segunda-feira, 25 de março de 2013

Formação Continuada - Março de 2013

O que somos, ou melhor, o sentido do que somos, depende das histórias que contamos. ( Jorge Larrosa)

Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo... E aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si próprio. ( Kierkegaard)


Profuncionário – Formação para o CEFAPRO dias 21 e 22 de Março

Programa de Formação Inicial em Serviço para secretaria escolar, alimentação escolar, infraestrutura e multimeios didáticos.
Cada módulo terá a duração aproximada de 6 semanas.
Requisito, profissionais em serviço que já possuem o ensino médio completo ou que até o mês de agosto deste ano 2013, concluam o ensino médio.
Inicio das atividades no Estado de Mato Grosso com os cursistas dia 23 de março de 2013.
Em Mato Grosso público esperado para Formação 7.631 cursistas.
Primeiro Módulo – História da educação
Próximos módulos psicologia e sociologia da educação.
Orientações para o Módulo Sobre Psicologia e Educação - ( Professora Adriana)

Orientações para o módulo de sociologia. ( Professor Adriano – IFMT).

A sociologia inicia na Europa no Século XIX, com dois campos de investigação, ciências naturais e ciências sociais.
Os primeiros 100 anos da Revolução Industrial foi desenvolvido pelos Ingleses. Pontos altos, entendimentos sobre a Revolução Industrial, fragmentação da produção artesanal, solução para agilizar o processo de produção.
Do Artesanato a Manufatura e da Manufatura a Industria.

Ilumismo: movimento intelectual que buscava explicações objetivas para entender o natural e o sobrenatural. Movimento de saída das trevas da escuridão, metafísica e o sobrenatural.
Como a ciência entende o sobrenatural?
Correntes da Sociologia
Funcionalismo, Materialismo Histórico Dialético e Sociologia Compreensiva.
Funcionalismo: Educação estrada de mão única, um dos pais da Sociologia moderna Èmile Durkheim, visão conservadora, visão da função social da vida coletiva subjetiva, objetivo reformar a sociedade capitalista, adaptar o ser individual ao ser social.

Materialismo Histórico Dialético: MARX propõe observar como as mudanças produtivas influenciam as mudanças econômicas e sociais. Tem a vida material e objetiva como ponto de partida e as experiências concretas como sustentação.
Dialética significa via de duas mãos dois horizontes para análise sempre, movimento, composição dos contrários,.
Alguns princípios Dialéticos:
Totalidade- tudo se relaciona dentro de um conjunto
Mudança Qualitativa – ritmo de mudanças, pequenas mudanças quantitativas se somam resultando em mudanças qualitativas.
Contradição Universal – A realidade é formada por forças contrárias.
Movimento – nada está pronto, tudo se transforma constantemente .
Pensadores da época Dewey experiências concretas escola Nova; Gramsci escola como espaço da contra ideologia, observar a ideologia e a ótica das classes em Luta.
Relações Sociais no modo de Produção Capitalista:
Sociedades primitivas: propriedade coletiva.
Sociedade Capitalista: propriedade privada.
Cooperativa X exploração
Conceito de mais valia : fazer render mais do que custa, valor que o trabalhador produz além do esperado. Ou aumentar a produtividade com tecnologia avançada. Falseamento da realidade .
Ideologia – Distorção da realidade, falseamento da realidade, manipulação discursiva.

Produção Capitalista no século XX
Crise dos modelos Taylorista e Fordista pontos altos:
Toyotismo
Just in time ( descartar)
Ilhas de produção
Reestruturação Capitalista
Privatização
Neoliberalismo
Produção em Massa e Consumo em Massa
Fragmentação de tarefas ( Taylorismo)
Produção em grande quantidade ( Fordismo).
Tutores encaminharão as atividades no município.

Pesquisar a terceira corrente Sociológica – Sociologia Compreensiva de Max Weber.

Sara Cristina



Nenhum comentário: