quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Atividades desenvolvidas no mês de novembro -2010 -Cefapro - Sara Cristina.

Agenda mês de novembro – Sara Cristina
Atividades no Cefapro dia 03 de novembro – Reunião com a equipe de pesquisadores do SEMPAC. Últimas orientações
 10 de novembro – SEMPAC
10 de novembro – Noturno – Palestrantes- Profª Esp. Sara Cristina Gomes Pereira e Profª Esp. Márcia Weber. “Experiências com os Projetos de Aprendizagem em Escolas do Polo do Cefapro de SinoP-MT.
11 de novembro – Estudo do Proinfantil- Professoras Simone e Sueleide – Teóricos:  Concepções de John Dewey e  Decroly. Matutino
A apresentação da Professora Simone em slides resgata alguns aspectos citados por Marcos Vinicius da Cunha (1994) e Anízio Teixeira sobre John Dewey, estudioso da educação entre os anos 1859 e 1952, com obras escritas em Inglês a partir de 1902 a 1938, vários questionamentos foram levantados como: Quando de fato aconteceu a ruptura da escola Tradicional para a escola Nova e o que de fato DEWEY chamou de escola nova? Já a professora Sueleide falou um pouco sobre Decroly, autor também em finais do século dezenove e século XX com concepções também aderidas por algumas instituições de educação infantil. O objetivo do grupo de estudos do Proinfantil é o fortalecimento das ações dos profissionais  do Cefapro neste programa.
Estudo das Portarias no Cefapro.  Vespertino.
12 de Novembro-Trabalho com as cursistas do Proinfantil de Sinop-Mt.  Unidades 1, 2,3,4 do módulo III. Vespertino- Local Escola de Governo. Sinop.
Relatório Professora Sara Cristina. 10 de novembro - SEMPAC
“Seminário de projetos de Aprendizagem Cooperativa: Socialização de Experiências”.
O primeiro seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa, aconteceu no Anfiteatro da Unemat Campus de Sinop-MT. Nos três períodos, do dia 10 de novembro em Sinop-Mt; no período matutino após o credenciamento iniciaram os trabalhos da mesa 1 com o tema “Utilização das TICs nos Projetos de aprendizagem”, na mesa 2 o tema foi “Saúde e Qualidade de vida na Contemporaneidade”, após as apresentações das escolas foram feitas algumas observações sobre os temas trabalhados. No período Vespertino aconteceram apresentações de mais 2 mesas com os temas “Educação Ambiental no Contexto Escolar” e “Projetos de Aprendizagem: Diversas Experiências”, logo após as apresentações também foram feitas algumas observações sobre o tema. O período noturno Tinha a temática: Projetos de Aprendizagem Contextualizados nas Práticas Escolares. Este período iniciou-se com 2 apresentações culturais e em seguida Foram sendo apresentadas as palestras com os Temas: Experiências com os Projetos de Aprendizagem em escolas do Polo/Cefapro de Sinop. Projeto de aprendizagem como possibilidade metodológica na Escola de Formação Humana e a Pesquisa cientifica como interlocução teórico-prático entre Ensino Superior e Educação Básica. Após as perguntas à mesa de palestrantes encerramos as atividades deste magnífico Seminário. Destaco como muito importante esta interlocução Ensino Superior Formação Continuada e escolas de Educação Básica em um mesmo evento. A quebra de paradigmas aqui estabelecida alicerçará certamente novas  ações em todas as esferas da educação neste Polo.
O objetivo do Seminário foi socializar os projetos organizados, sistematizados e desenvolvidos pelas unidades escolares que participam do projeto de Pesquisa “Formação Docente em Contexto Interativo: processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas da UNEMAT/CEFAPRO de Sinop. Esta socialização possibilitou uma reflexão dessa alternativa metodológica indicada para a educação Básica no Estado de Mato Grosso. Público alvo, Profissionais e estudantes da Educação Básica.

13 de novembro – Avaliação de recuperação Proinfantil/ Trabalho com as cursistas de Sinop-Mt. Unidades 7 e 8 do módulo III de Linguagens e Códigos. Matutino. Local Escola de Governo em Sinop.
16 de novembro – Jornada Mensal PROINFANTIL. Trabalho com os Tutores do Polo. Dúvidas sobre as unidades 5, 6,7,8 do  módulo III  de Linguagens e Códigos - Material do Proinfantil.

22, 23, 24, 25, 26 – Formação do PROINFANTIL em Cuiabá.
21, 22, 23,24 – SEMIEDU em CUIABÁ.  Apresentação do Artigo Aprovado.




Nenhum comentário: