quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relato das Formadoras do CEFAPRO/Sinop sobre a Formação Continuada proposta pela Olimpíada de Língua Portuguesa



Professoras multiplicadoras:
Marcia Weber
Sara Cristina Gomes Pereira

Relatório Formação Continuada Olimpíada de Língua Portuguesa ano de 2012.

A formação da Olimpíada de Língua Portuguesa do Polo de Sinop foi dividida em dois momentos um com os profissionais dos municípios do Polo, outro com os professores de Sinop. Com carga horária de 20 horas para cada turma.

Formação com os profissionais do polo
Com os professores do Polo foram realizados três encontros. Com o objetivo de apresentar o Programa e proporcionar momentos de estudo para que estes multiplicassem em seus respectivos municípios, neste grupo foi chamado um professor de cada escola estadual e um representante da Secretaria Municipal de Educação. Os municípios do Polo que participaram da Formação foram Cláudia, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Vera, União do Sul, Itanhangá, Tapurah e Feliz Natal.
De acordo com a avaliação dos cursistas no que se refere ao material trabalhado, à metodologia, ao conteúdo da formação e a atuação das mediadoras foi considerada, na maioria, como ótima. Em relação ao que foi inovador para eles elencaram que as diversas metodologias para o trabalho com gêneros foi muito significativo, assim como a participação da professora formadora de arte no trabalho interdisciplinar realizado. Quanto ao aspecto de como a formação pode contribuir com a prática argumentaram que o desenvolvimento das oficinas durante o período de estudos auxiliaram no desenvolvimento das mesmas com os alunos. Disseram também que foi muito importante a disponibilização dos materiais no Blog e no Site Escrevendo o Futuro.
Quanto às dificuldades a principal foi não haver a disponibilidade de materiais impressos para todos os professores. Os professores também relataram a dificuldade em desenvolver a Formação e envolver todos os professores de seus municípios. Elencaram que o tempo de formação também poderia ser maior.
De acordo com o relatório após a formação, disseram que as oficinas contribuíram muito para a prática dos professores, e que foi fortalecido o trabalho coletivo e colaborativo na escola. Que o trabalho com as oficinas na escola propiciou o envolvimento de outras áreas do conhecimento e o envolvimento de vários seguimentos da escola.

Formação no município de Sinop
No município de Sinop a formação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a interação das redes Municipal e Estadual foi muito rica, os professores interagiram e construíram juntos novas possibilidades de trabalho com os Gêneros Textuais. Os encontros aconteceram em três momentos a fim de que mais professores pudessem participar. Segundo a avaliação sobre a formação relataram que quanto ao material trabalhado e quanto à atuação das mediadoras disseram ser ótimos, quanto à metodologia e ao conteúdo trabalhado consideraram bom. Consideram como novo as diferentes formas de trabalhar com os Gêneros Textuais. No que diz respeito à contribuição da Formação Continuada para a prática pedagógica relataram que o desenvolvimento das oficinas auxiliaram na prática com os alunos. Relatam também que a formação serviu como motivação para o trabalho docente.
Quanto às dificuldades encontradas relataram que a principal delas foi não ter o material impresso para cada professor. Outra sugestão foi um tempo maior para a formação.
De acordo com os relatórios destacaram que a proposta do programa auxiliou no desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes. Argumentaram também que a Formação Continuada proporcionou a reflexão sobre a prática e a necessidade de estar em constante aprimoramento. Os professores disseram ser muito importante que a construção do conhecimento parta do local para o global, conforme a temática “O lugar onde Vivo”. Avaliaram como positivo também a interação entre as disciplinas com a contribuição da arte para a formação.

Considerações da Multiplicadoras
O trabalho com a Formação da Olimpíada de língua Portuguesa é muito gratificante, pois percebe-se claramente a interação entre teoria e prática. Aqui em Sinop a realização em parceria com a rede municipal foi muito significativa para todos, inclusive para as Multiplicadoras.
Nossa maior dificuldade foi organizar um cronograma que atendesse a todos os professores, mesmo com esta ação, alguns não puderam participar. Mas ficaram bem sensibilizados com o trabalho dos colegas. Provavelmente nas próximas Formações teremos um número maior de participantes.
Os professores que participaram se envolveram e se mostraram satisfeitos com a formação e com a atuação na escola.
O trabalho em parceria com a formadora de arte possibilitou a sensibilização do olhar para o lugar onde vivo que era uma das dificuldades relatadas pelos professores na edição anterior, essa ação nos auxiliou ao desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
Foi também muito significativo a construção e a utilização do Blog como instrumento de registro, socialização e interação dos cursistas e das multiplicadoras.
De forma geral consideramos esta experiência formativa muito rica e significativa para todas as instituições escolares.
Em anexo será postado alguns relatórios dos cursistas e o mapa final com número de participantes e carga horária.

Nenhum comentário: