Professoras formadoras do Cefapro Apresentam trabalho interdisciplinar no X Colóquio nacional da UNEMAT ano de 2012.
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O grupo GEPLIA em momentos de estudo no CEFAPRO |
As
contribuições da rádio escolar para o desenvolvimento das
capacidades linguísticas
PAVANELLI,
Elidi P. CEFAPRO/Sinop
BUCHARDT,
Arlete Tavares, CEFAPRO/Sinop
PEREIRA,
Sara Cristina Gomes, CEFAPRO/Sinop
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Este
texto discutirá como a participação de estudantes da educação
básica na equipe responsável pela rádio da escola pode
potencializar o desenvolvimento das capacidades objetivadas pelas
disciplinas da área de linguagem do Ensino Médio. Adotamos a
metodologia do Estudo de Caso para a pesquisa, os dados a serem
apresentados foram coletados a partir de questionários aplicados em
uma oficina de Web Rádio realizada com 15 alunos do Ensino Médio de
uma escola pública de Mato Grosso. Esta escola possui uma rádio
escolar e para instituir essa rádio criou-se uma equipe de
comunicação que é responsável pelos equipamentos, programação e
funcionamento, além da rádio a equipe também é responsável por
um programa de TV que é transmitido na própria escola. Essa equipe
de comunicação é composta em média por 20 alunos e um professor
coordenador, a equipe vai se renovando a partir do momento que os
alunos concluem o Ensino Médio ou pedem transferência. A fim de
fundamentar e proporcionar suporte teórico para as reflexões
propostas nos pautamos nas Orientações Curriculares para a Educação
Básica do Estado de Mato Grosso, 2010; nos apontamentos de
Marcuschi, 2008 e Soares 2006, considerando os depoimentos dos
principais envolvidos nesse processo educacional - os alunos – os
quais refletem e analisam sua atuação na equipe de comunicação e
descrevem como essa participação está contribuindo para sua
aprendizagem nas disciplinas da área de linguagem, comentam sobre as
contribuições dos professores e como essa relação de cooperação
poderia ser ampliada. Nesta análise também considera-se qual o tipo
de interação, socialização e comunicação são realizadas pelos
educandos nas redes sociais, bem como os meios utilizados para acesso
à internet. As respostas encontradas apontam para um resultado
bastante animador no qual os envolvidos demonstram terem se
apropriado das capacidades da área de linguagem que contribuem para
sua relação com o meio utilizando-se das tecnologias de informação
e comunicação resultando em uma aprendizagem mais significativa nas
disciplinas de linguagem.
Palavras-chave: linguagem, capacidades, tecnologias de informação e comunicação
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Professoras - Rosinda -PUC ,Leandra, Sara e Arlete no X Colóquio/UNEMAT |
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