quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grupo de Estudos do Programa Proinfantil- Atividade desenvolvida pela Professora Sara Cristina


  
 Grupo de Estudo do Programa PROINFANTIL


    No dia 17/11/2010, aconteceu nas dependências do Cefapro/Sinop, o encontro do Grupo de estudos do Proinfantil. Participaram do encontro  a Coordenadora Pedagógica Profª Sueli Brito e os professores formadores: José Paulo, Rozilene Costa Batista, Sueleide Alves da Silva Pereira, Sara Cristina Gomes Pereira e Antonio Ramos Faria.O Profº Ivonei Andrioni não estava presente porque está em formação(Cuiabá) e  o Profº Reginaldo da Costa Vieira porque está em Sorriso em evento de sua área de atuação. A Profª Sueleide deu inicio às atividades desejando bons estudos aos professores. Em seguida, lembrou que para este encontro ficou acordado, conforme agenda previamente definida que as professoras Sueli Brito e Sara Cristina seriam as responsáveis pela mediação, junto aos professores formadores, dos fundamentos de Celéstine Freinet, Levi Vygostky e Henry Wallon respectivamente. A Profª Sueli Brito solicitou uma nova agenda para a mediação dos seus estudos, pois sistematizará a apresentação em slides, ficando a sua apresentação para o próximo encontro no dia 03/12/010 no horário matutino. A Profª. Sara Cristina deu inicio aos estudos apresentando a sistematização da metodologia desenvolvida em 3 momentos:

1.Apresentação dos objetivos dos estudos dos Fundamentos de Levy Vygostky: Conhecer as concepções básicas do desenvolvimento humano e os estudos sobre a interação como recurso básico para o desenvolvimento da capacidade infantil de pensar,resolver problemas e  se perceber como pessoa singular. Na seqüência a professora fez um breve relato da vida do autor,no contexto histórico.

2.Formação de 2 grupos para leitura coletiva dos fundamentos constantes nos Livros de Estudos do Proinfantil, módulo II, Unidade 1(págs 30 à 41) e 2 ,(págs 20 à 25)para leitura e  sistematização dos pontos principais; 3. Por fim, socialização da proposta teório-prática dos grupos considerando  os aspectos  relevantes  presentes nos fundamentos de Levy Vygostky.

3. Por fim, socialização dos grupos, onde os professores apresentaram a sistematização do grupo. O grupo unidade 1, formado pelo(a)s Profs Sara Cristina, Sueleide Alves e José Paulo,destacou    como a criança aprende e se apropria das formas de pensar e dos conhecimentos existentes na sociedade na perspectiva  sócio-interacionista: do ponto de vista sócio-afetivo, sócio-motor , simbólico e cognitivo e a importância  do professor na mediação desse processo.  O grupo 2,formdo pelo(a)s Profs Simone Naedzold, Antonio Ramos Faria e Rozilene Costa Batista,  destacou a proposta teórica de Vygostky: nível de desenvolvimento potencial, proximal e Real, referentes ao que a criança faz com ajuda, as possibilidades de aprender e o  que a criança faz sozinha. Que a imitação é importante, pois constituem as representações  estabelecidas nas relações sociais.
       Os professores enfatizaram que conceitos não desenvolvidos na infância podem refletir de forma significativa na vida adulta.  Para finalizar a Profª Sara Cristina sugeriu ao professor mediador dos estudos de Piaget (sócio-construtivismo), estabelecer relação com os fundamentos sócio-interacionismo de Levy Vygostky. Também ficou definido que no próximo encontro (03/12), haverá leitura compartilhada dos fundamentos de Henry Wallon.
 Dando prosseguimento a Coordenadora Sueli Brito, distribuiu as funções do Professor formador do Proinfantil, onde os professores fizeram a leitura. Emseguida a equipe iniciou a elaboração do Plano de Ação do módulo III do Proinfantil: Objetivos e justificativa. No horário vespertino os professores Antonio Ramos de Faria, Rozilene Batista, Sueli Brito e Sueleide Alves da Silva Pereira deram continuidade a atividades da Elaboração do Plano de Ação: Especificação da parte pedagógica e administrativa, acompanhamento e avaliação.


                                                                                         
                                                                                           Equipe Proinfantil.
                                                                                               18/11/2010


                                                                                
                                                                               
                                                     
                                                                     



Nenhum comentário: