sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Grupo de estudos GEPLIA propicia trabalho interdisciplinar na área de Linguagem

Professoras formadoras do Cefapro Apresentam trabalho interdisciplinar no X Colóquio  nacional da UNEMAT ano de 2012.
O grupo GEPLIA em momentos de estudo no CEFAPRO
 
As contribuições da rádio escolar para o desenvolvimento das capacidades linguísticas

PAVANELLI, Elidi P. CEFAPRO/Sinop
BUCHARDT, Arlete Tavares, CEFAPRO/Sinop
PEREIRA, Sara Cristina Gomes, CEFAPRO/Sinop


Este texto discutirá como a participação de estudantes da educação básica na equipe responsável pela rádio da escola pode potencializar o desenvolvimento das capacidades objetivadas pelas disciplinas da área de linguagem do Ensino Médio. Adotamos a metodologia do Estudo de Caso para a pesquisa, os dados a serem apresentados foram coletados a partir de questionários aplicados em uma oficina de Web Rádio realizada com 15 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Mato Grosso. Esta escola possui uma rádio escolar e para instituir essa rádio criou-se uma equipe de comunicação que é responsável pelos equipamentos, programação e funcionamento, além da rádio a equipe também é responsável por um programa de TV que é transmitido na própria escola. Essa equipe de comunicação é composta em média por 20 alunos e um professor coordenador, a equipe vai se renovando a partir do momento que os alunos concluem o Ensino Médio ou pedem transferência. A fim de fundamentar e proporcionar suporte teórico para as reflexões propostas nos pautamos nas Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, 2010; nos apontamentos de Marcuschi, 2008 e Soares 2006, considerando os depoimentos dos principais envolvidos nesse processo educacional - os alunos – os quais refletem e analisam sua atuação na equipe de comunicação e descrevem como essa participação está contribuindo para sua aprendizagem nas disciplinas da área de linguagem, comentam sobre as contribuições dos professores e como essa relação de cooperação poderia ser ampliada. Nesta análise também considera-se qual o tipo de interação, socialização e comunicação são realizadas pelos educandos nas redes sociais, bem como os meios utilizados para acesso à internet. As respostas encontradas apontam para um resultado bastante animador no qual os envolvidos demonstram terem se apropriado das capacidades da área de linguagem que contribuem para sua relação com o meio utilizando-se das tecnologias de informação e comunicação resultando em uma aprendizagem mais significativa nas disciplinas de linguagem.
Palavras-chave: linguagem, capacidades, tecnologias de informação e comunicação
Professoras - Rosinda -PUC ,Leandra, Sara e Arlete no X Colóquio/UNEMAT

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