quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Professoras Do CEFAPRO de Sinop-Participam da reescrita de Livro em Cuiabá-Mt.

REESCRITA DO LIVRO “Reorganização da Proposta de Política Pedagógica da Escola Organizada Por Ciclos de Formação Humana”

Consultora/Organizadora: Profª Dra Jorcelina Elisabeth
Profª Sara Cristina Gomes Pereira
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

1º momento: Convite da Profª Janaina Monteiro
Profª Silvia (Linguagem- Cefapro – (Rondonopólis)
Profº Ederson (Educação Física – EJA – Rondonopólis)
Profª Alvarina, Fernando, Simone, Janaina  (SUEB - SEDUC)
Profº Sara( Linguagem) e Sueleide ( Pedagogia)  (Cefapro- Sinop)
Profª Lúcia Ida ( SUFP)
PRofª Janai( SUEB – SEDUC)
Maria Cristina ( Matemática – CEFAPRO- Matupá)

2º momento: Socialização do Texto original (01/09/2010)

3º momento: Reescrita do livro (25 à 29/10)

Na semana de 25 a 29 do mês de outubro de 2010, eu Profª Sueleide Alves da Silva Pereira  e a Prof Sara Cristina Gomes Pereira, estivemos em Cuiabá para participar da reorganização do livro “Reorganização da Proposta de Política Pedagógica da Escola organizada Por Ciclo de formação Humana da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso” . Convém ressaltar que o livro orientado e oganizado pela Prof Dra Jorcelina Elisabeth é uma produção coletiva de profissionais da Secretaria do Estado de Mato Grosso, A finalização desse trabalho esta sendo orientado pela Coordenadora do Ensino Fundamental Profª Janaina Monteiro com a participação de professores dos Cefapros de Sinop: Sueleide Alves da Silva Pereira e Sara Cristina Gomes Pereira(Sinop), Silvia Cefapro de Rondonopólis) Maria Cristina( Cefapro -  Matupá)  e Éderson ( CEJA de Rondonópolis) que na semana de 15 a 18 de setembro estabeleceu  a seguinte  dinâmica: os capítulos foram  distribuídos aos professores de modo que a prof Sara e a Prof Sueleide ficaram  com as seguintes partes:
Parte 1 – Ressignificando os fundamentos da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana na rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
1.1  A superação da escola seriada: uma necessidade
1.2  A adoção do Ciclo de Formação Humana: uma opção esclarecida
1.2.1        A importância das fases de desenvolvimento humano e a relação destas com a aprendizagem: o agrupamento por idade
1.2.2        O significado do tempo e do espaço: a superação das fases intraciclos
1.2.3        A negação da retenção/repetência





Quanto a Parte 4, ficou distribuída entre os professores Éderson, Sueleide e Sara
4.1 A concepção de Currículo – Profº Éderson
4.1.1 Concepção de Conhecimento  - Profs Sueleide e Sara
4.1.2 Concepção de aprendizagem   - Profs Sueleide e Sara
4.2 O perfil formativo do aluno em cada Ciclo de Formação Humana
4.2.1 O 1º Ciclo – Infância: alunos de 6 a 8 anos – Profs Sueleide e Sara
4.2.2 O 2º Ciclo – Pré-Adolescência: alunos de 9 a 11 anos – Profs Sueleide e Sara
4.2.3 O 3º Ciclo – adolescência: alunos de 12 a 14 anos – Prof Sueleide e Sara
4.3 A construção de um novo processo formativo na perspectiva da escola organizada por Ciclos de Formação Humana – Prof Éderson.



      No dia 25 de outubro, durante o período matutino e vespertino, fizemos a leitura da parte 1 do livro  (páginas 6 a 12) cujo tema: – Ressignificando os fundamentos da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana na rede Estadual de Ensino de Mato Grosso e as seguintes anotações para sistematização da reorganização dos textos.
1.1   A Superação da escola seriada: uma necessidade, apresenta a escola tradicional em contraposição à escola organizada por ciclos com foco no conteúdo e na avaliação.Neste caso  sugerimos  reestruturação do texto em duas proposições, primeiro a concepção da  escola organizada por série e segundo a concepção da escola organizada por ciclo, inserimos a concepção biogenética Piagetiana do desenvolvimento humano , e a sócio histórico de Vygostky,  por entender  que esses argumentos  orientam  para uma  leitura reflexiva ,dialógica e formativa para os profissionais da educação e comunidade escolar. No item 1.2 A adoção do Ciclo de Formação Humana: uma opção esclarecida, há a necessidade de justificar o porquê da adoção do ciclo como política pública implementada na rede sendo para isso ser necessário fundamentar  amparo na 9394/96, na resolução 262/02 do CEE , no respeito a integralidade (Henry Wallon) e  nos tempos ,espaços  e ritmos de aprendizagem de cada individuo no contexto sócio-cultural (Miguel Arroyo e Vygostky).Quanto ao item 1.3 intitulado Fases de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem observam ser necessários fundamentos da Neurociência da Drª Elvira Souza Lima e como se dá a construção do conhecimento nos ciclos de  vida. No 1.2.2. O significado do Tempo e do Espaço: superação das fases intra-ciclos, sugerimos a necessidade do aprofundamento das concepções do tempo e do espaço no desenvolvimento humano. No texto 1.2.3. A negação da retenção/repetência neste item observamos que não há necessidade de alteração pois atende perfeitamente  a concepção proposta.





No dia 26/10 iniciamos a reestruturação dos textos com as possibilidades de alterações acima descritas. Após leitura reflexiva e dialética optamos por uma linha metodológica de reelaborar o texto mantendo a essência da proposta.Essa foi uma preocupação constante:o respeito ao texto original do dia 01/09, ainda que tenhamos recebido as versões dos dias 16/09, 12/10 e  26/10.Dessa forma destacamos na cor azul a reestruração dos parágrafos e/ou palavras e termos  e na cor vermelha as substituições  parágrafo em relação ao espaço. Nesse movimento, utilizamos diversos materiais entre eles: legislação,(LDB, 262),parecer e autores como; Elvira, Arroyo e Freitas.
Ao sistematizar a reestruturação  da parte 1 enviamos o texto com as devidas marcações, via e-mail , para a prof Cristina, que nos reenviou com as alterações feitas pelo Prof Éderson das concepções de   currículo para que fizéssemos a reestruturação dos itens 4.1 .1– Concepção de Conhecimento, 4.1.2 – Concepção de Aprendizagem,  e os demais itens que tratam do perfil dos alunos no 1º, 2º e 3º ciclos respectivamente.
No dia 27/10 no horário matutino  iniciamos a sistematização das atividades da Parte 4. A metodologia utilizada seguiu a mesma lógica da parte 1: o respeito a essência do texto original. Fizemos a leitura do item 4.1, concepção de currículo reestruturado pelo Prof Ederson para a partir daí construir significado da concepção de conhecimento tratada no item 4.1.1 e de aprendizagem 4.1.2, por  entendemos ser aspectos indissociáveis das concepções curriculares. Desse modo introduzimos a concepção de conhecimento conforme se apresenta o currículo reflexivo, flexível, dialético critico  e transformador tendo sua legitimidade no Projeto Político Pedagógico que é construído no coletivo, tem sua função e identidade social. Quanto ao item 4.1.3 durante a leitura observamos que a concepção de aprendizagem é discorrida especificamente no item 4.3, por isso optamos por imprimir no texto apenas a marca de prenuncio. No dia 28/10 no horário matutino reestruturamos o texto com as devidas alterações.Convém lembrar que para realizarmos essa reestruturação fizemos leitura de artigos, legislação, livros e monografias de vários pesquisadores. Neste mesmo dia a Prof. Pós doutoranda Jorcelina  Elisabeth da UFMT, consultora-mor da Seduc e do livro, fez a consultoria do livro. Inicialmente o horário matutino,  juntamente com os Profs Éderson que ficou responsável pelo capítulo 4 itens 4.1 e 4.3, cujo tema é Currículo e   a Prof Silvia – Cefapro de Rondonópolis que ficou com o capitulo 7 sobre gestão. Em seguida, no horário vespertino a Prof Cris que ficou com o cap 2, a Prof Alvarina cap 3, e por fim com a Prof Sara e Sueleide, cap 1 e parte do cap 4.
 De forma objetiva e clara, apresentamos a Prof Consultora as sugestões dos cap 1 e 4 justificando a inserção/substituição de parágrafos que fez alguns questionamentos de ordem conceitual. Por fim a prof compreendeu as nossas proposições , ficando assim de posteriormente submeter  a uma análise, mas que a principio, sinalizou que a reestruturação do texto fora significativa. No dia 29/10, no período matutino  A prof Sara e Sueleide contribuem no capitulo 3 que trata da estruturação dos Ciclos, com a Prof Alvarina, Gerente da Alfabetização - Seduc.  O capitulo 3 aborda a estrutura dos ciclos, Parte 3 – Estruturação dos Ciclos de Formação Humana: sinalizando novas orientações
3.1 O processo de estruturação dos Ciclos de Formação Humana
3.2 O processo de enturmação ( Alva)
3.2.1 A enturmação na escola inclusiva: necessidades educacionais especiais
3.3 O processo de escolarização no Ciclo de Formação Humana
3.3.1 Progressão Simples
3.3.2 Progressão Continua com Plano de Apoio / Intervenção Pedagógica
3.3.3 Progressão com Apoio Especializado
3.3.4 Progressão com Superação Idade/Ciclo

Essa estrutura foi reestruturada conforme a resolução 262/02 as orientações curriculares, o ensino de nove anos e a instrução normativa para atribuição de aulas 2011.

Finalizados os trabalhos no dia 29/10 as 14:00h retornamos a  Sinop.



                                                       Prof. Sueleide Alves Pereira

                                                          Cuiabá 29/10/2010

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