sexta-feira, 8 de março de 2013

Formação Continuada- Área de Linguagens e Tecnologia- CEFAPRO/Sinop-MT

Formação Educomunicação

sexta-feira, 8 de março de 2013

       O CEFAPRO de Sinop realiza no ano de 2013 a Formação Continuada em Linguagens e Tecnologias na Educação - Educomunicação, com carga horária de 40 horas destina-se a coordenadores pedagógicos e coordenadores do Projeto Educomunicação.
Os encontros que ocorrem mensalmente contarão com 17 profissionais das 10 escolas do polo do CEFAPRO de Sinop que foram contempladas pelo Programa Educomunicação/SEDUC/2013. A formação tem o objetivo de proporcionar práticas educomunicativas nas escolas, resultando em ações cooperativas e interdisciplinares em consonância com as Orientações Curriculares de nosso Estado. A proposta surgiu a partir dos trabalhos realizados nos anos anteriores, onde sentiu-se a necessidade de realizar um projeto que contemplasse as concepções do Programa Educomunicação.

Serão trabalhados conceitos de Educomunicação, como estruturar a rádio escolar, utilização de softwares para edição de áudio, web rádio, letramentos, gêneros textuais, sequência didática, entrevistas, notícias, roteiros e educação para a recepção crítica dos meios de comunicação.
Estão envolvidos nesta ação os formadores das áreas de Tecnologia Educacional e Linguagem Código e suas Tecnologias que organizarão encontros presenciais, com estudos, oficinas e atividades práticas, além de visita a uma rádio e atividades a distância.

Primeira Formação:
Pauta - 1º Encontro da Formação Educomunicação   –  Data: 06/03/13
Professores Formadores: Eliane, Élidi, Gilmar, Lucineide, Luiz, Ketheley, Sandra e Sara.
Objetivos:
- Socializar as ações realizadas nas escolas;
- Compreender o conceito de Educomunicação;
- Apropriar-se das funcionalidades do software Audacity;
Desenvolvimento da Pauta
- Boas-vindas;
- Apresentação da proposta de formação;
- Socialização dos trabalhos desenvolvidos nas escolas;
- Conceituando Educomunicação;
- Disponibilização de material;
- Atividades práticas com o software Audacity: instalar, funcionalidade, gravando um áudio, socialização do áudio.
- Encerramento.
Encaminhamento para a primeira atividade a distância:
Registro da Atividade 1 – atividade a distância
Atividade 1  - Divulgação e mobilização
·         Realizar a divulgação do projeto Educomunicação para todos os profissionais da escola e comunidade escolar procurando envolve-los nas ações, coletando sugestões e estratégias para integração de todos.
·         Realizar a atividade e registrar o desenvolvimento da mesma, colocar links, fotos e anexos que julgar necessário. Enviar para equipe do CEFAPRO através do e-mail:
Professores- Gilmar, Sara e Ketheley do Cefapro/Sinop
 infocefapro@gmail.com
Cursista(s):
Escola:
Objetivos:
Estratégias:  
Descrição da atividade:
Resultados obtidos: (relate aqui como vocês avaliam o trabalho, como foi o envolvimento de todos, quais as dificuldades e quais os pontos positivos)
Sugestões recolhidas: 

Educomunicação: Rádio Novela Viagens da Laura

Nenhum comentário: