Área das Ciências da Natureza e Matemática – 1º Ciclo
EIXOS ARTICULADORES
EA 1 Representação e comunicação
EA 2 Investigação e compreensão
EA 3 Contextualização sócio-cultural
CAPACIDADES
CAPACIDADES –
1.Identificar, ler, interpretar e utilizar em forma oral e escrita: símbolos, códigos e nomenclaturas científicas
2.Conhecer, escrever, representar e argumentar os conhecimentos científicos na sua construção como ser social.
3.Investigar em dada situação- problema as informações relevantes construindo estratégias para resolvê-las.
4.Identificar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas.
5.Selecionar e utilizar instrumentos de mediação e de cálculo, representar dados numéricos e algumas formas geométricas, utilizar escalas, levantar hipóteses e comparar resultado
6.Realizar experimentos simples com materiais e objetos no/do ambiente para investigar alguns fenômenos naturais e relatá-los.
7.Interagir e trabalhar de forma coletiva, possibilitando a percepção de forma crítica do mundo em constante transformação.
8.Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
9.Conhecer e utilizar algumas tecnologias, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana e seus impactos na vida social.
10.Relacionar-se socialmente, respeitando a diversidade cultural, social, sexual.
11.Conhecer algumas noções de saúde corporal/ambiental.
12.Construir noções e alguns conceitos interativos de Ciência e Tecnologia contextualizada nas relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza.
DESCRITORES
DESCRITORES –
1. Realizar diferentes agrupamentos e reagrupamentos na contagem e nas operações fundamentais.
2.Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal (agrupamentos, trocas na base 10 e o princípio do valor posicional).
3.Interpretar e produzir escritas numéricas de acordo com as regras e símbolos do Sistema de Numeração Decimal.
4.Comparar quantidades por meio de processos numéricos ou geométricos.
5.Calcular o resultado das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.
6.Utilizar em cálculos a composição e decomposição de números naturais em parcelas, fatores ou em diversas ordens (unidade, dezena, centena).
7.Comunicar, registrar e inter-relacionar noções de natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.
8.Contar e registrar quantidades de objetos de coleções utilizando-se de estratégias próprias.
9.Identificar e representar algumas unidades de medidas de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área e volume.
10.Identificar e representar algumas formas geométricas.
11.Conhecer os diferentes significados da adição ou subtração, multiplicação e divisão nas situações-problemas com o uso de estratégias pessoais e de técnicas convencionais ou não convencionais.
12.Reconhecer regularidades e padrões em diferentes situações problemas.
13.Observar e Identificar no ambiente natural e modificado – alguns aspectos dos fenômenos e recursos naturais: água, ar, solo, calor e luz solar.
14.Comparar grandezas padronizadas e não padronizadas utilizando algumas unidades de medidas.
15.Identificar operações adequadas para resolver uma dada situação problema (adição, subtração e/ou multiplicação e divisão).
16.Resolver situações problemas que envolvam a construção de algoritmo para o cálculo de resultados das operações fundamentais com números naturais.
17.Utilizar a tecnologia como meio de investigação de alguns conhecimentos científicos e matemáticos.
18.Identificar, organizar, interpretar e elaborar listas, tabelas e gráficos simples, a partir de situações problema e/ou informações pessoais.
19.Distinguir e classificar figuras planas e sólidos geométricos (poliedros – prismas e pirâmides; corpos redondos – cones, cilindros e esferas) em coleções.
20.Identificar e relacionar medidas de tempo (hora, dia, semana, mês e ano), utilizando relógio e calendário, compreendendo alguns fenômenos naturais (dia/noite, estações do ano, ciclos de vida, entre outros).
21.Reconhecer e utilizar em situações- problema, as unidades usuais de medidas: tempo, sistema monetário, comprimento e massa.
22.Conhecer os modos de produção artesanal e industrial evidenciando a necessidade racional de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.
23.Desenvolver noções de consumo racional adotando hábitos de conservação e preservação do meio ambiente e dos sistemas vivos.
24.Perceber a ciência e a tecnologia como meio de apropriação de alguns conhecimentos científicos e matemáticos para compreender as relações humanas, ambientais e sociais.
25.Compreender a saúde pessoal, social e ambiental, como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
26.Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço.
27.Reconhecer em diferentes contextos cotidianos e históricos os números naturais.
28.Reconhecer e valorizar a importância do relacionamento interpessoal, respeitando a diversidade cultural, social e sexual.
29.Valorizar o próprio corpo e os cuidados necessários a manutenção da saúde corporal/ ambiental.
30.Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo benefícios e riscos a vida e ao ambiente.
31.Conhecer, perceber e identificar as consequências das ações humanas na natureza quando estas interferem no seu equilíbrio.
Área das Ciências da Natureza e Matemática – 2º Ciclo
EIXO ARTICULADOR
EIXOS ARTICULADORES
EA 1 Representação e comunicação
EA 2 Investigação e compreensão
EA 3 Contextualização sócio-cultural
CAPACIDADES
CAPACIDADES
1.Utilizar e Interpretar na forma oral e escrita: símbolos, códigos e nomenclaturas científicas.
2.Ler, identificar, interpretar e representar formas geométricas.
3.Ampliar e ressignificar as noções construídas dos conhecimentos científicos, associando-os à energia, à matéria, às transformações, ao espaço, ao tempo, aos sistemas, ao equilíbrio e à vida.
4.Ler, interpretar em situações-problema informações veiculadas em: imagens, tabelas, gráficos e mapas.
5.Identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações- problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.
6.Investigar e compreender situações- problema, construindo estratégias para resolvê-las.
7.Caracterizar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas.
8.Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados numéricos e formas geométricas, utilizar escalas, levantar hipóteses e comparar resultados.
9.Realizar experimentos com materiais e objetos no/do ambiente para investigar alguns fenômenos naturais e descrevê-los.
10.Integrar e sistematizar fenômenos e teorias científicas articulando os diferentes conhecimentos e saberes.
11.Conhecer e perceber as características em acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.
12.Conhecer, localizar e perceber a terra como parte de um sistema planetário.
13.Conhecer algumas noções de ecologia.
14.Conhecer e aplicar noções básicas de saúde.
15.Interagir e trabalhar coletivamente, possibilitando a percepção de forma crítica do mundo em constante transformação, selecionando e organizando conhecimentos.
16.Compreender e explorar o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
17.Perceber e respeitar a diversidade cultural, social, sexual, saúde corporal/ambiental e direitos humanos reconhecendo-se como sujeito integrante do meio.
18.Ampliar os conceitos interativos de Ciência e Tecnologia contextualizada nas relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza.
19.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o universo despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens e a origem do universo.
20.Reconhecer em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.
DESCRITORES
DESCRITORES –
1.Representar, identificar e esboçar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
2.Ler, interpretar e resolver situações-problema a partir de informações veiculadas em imagens, tabelas, gráficos e mapas.
3.Comunicar, registrar e inter-relacionar conhecimentos da natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.
4.Comparar, representar e descrever quantidades por meio de processos numéricos, geométricos e trigonométricos.
5.Manusear, com destreza, os instrumentos de medição e de desenho.
6.Reconhecer e construir formas geométricas a partir de simetria, pontos, segmentos ou planos que mudam de direção, gira, ou refletem, percebendo as relações com os fenômenos naturais.
7.Construir formas geométricas a partir das propriedades dos ângulos de um polígono regular utilizando softwares.
8.Ler, interpretar e utilizar informações e dados coletados por meio de fatos e fenômenos do cotidiano, bem como os apresentados em listas, diagramas, tabelas, gráficos, na resolução de situações-problema.
9.Recolher dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organização, e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos.
10.Identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
11.Resolver e representar situações-problema envolvendo números Reais e as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e suas propriedades.
12.Utilizar os recursos tecnológicos como instrumento de pesquisa, produção e comunicação do conhecimento científico.
13.Perceber a Terra enquanto componente do sistema planetário, sua dimensionalidade frente ao Universo e sua localização espacial e temporal.
14.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o Universo, despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens.
15.Perceber a inter-relação entre o ser humano e o Universo
16.Conhecer, caracterizar e compreender a diversidade biológica e variabilidade genética existente no planeta, enfatizando os ecossistemas.
17.Perceber a influência da genética na biotecnologia e seus impactos
18.Identificar modelos atômicos e transformações no âmbito da matéria e energia.
19.Conhecer, construir e utilizar os conceitos de pontos de referência, deslocamento, energia, matéria e substância.
20.Identificar no cotidiano com a interface dos referenciais de deslocamento, energia, matéria e substância.
21.Utilizar os diferentes agrupamentos e reagrupamentos, na contagem e nas operações fundamentais, e ampliar os conhecimentos de potenciação e radiciação.
22.Identificar e compreender conceitos de movimento, energia, matéria e substância em situações cotidianas, construindo estratégias para resolvê-las.
23.Identificar, compreender e caracterizar a matéria, substâncias e misturas e suas transformações físico-químico-biológicas.
24.Realizar pesquisa utilizando-se do “método científico”, levantando hipóteses e comparando resultados.
25.Selecionar e utilizar instrumentos de medida de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área, volume e de cálculo, relacionando-os às escalas.
26.Representar dados numéricos e formas geométricas.
27.Compreender e utilizar adequadamente os instrumentos de medida e de cálculo.
28.Identificar, distinguir, descrever e ampliar a construção das diferentes figuras planas e espaciais, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
29.Compreender a organização dos sistemas vivos a partir das inter-relações, evidenciando as ações antrópicas.
30.Compreender e identificar as consequências das ações humanas nas inter-relações entre os sistemas vivos como condição essencial ao equilíbrio e a manutenção da vida.
31.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas vivos, principalmente do corpo humano.
32.Compreender o funcionamento e os cuidados com o próprio corpo.
33.Argumentar e posicionar-se criticamente, utilizando a tecnologia como meio de investigação em relação a temas científicos e matemáticos.
34.Identificar e utilizar, em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.
35.Utilizar a ciência e a tecnologia para a construção de conhecimentos científicos, nas relações humanas, ambientais e sociais.
36.Compreender que os papéis de gênero são resultados de construções socioculturais.
37.Compreender que a orientação sexual é resultado de fatores psicológicos, genéticos, sociais e culturais sendo, portanto, imprescindível respeitá-la enquanto direito humano.
38.Compreender a origem histórico-geográfico das diversas culturas e etnias que compõem a sociedade e respeitá-las.
39.Reconhecer e diferenciar modos de produção artesanal e industrial, evidenciando a necessidade solidária de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.
40.Compreender que a qualidade de vida é oriunda de um ambiente limpo e saudável e as alterações, que nele ocorram, causam impacto direto na vida das pessoas.
41.Compreender e identificar as ações de higiene pessoal, social e ambiental indispensáveis à promoção da saúde.
42.Compreender, identificar e comparar as diversas endemias presentes em cada região.
43.Identificar e compreender a influência dos hábitos e costumes culturais na saúde da sociedade.
44.Identificar os elementos matemáticos e científicos presentes nos instrumentos tecnológicos do dia-a-dia.
45.Utilizar conscientemente os instrumentos científicos e tecnológicos, compreendendo que foram construídos por meio de conhecimentos acumulados coletivamente pela sociedade.
46.Identificar na mudança dos hábitos e costumes os conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos construídos no processo de aprendizagem.
Área das Ciências da Natureza e Matemática – 3º Ciclo
EIXOS ARTICULADORES
EA 1 Representação e comunicação
EA 2 Investigação e compreensão
EA 3 Contextualização sócio-cultural
CAPACIDADES
CAPACIDADES –
1.Relatar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos, utilizando da comunicação oral e escrita de forma a interpretar e compreender o uso de símbolos, códigos e nomenclaturas científicas.
2.Identificar, compreender, relacionar e utilizar as representações geométricas e trigonométricas no cotidiano.
3.Utilizar recursos estatísticos e probabilísticos, prevendo e identificando características de acontecimentos a partir de situações-problema.
4.Ler, compreender e explorar a disposição dos números Reais na reta numérica.
5.Recursos Tecnológicos
6.Construir os primeiros conceitos relacionados às teorias da origem e da evolução do universo e da vida.
7.Conhecer noções básicas de genética
8.Conhecer e construir os primeiros conceitos relacionados à energia, ao movimento, à matéria e à substância.
9.Identificar, compreender e resolver situações-problema envolvendo os números Reais.
10.Investigar, Identificar, caracterizar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas, relacionando com as situações cotidianas, percebendo as noções fundamentais da matéria e energia e as suas transformações.
11.Construir os primeiros conceitos de investigação científica, utilizando o “método científico”.
12.Compreender, utilizar e representar sistemas e instrumentos de medida e de cálculo, dados numéricos, formas geométricas, escalas, levantando hipóteses e comparando resultados.
13.Compreender a dinâmica da manutenção dos sistemas vivos e suas relações com os fenômenos naturais, evidenciando a interdependência destes, o todo dinâmico e suas suscetibilidades.
14.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas anátomofisiológico, relacionando com a qualidade de vida.
15.Relacionar, compreender e explorar o conhecimento científico e a tecnologia, como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social, elaborando juízo sobre riscos e benefícios sobre o ambiente.
16.Compreender e respeitar a diversidade: cultural, social e sexual, enquanto direito humano, reconhecendo-se como sujeito integrante do meio.
17.Compreender e identificar que a saúde corporal e ambiental influencia na qualidade de vida.
18.Identificar, compreender e explorar os conhecimentos científicos e tecnológicos presentes no cotidiano.
DESCRITORES
DESCRITORES –
1.Representar, identificar e esboçar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
2.Ler, interpretar e resolver situações-problema a partir de informações veiculadas em imagens, tabelas, gráficos e mapas.
3.Comunicar, registrar e inter-relacionar conhecimentos da natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.
4.Comparar, representar e descrever quantidades por meio de processos numéricos, geométricos e trigonométricos.
5.Manusear, com destreza, os instrumentos de medição e de desenho.
6.Reconhecer e construir formas geométricas a partir de simetria, pontos, segmentos ou planos que mudam de direção, gira, ou refletem, percebendo as relações com os fenômenos naturais.
7.Construir formas geométricas a partir das propriedades dos ângulos de um polígono regular utilizando softwares.
8.Ler, interpretar e utilizar informações e dados coletados por meio de fatos e fenômenos do cotidiano, bem como os apresentados em listas, diagramas, tabelas, gráficos, na resolução de situações-problema.
9.Recolher dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organização, e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos.
10.Identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
11.Resolver e representar situações-problema envolvendo números Reais e as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e suas propriedades.
12.Utilizar os recursos tecnológicos como instrumento de pesquisa, produção e comunicação do conhecimento científico.
13.Perceber a Terra enquanto componente do sistema planetário, sua dimensionalidade frente ao Universo e sua localização espacial e temporal.
14.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o Universo, despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens.
15.Perceber a inter-relação entre o ser humano e o Universo
16.Conhecer, caracterizar e compreender a diversidade biológica e variabilidade genética existente no planeta, enfatizando os ecossistemas.
17.Perceber a influência da genética na biotecnologia e seus impactos
18.Identificar modelos atômicos e transformações no âmbito da matéria e energia.
19.Conhecer, construir e utilizar os conceitos de pontos de referência, deslocamento, energia, matéria e substância.
20.Identificar no cotidiano com a interface dos referenciais de deslocamento, energia, matéria e substância.
21.Utilizar os diferentes agrupamentos e reagrupamentos, na contagem e nas operações fundamentais, e ampliar os conhecimentos de potenciação e radiciação.
22.Identificar e compreender conceitos de movimento, energia, matéria e substância em situações cotidianas, construindo estratégias para resolvê-las.
23.Identificar, compreender e caracterizar a matéria, substâncias e misturas e suas transformações físico-químico-biológicas.
24.Realizar pesquisa utilizando-se do “método científico”, levantando hipóteses e comparando resultados.
25.Selecionar e utilizar instrumentos de medida de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área, volume e de cálculo, relacionando-os às escalas.
26.Representar dados numéricos e formas geométricas.
27.Compreender e utilizar adequadamente os instrumentos de medida e de cálculo.
28.Identificar, distinguir, descrever e ampliar a construção das diferentes figuras planas e espaciais, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
29.Compreender a organização dos sistemas vivos a partir das inter-relações, evidenciando as ações antrópicas.
30.Compreender e identificar as consequências das ações humanas nas inter-relações entre os sistemas vivos como condição essencial ao equilíbrio e a manutenção da vida.
31.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas vivos, principalmente do corpo humano.
32.Compreender o funcionamento e os cuidados com o próprio corpo.
33.Argumentar e posicionar-se criticamente, utilizando a tecnologia como meio de investigação em relação a temas científicos e matemáticos.
34.Identificar e utilizar, em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.
35.Utilizar a ciência e a tecnologia para a construção de conhecimentos científicos, nas relações humanas, ambientais e sociais.
36.Compreender que os papéis de gênero são resultados de construções socioculturais.
37.Compreender que a orientação sexual é resultado de fatores psicológicos, genéticos, sociais e culturais sendo, portanto, imprescindível respeitá-la enquanto direito humano.
38.Compreender a origem histórico-geográfico das diversas culturas e etnias que compõem a sociedade e respeitá-las.
39.Reconhecer e diferenciar modos de produção artesanal e industrial, evidenciando a necessidade solidária de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.
40.Compreender que a qualidade de vida é oriunda de um ambiente limpo e saudável e as alterações, que nele ocorram, causam impacto direto na vida das pessoas.
41.
42.Compreender e identificar as ações de higiene pessoal, social e ambiental indispensáveis à promoção da saúde.
43.Compreender, identificar e comparar as diversas endemias presentes em cada região.
44.Identificar e compreender a influência dos hábitos e costumes culturais na saúde da sociedade.
45.Identificar os elementos matemáticos e científicos presentes nos instrumentos tecnológicos do dia-a-dia.
46.Utilizar conscientemente os instrumentos científicos e tecnológicos, compreendendo que foram construídos por meio de conhecimentos acumulados coletivamente pela sociedade.
47.Identificar na mudança dos hábitos e costumes os conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos construídos no processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário