terça-feira, 7 de junho de 2011

Capacidades - Ciências Humanas.

ÀREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
EIXOS ARTICULADORES
- 1º CICLO
EA 1 Cultura e Diversidade
EA 2 Identidade
EA 3 Temporalidade e espacialidade
EA 4 Paisagem e Lugar
EA 5 Alfabetização cartográfica

CAPACIDADES - 1º CICLO
CAPACIDADES –
1.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diferentes grupos culturais e religiosos que compõem a sociedade

2.Compreender as manifestações culturais como elementos de construção da identidade.

3.Desenvolver/construir noções de ética e cidadania

4.Compreender a organização política da sociedade a partir de referenciais do contexto em que se insere.

5.Compreender as manifestações culturais e religiosas como conjunto de significado produzido pela ação do grupo social

6.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo noções de respeito às diferenças socioculturais e religiosas.

7.Compreender o tempo como construção individual e coletiva e sociocultural.

8.Estabelecer relações entre tempo, espaço geográfico e modos de vida.

9.Estabelecer relações temporais, buscando referenciar no tempo os acontecimentos individuais e coletivos.

10.Registrar acontecimentos

11.Reconhecer as relações existentes entre o mundo urbano, rural e rurbano, e as interações que a sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares;
12.Construir noções sobre o conceito de paisagem e lugar como elementos constituintes da identidade cultural (local e regional)
13.Compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo no meio ambiente como ação tanto do homem, como da natureza.
14.Identificar elementos constituintes da paisagem local e regional: relevo, hidrografia, vegetação, fauna, população, outros.
15.Conhecer as relações sociais municipais existentes entre o mundo urbano, rural e urbano.
16.Estabelecer relações topológicas elementares, localizando elementos no espaço geográfico a partir de diferentes pontos de referência.
17.Desenvolver noções de escala de mapa, lateralidade e localização no espaço geográfico.
18.Demonstrar noções espaciais topológicas, projetivas e euclidianas.

DESCRITORES - 1º CICLO

DESCRITORES –
1.Estabelecer relação, comparando semelhanças e diferenças, entre os sujeitos do seu grupo social de convívio, valorizando a identidade cultural e social;

2.Reconhecer e respeitar a diversidade de hábitos culturais vivenciados por sua turma;

3.Identificar, em imagens, populações tradicionais e elementos de sua cultura e conhecimento;

4.Perceber semelhanças e diferenças culturais entre sua comunidade e outras comunidades, reconhecendo e valorizando a identidade cultural e social;

5.Reconhecer e respeitar diferentes formas de organização das famílias;

6.Identificar bens materiais do patrimônio histórico-cultural, de sua cultura e de outros grupos;

7.Identificar, em imagens, pela forma de vestir e de se alimentar, diferenças culturais em cotidianos de crianças. religião, e demonstrar interesse em conhecer outras formas de religiosidade;
8.Demonstrar atitudes de respeito à expressão e à diversidade cultural religiosa no município e no Estado de Mato Grosso;

9.Interpretar diferentes manifestações culturais e religiosas por meio da leitura de: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, obras de arte, música, cinema, desenhos, gráficos e tabelas entre outros;

10.Respeitar e valorizar as diferenças culturais do povo brasileiro, principalmente as herdadas dos africanos e dos indígenas, em comentários e desenhos;


11.Identificar as brincadeiras preferidas e comparar com as brincadeiras de seus pais e familiares, fazendo a representação gráfica;

12.Estabelecer relação, comparando semelhanças e diferenças, entre os demais sujeitos sociais de convívio, expressando-se por meio da linguagem musical, gestual, corporal e oral;


13.Descrever situações que envolvem as relações espaço- temporais vivenciadas no cotidiano, estabelecendo idéias de ordem e sucessão;

14.Identificar modos de organização social, observando o tempo e espaço em que ocorrem;

15.Estabelecer aproximações entre as experiências vivenciadas e as experiências semelhantes, em outros tempos, em outros espaços e em outras culturas,

16.Representar oralmente ou por imagens os conhecimentos que tem sobre o lugar em que vive, sobre outros lugares e a relação entre eles;

17.Reconhecer instrumentos de marcação e datação do tempo, tais como calendários, relógio, linhas do tempo, e outros;

18.Observar, em sua própria comunidade, a permanência e mudança no cotidiano: ontem, hoje, amanhã, percebendo a duração das atividades rotineiras e reconhecendo os agentes dessas mudanças;

19.Relacionar-se com nomenclaturas próprias e com diferentes formas de marcação temporal, compreendendo outras dimensões culturais como tempo virtual e a idéia de simultaneidade;

20.Compreender os registros como instrumentos fundamentais na socialização da memória social e das diversas experiências humanas no tempo;

21.Iniciar-se na produção de registros de conteúdo histórico, em suas variadas formas, como textos escritos, desenhos, mapas, roteiros, fotografia etc.

22.Conhecer diferentes fontes históricas, de naturezas diversas e que se apresentem por meio de linguagens e mídias variadas, iniciando-se em sua leitura e interpretação.

23.Utilizar o próprio corpo como ponto ao explorar, conceitos como longe, perto, entre, ao lado, em cima, em baixo.

24.Reconhecer sua cidade e identificar seus traçados: ruas, viadutos, esquinas, avenidas, bairros, centro, sinais de trânsito, meios de transporte urbano;

25.Saber seu endereço e reconhecer a importância social da moradia;

26.Descrever elementos de paisagens urbanas, rurais e rurbanas;

27.Valorizar e respeitar a cultura urbana, rural e rurbana, identificando em diferentes linguagens elementos que caracterizam esses espaços.


28.Identificar e descrever, em diferentes linguagens, os conceitos pertinentes à paisagem física: rio, bacia hidrográfica, rede hidrográfica, vegetação; clima.

29.Estabelecer relações entre as atividades econômicas e a transformação da paisagem natural;

30.Evidenciar atitudes de proteção ao meio ambiente.

31.Utilizar desenhos (espaço bidimensional) ao representar conceitos como longe, perto, entre, ao lado, em cima, em baixo;

32.Utilizar referenciais espaciais: ao lado de esquerda, direita, sobre, sob, atrás, à frente, ao lado, entre, etc. estabelecendo relações a partir do próprio corpo;

33.Observar o espaço real, olhando as pessoas, e objetos, explorando a imagem tridimensional;

34.Explorar a imagem do espaço bidimensional, através do desenho, recorte e composição;



2º CICLO



EIXOS ARTICULADORES - 2º CICLO

EA 1 Identidade

EA 2 Temporalidades e espacialidades

EA 3 Trabalho, Cultura e sociedade

EA 4 Natureza e sociedade: A construção do espaço geográfico, histórico e cultural de Mato Grosso

EA 5 Processos de formação histórico-social e econômica das regiões brasileiras

EA 6 Alfabetização cartográfica





CAPACIDADES - 2º CICLO



1.Reconhecer-se e valorizar-se como sujeito de pertencimento histórico e sociocultural que interage e intervém em diferentes grupos.

2.Reconhecer lugares e tempos de vivências, suas representações no processo de formação e organização nos aspectos (culturais, políticos, econômicos, éticos e religiosos) em diversos âmbitos regionais (município, Estado, país).

3.Desenvolver a compreensão do significado do fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro.

4.Estabelecer e compreender as relações entre trabalho e a produção da cultura e transformação da sociedade, em seu processo de manifestação humana.

5.Desenvolver as primeiras noções científicas relativas à astronomia;

6.Analisar e compreender os processos históricos e espaciais de ocupação, formação e transformação do território mato-grossense, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de tecnologias e a qualidade de vida da população.

7.Desenvolver as primeiras noções científicas relativas à astronomia;

8.Analisar e compreender os processos históricos e espaciais de ocupação, formação e transformação do território mato-grossense, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de tecnologias e a qualidade de vida da população.

9.Compreender as interações entre ação humana com o meio natural, para que o estudante possa perceber-se como sujeito nesse processo com responsabilidade em relação ao meio ambiente.

10.Compreender os processos de formação socioeconômica, cultural e territorial do Brasil e sua regionalização.

11.Identificar os problemas ambientais relacionados à formação histórica do município, da região, do Estado.

12.Compreender e representar códigos e símbolos expressos em mapas, gráficos, textos, imagens, esquemas, croquis, tabelas e diagramas

DESCRITORES –

1.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças;

2.Reconhecer as características identitárias dos diversos grupos – cidade, região, estado – percebendo semelhanças e diferenças;

3.Reconhecer-se ao grupo de convívio como sujeito da História, além do reconhecimento de outros grupos em sua historicidade;

4.Identificar as características dos diversos grupos sociais, nos diferentes tempos e espaços – hábitos, costumes, manifestações artísticas e sociais;

5.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos, culturais e religiosos, que compõem a sociedade;

6.Identificar e localizar a distribuição das populações tradicionais no território mato-grossense e brasileiro, reconhecendo seus direitos de cidadania;

7.Reconhecer e respeitar as práticas culturais das populações tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras, entre outros);

8.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças;

9.Reconhecer as características identitárias dos diversos grupos – cidade, região, estado – percebendo semelhanças e diferenças;

10.Reconhecer-se ao grupo de convívio como sujeito da História, além do reconhecimento de outros grupos em sua historicidade;

11.Identificar as características dos diversos grupos sociais, nos diferentes tempos e espaços – hábitos, costumes, manifestações artísticas e sociais;

12.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos, culturais e religiosos, que compõem a sociedade;

13.Identificar e localizar a distribuição das populações tradicionais no território mato-grossense e brasileiro, reconhecendo seus direitos de cidadania;

14.Reconhecer e respeitar as práticas culturais das populações tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras, entre outros);

15. Compreender o fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro.

16.Compreender a historicidade presente em aspectos diversos da vida social, promovendo o processo de desnaturalização do mundo à sua volta;

17.Compreender o tempo cronológico, utilizando instrumentos de marcação e datação do tempo passado, presente, futuro, sucessão, simultaneidade, mudanças, permanências, semelhanças e diferenças;

18.Compreender o tempo como construção social e a temporalidade histórica em suas várias dimensões: cronológica, de durações e de diferentes ritmos de tempo vivenciados socialmente; reconhecendo outras dimensões culturais como, por exemplo, o tempo virtual;

19.Distinguir práticas sociais e bens culturais como construções coletivas, que resultam das experiências de diferentes grupos sociais espacialmente situados, por meio dos tempos;

20.Analisar a historicidade presente em aspectos diversos da vida social, promovendo o processo de desnaturalização do mundo à sua volta;


21.Demonstrar compreensões de que o saber histórico é um processo de construção permeado de conflitos, relações de poder, abordagens e pontos de vista diferenciados que envolvem os sujeitos em suas temporalidades;

22.Compreender e reconhecer a luta das populações tradicionais em defesa de seus direitos e da própria construção de sua cultura;

23.Demonstrar atitudes de respeito à expressão e à diversidade cultural religiosa na cidade, no Estado de Mato Grosso, no Brasil e no mundo, vedadas quaisquer formas de proselitismo;

24.Analisar e comparar questões relativas à astronomia partindo do senso comum às primeiras noções científicas;

25.Identificar os movimentos realizados pelos corpos celestes no sistema solar;

26.Reconhecer, valorizar e respeitar a sociodiversidade como patrimônio cultural dos seres humanos;

27.Identificar as paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, reconhecendo sua tropicalidade e a forma de territorialização da natureza pelas culturas locais;

28.Compreender os processos de interação dos seres humanos e meio ambiente, conhecendo os impactos ambientais que resultam dessa interação, desenvolvendo atitudes de preservação e conservação ambiental;

29.Identificar a ação da sociedade e da natureza na construção das diferentes paisagens;

30.Entender a problemática socioambiental como decorrência das relações entre sociedade e natureza, e das relações entre as pessoas, sob determinadas formas de organização sócio-espacial;

31.Identificar e comparar características de seu entorno local: o clima, as características da superfície e as atividades exercidas por seus habitantes que envolvam relações espaciais e ambientais;

32.Participar de discussões e ações acerca dos limites de uso dos bens naturais pela sociedade;

33.Compreender a relação entre o crescimento urbano e as mudanças na vida da cidade e do campo;

34.Relacionar diferentes tipos de atividades humanasem sua cidade, em regiões rurais e associá-las com outros lugares;

35.Compreender as relações existentes entre práticas culturais e práticas econômicas, de modo a desenvolver noções de responsabilidade social e coletiva quanto à preservação e à conservação do ambiente;

36.Descrever as relações campo e cidade, tendo como referência o lugar em que vive e o espaço brasileiro;

37.Compreender que os produtos agropecuários ou industrializados e outros são provenientes de diferentes regiões e que chegam ao nosso cotidiano pela interligação dos lugares por intermédio da rede de transportes;

38.Comparar diferentes lugares do planeta Terra, em textos e em imagens, tendo como referência o seu lugar no mundo;

39.Comparar diferentes modelos de ocupação urbana e rural;

40.Interpretar, nas paisagens rurais e urbanas, a espacialidade socialmente construída e as múltiplas temporalidades que elas contêm;

41.Conhecer as relações existentes entre o mundo urbano, rural e urbano e as interações que a sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares.

42.Identificar as atividades econômicas envolvidas nos produtos de seu cotidiano: comercialização, indústria, agricultura, pecuária e serviços;

43.Problematizar e arguir sobre práticas relacionadas ao acondicionamento e transporte de produtos, ao reaproveitamento de materiais e à coleta seletiva de lixo;

44.Argumentar sobre os impactos que o estilo de vida e os hábitos de consumo exercem sobre os ecossistemas naturais, demonstrando proposições de ações de interventivas;

45. Conhecer e discutir a interdependência entre os elementos naturais;

46.Identificar nas paisagens da cidade e do campo os arranjos que explicam o lugar, o território e o tempo em relação à qualidade de vida e à justiça social;

47.Problematizar os valores que têm norteado os padrões de produção e de consumo na sociedade atual;

48.Problematizar a sociedade de consumo e o esbanjamento dos recursos naturais, estabelecendo relação entre consumismo e desperdício;

49.Relacionar os atuais padrões de produção e consumo insustentáveis com os tipos de poluição (ar, água, solo), o aquecimento do planeta (efeito estufa), o lixo e as desigualdades sociais;

50.Compreender a dimensão social da relação entre sociedade e natureza e os problemas socioambientais decorrentes do uso/abuso dos bens naturais pela sociedade urbano-industrial.

51.Propor projetos de intervenção na realidade sócio-espacial que envolvam ações de conservação das paisagens urbanas e rurais.

52.Propor atitudes conservacionistas em relação aos resíduos sólidos, ao saneamento básico, ao abastecimento de água, à produção de alimentos, às áreas de lazer e aos bens públicos do patrimônio comum;

53.Participar de discussões e ações acerca dos limites de uso dos bens naturais pela sociedade;

54.Usar a construção de maquetes para representar diferentes fenômenos da dinâmica terrestre e das realidades sócio-espaciais.

55.Ler mapas temáticos a partir de indicadores econômicos e Sociais.


3º CICLO

EIXOS ARTICULADORES


EA 1 Fronteiras e Identidades

EA 2 Trabalho, Economia e Sociedade

EA 3 Natureza e Sociedade

CAPACIDADES - 3º CICLO


1.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo noções de respeito às diferenças;

2.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos que compõem a sociedade;

3.Reconhecer os processos de formação das territorialidades de diferentes sociedades e Estados, analisando seus significados no processo histórico, de modo a compreender conflitos e tensões sociais, geopolíticas e culturais da atualidade;

4.Compreender características demográficas do Brasil;

5.Perceber os espaços de memórias como identificadores de hábitos, costumes e tradições, pertencentes a grupos distintos, estimulando a preservação do patrimônio como museus, bibliotecas, sítios arqueológicos e OUTROS.

6.Reconhecer a influência do meio ambiente na formação histórica do Brasil e do mundo;

7.Caracterizar as formas de apropriação dos territórios nos processos de produção, analisando as consequências políticas e culturais dos setores econômicos em relação à divisão internacional do trabalho no mundo globalizado;


8.Reconhecer os conflitos territoriais, problematizando seu passado, presente e futuro, analisando as vivências como suscetíveis de transformação.

9.Perceber o conhecimento como a re-elaboração de muitos saberes, delineando o que conhecemos por saber histórico.

10.Reconhecer que a participação dos sujeitos históricos, nos diferentes grupos sociais, possibilitam situações cotidianas de luta por transformações e/ou permanências.

11.Desenvolver noções de preservação e conservação ambiental;

11.Estabelecer a relação entre as manifestações culturais e a sociedade;

12.Desenvolver/construir noções de ética e cidadania;

13.Compreender e explicar, os modelos de desenvolvimento adotados pelo sistema capitalista e seus impactos no meio ambiente.

14.Entender que cada lugar da superfície terrestre possui uma paisagem com características particulares, formada pela combinação dos diferentes elementos naturais e/ou culturais, estabelecendo relações entre o espaço urbano, urbano e rural nas dimensões econômicas, sociais, culturais e políticas.

DESCRITORES - 3º CICLO

DESCRITORES –

1.Identificar os limites e as fronteiras que separam os territórios nacionais;

2.Distinguir os variados povos e culturas existentes em diferentes espacialidades do Brasil e do mundo;

3.Concluir que alguns povos do mundo não possuem soberania sobre o território em que vivem;

4.Identificar e analisar a existência de movimentos nacionalistas e/ou totalitários e suas consequências em diversos lugares do mundo;

5.Distinguir diferentes tipos de projeções cartográficas;

6.Comparar e analisar as fronteiras nacionais e a configuração territorial dos países do mundo, deduzindo que estes podem sofrer alterações;

7.Concluir que em diversos lugares do mundo existem conflitos em áreas de disputa por fronteiras;
8.Identificar as razões históricas dos conflitos existentes na África e na Ásia;

9.Debater sobre a importância da ONU na geopolítica mundial;

10.Identificar a contribuição dos vários grupos sociais na formação sociocultural do Brasil;

11.Reconhecer, nos relatos das pessoas, imagens, obras de arte e museus processos de transformação social que ocorrem em diferentes contextos da sociedade, utilizando-os como fonte de conhecimento;

12.Identificar as formas de organização das relações sociais em diversos âmbitos do Brasil reconhecendo o papel dos diferentes grupos;

13.Demonstrar respeito com manifestações e práticas culturais diferentes das suas, observadas pelo professor em suas relações interpessoais com os colegas;

14.Identificar e compreender os principais problemas sociais brasileiros, analisando suas causas;

15.Reconhecer os processos de transição demográfica do Brasil e suas consequências sócio-econômicas;

16.Localizar em mapas, as principais concentrações demográficas do Brasil;

17.Construir formas variadas, criativas e convencionais (gráficos, tabelas, pirâmides etárias entre outras) de representações e localizações dos dados demográficos.

18.Debater e refletir sobre a globalização como um processo de integração cada vez mais efetiva do espaço virtual mundial;

19.Refletir como o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países do mundo;

20.Entender que o trabalho está presente em todas as atividades humanas, percebendo as diversas formas de produção e organização da vida social;

21.Compreender e analisar os fenômenos geográficos em suas diferentes escalas (local, regional, nacional e global;
22.Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, compreendendo o trabalho como elemento primordial nas transformações históricas;

23.Debater e refletir sobre a globalização como um processo de integração cada vez mais efetiva do espaço virtual mundial;

24.Refletir como o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países do mundo;

25.Entender que o trabalho está presente em todas as atividades humanas, percebendo as diversas formas de produção e organização da vida social;

26.Compreender e analisar os fenômenos geográficos em suas diferentes escalas (local, regional, nacional e global;

27.Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, compreendendo o trabalho como elemento primordial nas transformações históricas;

28.Analisar e julgar os apelos consumistas impostos pela sociedade moderna;
29.Identificar o processo de expansão das multinacionais em escala planetária como uma característica do processo de globalização;

30.Debater sobre as relações de dominação, subordinação e resistência que fazem parte das construções políticas, sociais e econômicas que permeiam o mundo do trabalho;

31.Deduzir que o surgimento das multinacionais alterou a participação de inúmeros países na atual Divisão internacional do Trabalho;

32.Refletir e analisar que o desenvolvimento das tecnologias de informação contribuiu para intensificar o fluxo de capitais e informações em escala planetária;

33.Perceber que o ritmo do trabalho e duração do tempo é resultante dos fenômenos sociais e construções culturais;

34.Identificar e reconhecer as principais características dos Blocos Econômicos no mundo;

35.Reconhecer que o agravamento dos problemas ambientais está relacionado à intensa exploração da natureza;

36.Materializar textualmente a importância da construção de relações de transformação, permanência, semelhança e diferença entre o presente, o passado e os espaços local, regional, nacional e mundial.

37.Estabelecer relação entre o aumento do consumo e o esgotamento dos recursos naturais do planeta;

38.Analisar os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas;
39.Utilizar diferentes linguagens na interpretação de um fenômeno histórico e geográfico;

40.Debater acerca da vida social, do passado e do presente na dimensão individual, social e política, identificando a influência da mídia nesse processo;

41.Identificar e analisar as práticas sociais coletivas que apontem para a preservação ou conservação da natureza.

42.Identificar e compreender a dinâmica da natureza como um dos responsáveis pela configuração atual (criação e recriação) da superfície terrestre;

43.Materializar em práticas os conceitos trabalhados acerca da preservação e conservação, observando, principalmente, essas relações desenvolvidas no ambiente da escola.

44.Transpor o conceito de sustentabilidade aliada à reprodução do capital para uma concepção de co-responsabilidade entre todos os grupos sociais e a preservação planetária.

45.Identificar e compreender a dinâmica da natureza como um dos responsáveis pela configuração atual (criação e recriação) da superfície terrestre;

46.Compreender que as sociedades humanas transformam as paisagens naturais e culturais de acordo com as condições técnicas de que dispõem;

47.Elencar os motivos que levam povos ou grupos à perda de sua identidade cultural a partir da incorporação de hábitos e costumes que não fazem parte de seu tradicional modo de vida;

48.Identificar e analisar o patrimônio cultural e ambiental do território e sua dinâmica, aprimorando atitudes e valores individuais e sociais.

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