escola professora Sônia o primeiro
passo foi identificar qual a identidade desta comunidade com esta
finalidade no inicio do ano letivo ainda na semana pedagógica as
gestoras estabeleceram as ações para esta construção, embora nesta
ocasião a escola contasse apenas com alguns professores efetivos.
Elaboraram então a primeira ação para inicio de março do corrente ano
“pesquisa sócio-antropológica” para esta ação foi construída uma ficha
com os então presentes na escola, esta ficha diagnóstica seria aplicada
pelas professoras articuladoras coordenadoras e de sala de recurso, os
dados desta ficha contribuíram para conhecer especificamente os alunos e
suas famílias suas reais necessidade e anseios para com a escola.
Segundo relato da diretora professora Vanda este trabalho envolveu mais
de 730 alunos e suas famílias propiciando assim uma ação educacional
mais objetiva, o tempo de duração desta atividade foi de aproximadamente
42 dias. Esta ação se justifica pois o objetivo deste documento e
planejar da melhor forma atendimento a cada comunidade escolar. Segundo
as gestoras esta pesquisa apontou também situações de risco em que
viviam alguns alunos possibilitando buscar em órgãos competentes apoio
para a resolução destes problemas.
Outra ação importante para a construção do documento foi dividir em
grupos por segmento já de posse dos questionários do sistema, para que
cada segmento segundo suas especificidades refletissem e respondessem as
questões. Esta ação aconteceu em momentos diversos como reuniões com
pais, reuniões pedagógicas e em Sala do Educador. Os grupos
empenhavam-se em buscar orientações para solução de conflitos, apontavam
possíveis metodologias de trabalho e forma de avaliação sem perder de
vista que sendo esta escola de ensino Fundamental a Organização por
Ciclos de Formação Humana sustentaria a prática pedagógica da escola.
Os pais e alunos colaboraram com a re-elaboração do regimento escolar
sendo agendado momentos de estudo por grupo de alunos de aproximadamente
três turmas e socialização das decisões no grande grupo no refeitório
da escola. A medida que ia aparecendo no telão as reformulações os
envolvidos tinham voz para comentar ou justificar caso as mudanças não
fossem pertinentes.
Quanto as reuniões com os pais o foco estava no entendimento sobre a
organização curricular por Ciclos de Formação Humana, quais seu
embasamento e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes, os
pais também contribuíram no sentido de sugerir adequação do espaço
físico bem como de seu mobiliário para maior conforto dos estudantes,
com isto em mente foi possível identificar em quais ações seriam
investidos os recursos previstos para esta escola.
Nas ações acima sitadas as Gestoras bem como articuladoras tomaram a
dianteira em agendar datas e organizar os encontros bem como materiais
para os trabalhos, foi também organizado uma comissão de sistematização
dos dados no sistema tendo a secretária com apoio do Conselho
Deliberativo para registrar as ações financiáveis, e as coordenadoras
articuladoras e uma professora para sistematizar a parte pedagógica no
sistema.
Até o momento já estão lançadas no sistema as ações financiáveis,
questões sobre o ambiente educativo o marco situacional, o marco teórico
dentre outros, sendo que o marco teórico buscou nos encontros de
formação continuada do projeto sala do educador bem como em outras
formações oferecidas pelo Cefapro apoio para esta construção. Vimos que a
escola tem bem firme sua Concepção Sócio-interacionista de educação,
promovendo a Educação de Qualidade que esta comunidade escolar de fato
anseia. Segundo relato da coordenadora Sonia este trabalho que
iniciou-se em fevereiro de 2011 foi tomando força e agora no mês de
agosto já se pode conhecer um pouco mais a comunidade e as ações
pedagógicas a ela oferecidas, disse também que embora este trabalho seja
árduo tem sido um grande prazer realiza-lo, pois com o diagnóstico
elaborado nestes estudos foi possível buscar parcerias para atender a
demanda pedagógica e social desta comunidade.
Parabéns a todos os envolvidos neste processo, isto é de fato Gestão Democrática.
Sara Cristina/Cefapro-Sinop-MT.
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