quarta-feira, 28 de março de 2012

Planejamento Coletivo-Sala de Educador/Formadores-Cefapro-Sinop-Mt.

26/03 - 6º Encontro do Sala de Educador

TEMA: PLANEJAMENTO COLETIVO 

(...) o interdisciplinar constitui um motor de transformação capaz de restituir vida às nossas mais ou menos esclerosadas instituições de ensino. Para tanto, mil obstáculos (epistemológicos, institucionais, psicossociológicos, psicológicos, culturais, etc.) precisam ser superados. Por exemplo: a situação adquirida dos mandarinatos no ensino e na pesquisa, inclusive na administração (cargos para os mais medíocres); o peso da rotina: a rigidez das estruturas mentais; a inevitável inveja dos conformistas e conservadoristas em relação às idéias novas que seduzem (ódio fraterno); o positivismo anacrônico que, preso a um ensino dogmático, encontra-se à míngua da fundamentação teórica; a mentalidade esclerosada de um aprendizado apenas por entesouramento; o enfeudamento das instituições; o carreirismo buscado sem competência; a ausência de crítica dos saberes fragmentados, etc. Todavia, o interdisciplinar deve responder a certas exigências: a criação de uma nova inteligência e de uma razão aberta, capazes de formar uma nova espécie de cientistas e de educadores, utilizando uma pedagogia nova, etc. 
(JAPIASSU, Hilton.  A Questão da Interdisciplinaridade. Signos.  Lajeado : FATES, 1995)


OBJETIVO: Relacionar as capacidades das áreas das OCs-MT com as temáticas que possibilitam seu desenvolvimento, entrelaçando estas à Metodologia de Projetos, para possibilitar o diálogo entre as áreas, de forma a traçar um dos possíveis caminhos para a interdisciplinaridade (pressupondo que o planejamento/trabalho coletivo demandam metodologias interdisciplinares: ações coletivas ajudam a superar a segmentação/fragmentação dos saberes).
METODOLOGIA: Trabalho em áreas do conhecimento com as capacidades/temáticas/conteúdos e com todo o coletivo no desenvolvimento de um Projeto (ou ensino, ou aprendizagem) que inicie buscando contemplar capacidades, não conteúdos.
DEBATE: No momento em que as equipes que produziram o texto relacionaram “DESCRITORES” às "CAPACIDADES” e não “conteúdos”, que mensagem querem nos transmitir ? Será que apenas a idéia de que o conteúdo deve partir do local, do problema vivido... como podemos supor conhecer o sócio-construtivismo?  
b. As capacidades elencadas em cada Ciclo devem ser obrigatoriamente atingidas? Todas? como vamos “medir” isso?  Temos clareza do que cada uma significa?
c. O exercício de reunir CAPACIDADES com áreas temáticas na minha disciplina ajuda a clarear as mesmas ou outro exercício é necessário?
d.  Como encaminharemos o planejamento coletivo: Ensino Fundamental e Ensino Médio nesta mesma visão, em torno de capacidades ou objetivos, trabalhos com projetos
e. Qual é a função dos descritores (eles estão ali para se serem testadas se as capacidades foram alcançadas) ? são utilizados no relatório final de cada aluno?
f.    Nos quadros das capacidades, em algumas partes não constam descritores relacionados as capacidades? como orientar?
g. Como integrar projetos, currículo, planejamento coletivo, interdisciplinaridade, em que momento do planejamento discutirá projetos. Estes projetos serão determinados no início do ano no planejamento anual da área ou da escola? ou serão realizados ao final de uma unidade ou de uma capacidade desenvolvida propor um projeto para integrar as áreas?
h. As OCs falam de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais? Então precisamos analisar os planejamentos por este viés também?
i.Sempre falamos que o professor tem dificuldade em planejar, será que esta relacionado a falta de teoria? então como podemos trabalhar essas dificuldades?
j.    Existem conteúdos que não permitem a interdisciplinaridade OU neste caso como orientar o professor diante disso?
k.Os professores reclamam do fator tempo. Será que estas atividades  poderiam ser trabalhadas durante o Projeto Sala de educador?
l.    Como desenvolver o planejamento de trabalho coletivo considerando a rotatividade de professores nas escolas?

Atividades
Atividade/exercício 01a (na área): relacionar capacidades com temáticas ou áreas (não necessariamente conteúdos do índice de um livro didático, mas pensar que determinada capacidade pode ser atingida por determinada área de conhecimento ou temática ou conteúdo de nossa disciplina, sem necessidade de restringi-lo demais). Elaborar um plano pessoal, para ter clareza suficiente de quais capacidades minha disciplina pode atingir e de que maneira. Assim teremos:
capacidade do Ciclo 3 e Ensino Médio
Disciplina X
Capacidade “a”área de conhecimento da disciplina, ou temática ou conteúdo X

Capacidade “b”


Exercitar, em cada disciplina, este trabalho para cada ciclo ou escolhemos um ciclo apenas?
Tempo sugerido para a área: 1 hora.
Atividade/exercicio 01b: relacionar as capacidades com temáticas das disciplinas em cada área, ampliando o gráfico acima, desta forma (exemplo do 3º ciclo de Humanas):
capacidades da área de Humanas - 3º Ciclo
HISTÓRIAGEOGRAFIA
ENSINO RELIGIOSO
Capacidade “a”



Capacidade “b”




Em momentos coletivos, de planejamento por área, relacionar a mesma capacidade para diferentes abordagens (temáticas, área da disciplina, conteúdos), de forma a construir uma nova “cronologia” de trabalho baseada em capacidades.
Tempo sugerido para a área: 1 hora.
Atividade/exercício 01c: planejamento de um projeto interdisciplinar. Como propor a temática de um projeto ?  Qual é o passo inicial para se instituir um projeto?
Uma vez estabelecido o projeto (por exemplo, o já conhecido cozinhando...), tendo já os planejamentos das capacidades e as relações entre capacidades e temáticas, podemos propor um projeto que trabalhe a capacidade X, Y e Z... dessa forma faremos o interdisciplinar - ao envolver mais de uma área (ou todas) em um projeto.
Assim teremos:
Capacida-
des X Y Z do Projeto Alfa
área “A” - Capacidade Z
área“B” - Capacidade X
área“C” - Capacidade T
área “D” - Capacidade y
Capacidade X
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade
Capacidade Y
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade
O que propõe para desenvolver esta capacidade

* As equipes devem ter espaços coletivos de planejamento semanal do projeto.... No coletivo definimos desde as capacidades dos projetos como as capacidades a serem desenvolvidas por cada área: é um exercício constante de replanejar a partir de um planejamento já feito na disciplina e na área.
*Não há como desenvolver um trabalho inter por conteúdos (rejeitamos assim o conteudismo) e sim por habilidades: por isso a necessidade de verificar antes quais temáticas eu posso relacionar para dar conta de trabalhar as capacidades indicadas nas OCs-MT...
*Não pode ser trabalho com conteúdos, pois, se for na área de conhecimento, trabalhando várias disciplinas, cada qual com seus “conteúdos”, não há sintonia. Por isso o trabalho com capacidades, para que seja possível a interação na área e depois das áreas.

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