sexta-feira, 13 de abril de 2012

Linguística Aplicada - Grupo de estudo por área de Conhecimento.

sexta-feira, 13 de abril de 2012


II encontro do GEPLIA

Foto: Senilde Catelan
Neste encontro ficou definido que precisávamos entender a Linguística Aplicada (LA), suas origens e especifidade.

Applied linguistics

"The academic discipline concerned 
with the relation of knowledge about 
language to decision making in the real 
world." (Cook, 2003)


É completamente nova. Existem muitas relações entre a Linguística (puros, núcleo duro) e Linguística Aplicada.
Tudo que for questão de uso da linguagem interessa a Linguística Aplicada. 
Tem um objeto de estudo, a linguagem em uso.
É comum a pesquisa campo, pesquisa qualitativa. 
Os LA tratam dos problemas da linguagem colocados na prática, da linguagem em uso preocupando-se com as práticas de uso da linguagem em tempos, lugares, sociedade e culturas específicas, enquanto os Linguístas tem a preocupação em descrever a língua numa prática teórica e científica.
Foto: Senilde Catelan
Como surgiu a LA?
  • Na década de 60 - inclusão da Linguística nos cursos de letras;
  • Década de 80 - multiplicam-se os efeitos das teorias linguísticas na IEs.
  • No início da década de 90 surgem Rojo (1999), Kleiman (1991, 1992, 1998) e Celani (1998, 1992)...ressaltam que a LA ainda estava numa situação de dependência da Línguística.
  • Em 1960 cria-se a AILA, em 66 a BAAL e 67 o TESOL Quartely.
  • Nesse mesmo período o linguista aplicado envolve-se com questões de como o educando aprende, e não como o professor ensina.
  • Em 70 chega oficialmente no Brasil. É fundada pela PUC-SP, o primeiro programa de pós-graduação LAEL e em 1971 é reconhecido como centro de excelência pelo CNPq.
  • 2002 o foco central da LA estava relacionado a acessar questões e problemas de linguagem à medida em que eles ocorriam no mundo real.
LA como articuladora de domínios de múltiplos dos saber, em diálogo constante com constantes vários campos do conhecimento que têm preocupação da linguagem (Sociologia, Antropologia, Sociolinguística...)(Celani).
Tem como objetivo identificar e analisar questões de linguagem na prática dentro ou fora do contexto escolar.
Mas afinal qual o papel da LA no ensino de Línguas?
1 - Refletir sobre o processo ensino/aprendizagem de Língua...
Refletir sobre minha prática e atuação pedagógica.
2 - Considerar as interações verbais em sala de aula.

No final da manhã, gravamos depoimentos de cada uma em relação a dinâmica de estudo e expectativas em relação ao grupo.
Me angustia pois ainda não encontrei o meu foco da pesquisa, ou seja, em que momento a LA pode contribuir com a linguagens artísticas. Algo que me chamou atenção foi em relação a análise do discurso dos professores e sua prática, mas.. a partir daí o que fazer?
0 comentários

Nenhum comentário: