terça-feira, 7 de junho de 2011

Capacidades- Linguagens Códigos e Suas Tecnologias.

I CICLO - LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL
EA 1 - Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 - Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 - Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

I CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE

C 1: Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.

C 2: Ler, compreender e construir diferentes textos.

C 3: Codificar e decodificar linguagens.

C 4: Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.

C 5: Vivenciar as diversas práticas de linguagens

C 6: Compreender as manifestações das linguagens

C 7: Valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens


I CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA

D 1 - Expressa-se considerando as condições de produção e recepção;
D2 - Compreende e valoriza os diversos usos da língua;
D3 - Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos;
D4 - Compreende o corpo em movimento;
D5 - Reconhece os diferentes significados das práticas corporais;
D6 - Aprecia, lê e expressa-se por meio das Artes
D7 - Reconhece a função social da linguagem escrita;
D8 - Constrói e reconstrói hipóteses leitoras a partir de conhecimentos prévios;
D9 - Levanta hipóteses sobre informações explícitas e implícitas;
D10 - Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens;
D11 - Desenvolve potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas;
D12 - Constrói sistema sígnicos de representações e expressões;
D13 - Apropria-se da natureza do sistema alfabético da escrita;
D14 - Escreve alfabeticamente;
D15 - Reconhece o seu processo de evolução da linguagem escrita;
D16 - Faz uso das capacidades necessárias para a leitura e escrita;
D17 - Conhece e faz uso de técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes.
D18 Cria desenhos e faz releituras de obras de Artes
D19 Lê e produz textos, considerando as condições de produção, circulação e recepção;
D20 Posiciona-se criticamente diante de textos;
D21 Sente-se seguro para criar e expressar-se por meio das diferentes linguagens;
D22 Utiliza diferentes linguagens (visuais, teatro, dança e música) como forma de expressão;
D23 Planeja, com ajuda, o texto a ser escrito;
D24 Revisa e re-elabora, com ajuda, os próprios textos;
D25 Vivencia o processo criativo por meio de diversos suportes das linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros);
D26 Compreende e valoriza as diferentes variedades linguísticas;
D27 Respeita os diferentes modos de falar;
D28 Compreende os processos históricos artísticos /culturais;
D29 Valoriza os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
D30 Expressa-se oralmente manifestando as linguagens do seu cotidiano
D31 Vivencia e Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano.
D32 Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.


II CICLO - LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL

EA 1 Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 Formação sociocultural nas diferentes linguagens.


II CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE

C1 Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação

C2 Ler, compreender e construir diferentes textos

C3 Codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens

C4 Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação

C5 Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação

C6 Ressignificar as diversas práticas de linguagens

C7 Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens


II CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA

D1 Expõe opiniões e apresenta argumentos em situações dialógicas
D2 Conhece formas artísticas culturais em seus diferentes produtos/obras/manifestações nas linguagens
D3 Aprecia, lê, expressa e cria produções artísticas
D4 Concebe a arte como expressão e comunicação entre sujeitos
D5 Reconhece-se enquanto sujeito integrante de sua cultura
D6 Percebe o encadeamento lógico em textos escritos
D7 Reconhece os objetivos, finalidades e uso social da leitura.
D8 Estabelece relações de intertextualidade.
D9 Escreve textos seguindo as convenções gráficas
D10 Planeja o texto a ser escrito, considerando o assunto central, seus tópicos e subtópicos
D11 Utiliza as hipóteses na construção da escrita, adequando-as às informações que recebe na interação com o contexto
D12 Compreende a estrutura/funções do modo de representação da escrita
D13 Desenvolve, correlaciona e (re)significa sistema sígnicos de representações e expressões.
D14 Desenvolve as potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas na natureza e cultura.
D15 Percebe a produção cultural local e universal como a produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas.
D16 Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/fruidor/aprendiz.
D17 Usa a variedade linguística apropriada à situação de produção e de circulação
D18 Revisa e re-elabora os próprios textos, considerando o gênero, o objetivo, o leitor, o suporte e o contexto de circulação
D19 Distingue os diversos recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação.
D20 Conhece e valoriza os usos e funções sociais da escrita,
D21 Progride nos saberes sensíveis, inventivos, técnicos, representacionais, expressivos/comunicativos e reflexivo.
D22 Conhece e reconhece as formas culturais, variedade de produtos, obras de arte, assim como produtores apreciadores, numa perspectiva histórica das obras/artistas e os modos de comunicação/publicação/uso da arte.
D23 Aprecia e ressignifica as diferentes manifestações artísticas e culturais
D24 Reconhece e se apropria dos elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes
D25 Experiencia o processo criativo por meio de diversos suportes nas linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros)
D26 Vivencia os diferentes efeitos de sentido pelos diferentes usos das linguagens
D27 Reconhece os discursos construídos pelas/ nas linguagens
D28 Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano.
D29 Amplia a compreensão dos processos históricos artísticos /culturais
D30 Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.
III CICLO – LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL
EA 1 - Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 - Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 - Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

III CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE
C 1 - Compreender e utilizar as linguagens
C 2 - Ler, compreender e construir diferentes textos, considerando as condições de produção, recepção e circulação.
C 3 - Codificar, decodificar e ressignificar sistemas das diferentes linguagens
C 4 - Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação
C 5 - Vivenciar e ressignificar as diversas práticas de linguagens
C 6 - Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens
C 7 - Reconhecer-se enquanto sujeito constituído pelas e nas diversidades.

III CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA
D1 Reconhece a arte como produção histórica cultural da humanidade, respeitando sua diversidade.
D2 Reconhece o corpo em todas as suas dimensões.
D3 Usufrui do corpo enquanto movimento
D4 Conscientiza-se do corpo e de suas possibilidades de movimento.
D5 Reconhece as manifestações corporais sistematizadas.
D6 Produz significado por meio das manifestações corporais.
D7 Respeita e ressignifica as práticas corporais.
D8 Vivencia com autonomia as possibilidades de movimentos (Arte: fotografia, .
D9 Estabelece relações apropriando-se dos diferentes significados das práticas corporais.
D10 Amplia os conhecimentos relacionados ao corpo e às suas possibilidades de movimento.
D11 Associa palavras e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
D12 Expressa-se usando pronúncia e entonação apropriadas em LEM;
D13 Entende, avalia e responde a instruções ligadas a situações de sala de aula.
D14 Compreende regra e instruções (manuais, rótulos) em língua portuguesa e em LEM (arte: fotografia, pinhole)
D15 Entende as informações em situações informais em LEM.
D16 Compreende a linguagem como meio privilegiado de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para sua formação, bem como produzi-los sempre que necessário.
D17 Articula informações textuais e conhecimentos prévios.
D18 Reconhece-se como sujeito leitor e produtor de textos.
D19 Faz uso proficiente da língua escrita e falada.
D20 Valoriza a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
D21 Usa os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
D22 Relaciona a produção cultural local e universal em sua produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas.
D23 Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/ fruidor/aprendiz.
D24 Amplia os conhecimentos sobre as possibilidades de movimento.
D25 Usufrui conscientemente das práticas corporais.
D26 Inventa e reinventa novas práticas corporais de forma crítica e reflexiva.
D27 Constrói novas possibilidades para a resolução de problemas relacionados ao movimento pertinente às práticas corporais.
D28 Relaciona imagem ao texto em LEM.
D29 Seleciona palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
D30 Aprecia texto literário escrito em Língua Estrangeira ou Língua Portuguesa.
D31 Distingue os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação.
D32 Produz textos respeitando as características do gênero a ser escrito: o tratamento do tema, a composição e o estilo.
D33 Reconhece diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos do mesmo tema, em função das condições de produção e recepção.

D34 Infere informações explícitas e implícitas.
D35 Identifica as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D36 Cria novas formas de representações de sistema sígnicos ao desconstruir e reconstruir o fazer artístico.
D37 Vivencia os gestos que caracterizam cada elemento da Cultura Corporal de Movimento (dança, jogos, lutas, esportes, ginástica, conhecimento sobre o corpo).
D38 Reinventa, a partir das práticas vivenciadas, novos gestos motores.
D39 Reconhece os valores culturais representados em outras línguas e suas relações com a língua portuguesa.
D40 Lê, de maneira autônoma, textos de gêneros variados.
D41 Identifica o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos linguísticos.
D42 Estabelece relação entre o texto verbal e recursos gráfico-visuais.
D43 Identifica a finalidade de um texto.

D44 Reconhece as nuances de sentido que o emprego de palavras com propriedades semânticas aproximadas provocam no contexto, observando a adequação aos objetivos do autor.
D45 Utiliza os conceitos e procedimentos constituídos na prática de análise linguística.
D46 Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura.
D47 Percebe o valor dos sinais de pontuação para a obtenção dos efeitos de sentido pretendidos.
D48 Apropria-se dos instrumentos de natureza procedimental e conceitual necessários para a análise e reflexão linguística.
D49 Cria produtos artísticos contextualizados com a sua realidade.
D50 Considera a influência das mídias na produção artística estética e poética.
D51Cria novos movimentos para as práticas vivenciadas, até mesmo novas práticas.

D52 Aprofunda conceitualmente os conhecimentos relacionados a Cultura Corporal de Movimento.
D53 Organiza momentos para a realização de práticas corporais dos elementos da Cultura Corporal de Movimento (jogos, lutas, danças, esportes, ginásticas).
D54 Infere o efeito de humor ou ironia em textos.
D55 Identifica recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas.
D56 Identifica diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes gêneros discursivos.
D57 Planeja o discurso oral levando em consideração as condições de produção, circulação e recepção.
D58 Reflete sobre o emprego dos recursos linguísticos/ gramaticais adequados à produção dos gêneros solicitados.

D59 Seleciona procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos, interesses e gêneros.
D60 Conhece e usa a língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
D61 Aprofunda os saberes artísticos/estéticos produzidos historicamente e na atualidade nas diversas linguagens.
D62 Apropria-se dos meios tecnológicos para a construção do conhecimento em artes.
D63 Adota atitudes de valorização das diferentes culturas.
D64 Reconhece a significância da Cultura Corporal de Movimento para a construção das diferentes identidades culturais.
D65 Conhece o processo histórico da arte, reconhecendo as soluções estéticas encontradas pela humanidade nas produções artísticas.
D66 Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens.
D67 Entende uma proposta de produção textual, atendo-se à temática na construção de seu texto.
D68 Monitora a própria escrita durante a produção de texto e revisa os próprios textos.
D69 Reconhece e apropria-se das diversas manifestações artísticas e estéticas da cultura, regional, nacional e global.
D70 Amplia a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador.
D71 Adere ou recusa as posições ideológicas sustentadas no discurso do outro.
D72 Reconhece e atribui sentido aos recursos semânticos expressivos em textos.
D73 Entende os gêneros literários como uma manifestação artística do ser humano.
D74 Seleciona textos segundo seu interesse e necessidade.
D75 Conhece, reconhece e (re)significa as formas culturais, variedade de produtos, obras de arte, assim como produtores apreciadores, numa perspectiva histórica das obras/artistas e os modos de comunicação/publicação/uso da arte.
D76 Amplia os conceitos dos elementos da Cultura Corporal de Movimento;
D77 Pratica os elementos da Cultura Corporal de Movimento com consciência técnica.
D78 Resolve com consciência os desafios motores surgidos a partir das práticas corporais.
D79 Compreende características culturais, finalidade e estrutura de diferentes tipos de músicas e gêneros literários.
D80 Lê, frui, contextualiza e cria em diferentes suportes artísticos.
D81 Reorganiza taticamente as práticas corporais quando necessário.
D82 Aprimora tecnicamente o movimento para uma melhor prática corporal.
D83 Reconhece a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguisticamente válidas.
D84 Conhece e respeita as diferentes variedades linguísticas.
D85 Conhece e analisa criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos.
D86 Lida com os registros variados dos textos encontrados na sociedade, principalmente com aqueles mais formais.
D87 Reconhece a necessidade de dominar a norma-padrão, que representa a variedade linguística socialmente prestigiada.

.

Nenhum comentário: