quinta-feira, 26 de julho de 2012

Trabalho como Princípio Educativo.


Professora Sara Cristina em trabalho formativo no evento ENAED 2011.
O que seria o trabalho como princípio educativo?

Para Pistrak o trabalho é a essência do ser social e esta diretamente relacionado à realidade social em um dado momento histórico. Desta forma o homem se constitui ao transformar a natureza. Sendo assim o papel da escola será o de preparar o indivíduo para a vida em sociedade estabelecendo uma relação entre escola trabalho e realidade social em que está inserida.Nesta perspectiva o trabalho humano está associado ao estudo  da realidade humana. No Brasil Demerval Saviani Considera a categoria trabalho como elemento de base para ação educativa. Neste sentido Pistrak assim como Saviani consideram a categoria trabalho como elemento de base para a ação educacional. Levando-se em conta dois princípios que vinculam trabalho e conhecimento. 1 - a  relação com a realidade e  2-  a auto organização dos alunos constituindo assim um novo sistema de organização do ensino. Se considerarmos o trabalho como essência humana e que o mesmo contribui diretamente com a sociabilidade humana, veremos que o objetivo primeiro da educação nesta perspectiva será o de construir com eles a compreensão da realidade a qual  estes estudantes estão inseridos.
Os estudantes por natureza já são membros da sociedade, já possuem ideais, interesses e objetivos, enfim já estão ligados a vida de alguma forma, sendo assim a escola subsidiará o estudante para atuar nesta realidade Pistrak       ( 2000).
Desta forma o ensino terá como finalidade reunir conhecimentos capazes de desenvolver aptidões ou  capacidades com as quais possa interpretar e interagir com a realidade. A consolidação da educação nesta concepção demandará clareza sobre o objetivo central dado a educação sendo o respeito a autonomia de cada escola e  o respeito aos seus limites estruturais bem como conhecimento sobre a realidade local muito importantes.
O trabalho na educação atrelado a realidade vivenciada por cada estudante garantirá a manutenção de ações coletivas. esse pensamento segundo Titton é o que humanizará o homem.
Sendo assim concluímos que para Pistrak a educação possui uma ligação direta com trabalho social e garante a manutenção de ações coletivas e dinâmicas.

Resenha feita a partir do texto - Relação entre trabalho e escola na concepção de Pistrak de Simone Benedita dos Santos Silva da Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário: