sexta-feira, 5 de outubro de 2012

X Colóquio da UNEMAT - Apresentação dos trabalhos das professoras Formadoras da área de Linguagem

Sara e Marcia e professoras do Polo/Sinop-Mt.

Eixo Temático – 2- Formação de Professores e ensino-aprendizagem de línguas
Formação Continuada promove re-leitura do trabalho com a língua materna a partir das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Autor: Sara Cristina Gomes Pereira
Centro de Formação e Atualização dos profissionais da educação Básica- Sinop/MT
Co-autor: Marcia Weber
Centro de Formação e Atualização dos profissionais da educação Básica- Sinop/MT

Este texto descreve a Formação Continuada implementada pelas professoras formadoras do CEFAPRO Sinop em consonância com a proposta do programa da Olimpíada de Língua Portuguesa-MEC. Programa este que tem por objetivo fortalecer as ações de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa da educação básica, visando à melhoria do ensino da leitura e da escrita das escolas públicas brasileiras. O mesmo tem como pressupostos teórico- metodológicos os estudos de Bakhtin (2003) sobre linguagem numa perspectiva enunciativa discursiva bem como as contribuições de Vygotsky (1988) através da abordagem sócio histórica da aprendizagem que leva em conta a importância de se observar as necessidades e possibilidades de aprendizagem do aluno. A Formação Continuada abordada por Nóvoa (2009) prevê a necessidade de aliar teoria –prática, permitindo assim a investigação das ações pedagógicas e neste entendimento a formação foi organizada em duas turmas: uma com os professores de Sinop e outra com os profissionais das escolas estaduais e municipais dos demais municípios que compõe o polo do CEFAPRO-Sinop. As ações desenvolvidas foram de cunho interdisciplinar em conformidade com as Orientações Curriculares de Mato Grosso (2010) (OCs/MT), havendo principalmente a integração das disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, embora o trabalho tenha sido desenvolvido a partir de um programa idealizado pelo MEC, houve uma preocupação em abordá-lo a partir das necessidades de nosso contexto e de aliar os objetivos do programa aos das OCs/MT. Segundo os relatórios descritivos reflexivos dos cursistas ficou evidenciado que esta formação proporcionou aos envolvidos a reflexão sobre a prática, a necessidade de estar em constante aprimoramento e o fortalecimento do trabalho cooperativo e coletivo na escola já que o desenvolvimento das oficinas envolveu outras áreas do conhecimento. O trabalho formativo evidenciou também através da temática “O lugar onde Vivo” que a construção do conhecimento parta do local para o global. Percebemos então enquanto professoras formadoras nesta atividade o quanto o trabalho na formação continuada deverá aliar teoria e prática e partir das necessidades formativas do envolvidos, tornando-se assim contextualizada e significativa.
Formação Continuada, Olimpíada de Língua Portuguesa, Linguagem.

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