terça-feira, 18 de setembro de 2012

Registro Grupo de Estudo GEPLIA 12º encontro

O inicio do encontro se deu com a socialização das experiências dos Formadores no evento "Formação em Rede". Os professores presentes neste encontro foram, Leandra, Luiz, Márcia, Élidi e Sara.
Em seguida refletimos sobre o papel do Formador e percebemos que a poucos autores no Brasil que escrevem sobre este tema. A maioria dos textos são de autores Portugueses ou Espanhóis.
A professora Leandra continuou apresentando o material sobre instrumentos de coleta de dados nas pesquisas científicas, falou sobre as características do questionário e da entrevista . Em seguida falou-nos sobre a importância de escrevermos para o ENAED e para o Colóquio, eventos que acontecerão na UNEMAT.
Como já tínhamos os questionários com os perfis dos formadores fomos orientadas a sistematiza-los em dupla para o nosso próximo encontro dia 28. Fomos lembrados sobre ao sistematizar os dados ter sempre em mente os objetivos da pesquisa e lembrar sempre da Pergunta que orienta nossa pesquisa é fundamental. Ao sistematizar os dados poderemos organiza-lo de muitas formas como por exemplo planilhas que poderão ser organizadas em ordem alfabética, com SIGLAS, ou em arquivos de textos com tópicos guias etc... Fomos lembrados que  o projeto a qual estamos inseridos deverá responder a 5 perguntas principais, e deveremos recorrer a elas sempre para não perder o Foco do trabalho. A professora Leandra falou também que nesta atividade cada dupla escolherá e explicará a lógica de sua sistematização, esta atividade será retomada no dia 28 de setembro.
Encerramos nosso estudo iniciando a sistematização do perfil das formadoras.
Sara Cristina

Nenhum comentário: