Pesquisadoras GEPLIA- CEFAPRO/UNEMAT-27-04-2012 |
Continuação do estudo dos slides, Linguística Aplicada.
Próximo encontro estudo - Texto do Nóvoa - Professores: O futuro ainda demora muito tempo? Leitura e no Fórum discutir as questões postadas sobre este capítulo 1° pg. 11 a 23
Comente as medidas enumeradas pelo autor.
LA. tem caráter interdisciplinar/trandisciplinar e segundo Moita Lopes tem o caráter indisciplinar.
Foco de pesquisa. Problemas de relevância social com necessidade de respostas teóricas para benefícios sociais.
Pennycook(1998) ressalta a necessidade de compreender os sujeitos em contextos e discursos múltiplos.
Fairclough (1989)- Da Pedagogia Crítica e aponta para o estudo crítico da linguagem que funciona para manter/ou mudar as relações de poder.
LA - A língua como instrumento de Dominação ( estudos)
Em consonância com a pedagogia crítica que busca a transformação da Sociedade.
Analisa a Base ideológica do conhecimento refletindo sobre " o caráter político da Educação".
LA segundo Moita Lopes( 1996) aponta o caráter interdisciplinar. A linguagem em uso no contexto social em que o sujeito esta envolvido. Quer seja no campo oral/escrita nas interações de uso.
Grabe(2002) aponta para o leque de pesquisa da LA. Já consolidada como área de conhecimento e para a relação entre as disciplinas utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação.
Celani(1998) Fala da autonomia organizacional da LA. Interpretando os problemas da linguagem com dimensões dinâmicas, buscando uma definição sempre nova.
O LA precisa dar devolutivas a sociedade investigada. (questão ética)
Refletir sempre sobre quais as contribuições da pesquisa do trabalho que realizamos?
Rajagopalan (2003) Linguísta Aplicado - Definindo-o como promotor de mudanças mesmo que pequenas... Com posturas éticas,morais, políticas e críticas. E estudos das questões históricas sociais culturais e políticas. Compreendendo que em todos estes processos a língua está envolvida. Tendo seu campo de atuação ampliado estudando questões diversas.
Programas no Brasil PUC, UFSC, UFRJ, UFRN, UNB, UNICAMP e demais cursos independentes.
Tema para o GT 3. ( CLAFPL)
Políticas Linguísticas e sua Interface com a Formação de Professores de Línguas. ( 5 a 7 de novembro UNB).
IV Congresso Latino-Americano.
Formação Continuada de Docentes da área de Linguagem Múltiplos Olhares acerca das Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem Desenvolvidas pelo CEFAPRO de Mato Grosso.
Rajagopalan (2003) Linguísta Aplicado - Definindo-o como promotor de mudanças mesmo que pequenas... Com posturas éticas,morais, políticas e críticas. E estudos das questões históricas sociais culturais e políticas. Compreendendo que em todos estes processos a língua está envolvida. Tendo seu campo de atuação ampliado estudando questões diversas.
Programas no Brasil PUC, UFSC, UFRJ, UFRN, UNB, UNICAMP e demais cursos independentes.
Tema para o GT 3. ( CLAFPL)
Políticas Linguísticas e sua Interface com a Formação de Professores de Línguas. ( 5 a 7 de novembro UNB).
IV Congresso Latino-Americano.
Formação Continuada de Docentes da área de Linguagem Múltiplos Olhares acerca das Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem Desenvolvidas pelo CEFAPRO de Mato Grosso.
Grupo de Estudo Área de Linguagens/Cefapro e Drª Leandra Ines/UNEMAT |
Parabéns as pesquisadoras pelo empenho e pelos intensos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário