![]() |
Sara e Marcia e professoras do Polo/Sinop-Mt. |
Eixo
Temático – 2- Formação de Professores e ensino-aprendizagem de
línguas
Formação
Continuada promove re-leitura do trabalho com a língua materna a
partir das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Autor:
Sara Cristina Gomes Pereira
Centro
de Formação e Atualização dos profissionais da educação Básica-
Sinop/MT
Co-autor:
Marcia Weber
Centro
de Formação e Atualização dos profissionais da educação Básica-
Sinop/MT
Este
texto descreve a Formação Continuada implementada pelas professoras
formadoras do CEFAPRO Sinop em consonância com a proposta do
programa da Olimpíada de Língua Portuguesa-MEC. Programa este que
tem por objetivo fortalecer as ações de formação continuada dos
professores de Língua Portuguesa da educação básica, visando à
melhoria do ensino da leitura e da escrita das escolas públicas
brasileiras. O mesmo tem como pressupostos teórico- metodológicos
os estudos de Bakhtin (2003) sobre linguagem numa perspectiva
enunciativa discursiva bem como as contribuições de Vygotsky
(1988) através da abordagem sócio histórica da aprendizagem que
leva em conta a importância de se observar as necessidades e
possibilidades de aprendizagem do aluno. A Formação Continuada
abordada por Nóvoa (2009) prevê a necessidade de aliar teoria
–prática, permitindo assim a investigação das ações
pedagógicas e neste entendimento a formação foi organizada em
duas turmas: uma com os professores de Sinop e outra com os
profissionais das escolas estaduais e municipais dos demais
municípios que compõe o polo do CEFAPRO-Sinop. As ações
desenvolvidas foram de cunho interdisciplinar em conformidade com as
Orientações Curriculares de Mato Grosso (2010) (OCs/MT),
havendo principalmente a integração das disciplinas de Língua
Portuguesa e Arte, embora o trabalho tenha sido desenvolvido a partir
de um programa idealizado pelo MEC, houve uma preocupação em
abordá-lo a partir das necessidades de nosso contexto e de aliar os
objetivos do programa aos das OCs/MT. Segundo os relatórios
descritivos reflexivos dos cursistas ficou evidenciado que esta
formação proporcionou aos envolvidos a reflexão sobre a prática,
a necessidade de estar em constante aprimoramento e o fortalecimento
do trabalho cooperativo e coletivo na escola já que o
desenvolvimento das oficinas envolveu outras áreas do conhecimento.
O trabalho formativo evidenciou também através da temática “O
lugar onde Vivo” que a construção do conhecimento parta do local
para o global. Percebemos então enquanto professoras formadoras
nesta atividade o quanto o trabalho na formação continuada deverá
aliar teoria e prática e partir das necessidades formativas do
envolvidos, tornando-se assim contextualizada e significativa.
Formação
Continuada, Olimpíada de Língua Portuguesa, Linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário