quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Formação da Diversidade em Sinop- Setembro de 2010

Relatório encontro da Diversidade em Sinop-Mt.  2ª Etapa
Nos dias 20 e 21 de setembro de 2010, Professores da educação de Sinop;  estiveram reunidos com a professora Rosean Glória (Bia) representante da Universidade Federal de Mato Grosso, para estudos sobre o tema Diversidade Sexual, logo após a apresentação dos profissionais presentes ao evento, a professora Bia entregou o material impresso para a Formação, em seguida apresentou sua metodologia de trabalho.  
Alguns Temas serviram de norte para o primeiro dia de encontro como: abstinência sexual, masturbação, sexo monogâmico, sexo-extraconjugal, sexo com vários parceiros, este trabalho foi realizado pelas várias equipes formadas no inicio do encontro. Segundo a professora Rosean Glória (Bia) ministrante do módulo nosso papel como educadores vai muito além de informar, deve ser também o de evitar distorções na compreensão sobre sexualidade, falou também que embora haja uma construção social sobre o papel do homem  e da mulher no que diz respeito a sexualidade, alguns mitos lentamente vem sendo quebrados, porém há ainda campos para melhora.
Algumas dinâmicas e textos foram usados pela professora para elucidar questões de preconceito, julgamentos e pré-julgamentos, tendo em vista que muitas vezes assuntos relacionados à sexualidade são tratados na superficialidade, necessitando aprofundamento por parte dos educadores e educandos. A quebra de preconceitos demanda esforço contínuo dos envolvidos, trabalho colaborativo, formas apropriadas para falar com crianças e jovens sobre o tema. Durante o encontro a professora apresentou alguns Slides elaborados pelo Drº Walther Esteves Lima, apresentou também várias propagandas sobre  “Preservativos” e outros métodos anticonceptivos  que circulam na mídia, tendo em vista que a prevenção nestes casos  é de suma importância.
                Nossos estudos apontaram para o entendimento de que a orientação sexual dos indivíduos devem ser respeitadas, entendemos também que há a possibilidade de um indivíduo flexionar sua prática sexual  no decorrer do tempo, ou seja indivíduos homossexuais poderão em determinado contexto de suas vidas optar por envolvimentos heterossexuais ou bissexuais ou de outra natureza, vimos também que  dependendo da cultura a maneira de entender questões sobre sexualidade se.
                No que diz respeito aos “Direitos Legais” sobre  este tema verificamos que ainda há a necessidade de se assegurar em leis, o respeito a estas diferenças, porém entendemos com os estudos feitos até o momento que isso não seria necessário se os seres humanos entendessem que temos igualdade de direitos como seres humanos independentes de nossa orientação sexual.
                Todos os participantes viram a importância de que este tema seja trabalhado com a comunidade escolar a qual participam, agora veremos quais são as possibilidades de trabalho para cada instituição.
 Sara Cristina - CEFAPRO - Sinop-MT.

Nenhum comentário: