quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Relatório Escola Paulo Freire- Projeto Sala de Professor

Projeto  Sala De Professor Escola Paulo Freire Sinop –MT.
Primeiro Semestre

1º Encontro

 Leitura do Projeto Sala de Professor, para em conjunto serem feitas às reformulações do projeto, definição dos temas, cronogramas para o ano letivo de 2010. Ficou também decidido que haverá dois grupos: um no período matutino e um no período vespertino de acordo com a lista de presença em anexo.

2º Encontro

Neste encontro estiveram presentes os professores: Sara, Reginaldo e Márcia, formadores do CEFAPRO, tendo como objetivo o trabalho interdisciplinar e a importância da  metodologia por projetos de aprendizagem, reforçando o ciclo de formação humana com a socialização dos capítulos 6 e 7 do livro: “Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa” da autora Ivani Fazenda.

3º Encontro
   
Leitura, socialização e reformulação do Regimento Escolar desta unidade escolar na qual foi oportunizada a melhoria do mesmo. Foram discutidos questões de números de alunos em sala, tanto no 1º e 2º Ciclo, quanto no 3º Ciclo, currículo, avaliação, direitos e deveres dos profissionais da educação e dos alunos, sanções.

4º Encontro

Neste encontro estiveram presentes os professores: Sara e Reginaldo, formadores do CEFAPRO, tendo como objetivo a leitura e socialização do PPP (Projeto Político Pedagógico) no capítulo III, onde se discutiu sobre a Educação Especial.
A professora Sara apresentou os slides sobre o PPP: Teoria e Construção Coletiva, nos dando exemplos de um questionário sócio-antropológico para assim atender melhor a comunidade e facilitar a reconstrução do PPP.

5º e 6º Encontro

Neste dia foi dado continuidade na reconstrução do PPP (Projeto Político Pedagógico), no que diz respeito à justificativa, objetivo geral e específico, contando assim, com as contribuições de todos os presentes.
No sexto encontro a professora Sara do CEFAPRO sugeriu a leitura e socialização do artigo de sua autoria: Experiência de sucesso com a escola organizada por Ciclo de Formação Humana, em seguida deu-se continuidade a reformulação do PPP. 

  7º Encontro
           
Filme: “Vem Dançar”.
Apresenta a história de alunos dos Estados Unidos que são considerados rebeldes, sem futuro, discriminados por todos, inclusive pelos professores. Tudo mudou quando um professor de dança de salão percebeu que poderia mudar a vida desses alunos com sua dança. O filme trabalha com a alta estima das pessoas.
Depois do filme, discutimos como que poderíamos trabalhar este filme em sala, com nossos alunos de forma interdisciplinar.

8º Encontro  

Neste encontro contamos com a presença da equipe do CEFAPRO, onde foi feita a leitura e socialização da Lei Complementar nº 112/2002 que institui o Código de Ética Funcional do Servidor Publico Civil do Estado de Mato Grosso. Discutiu-se muito sobre o que seria Ética.

9º Encontro  

            Neste encontro estavam presentes os professores formadores de CEFAPRO em que estudamos e analisamos a primeira parte das Orientações Curriculares da Educação Básica do Mato Grosso. Os participantes se organizam em três grupos, onde cada um responsabilizou-se por um tema.
            Os grupos fizeram suas anotações e destacaram os pontos principais do texto, em seguida, com as quais será construído um texto com as considerações da Escola Estadual Paulo Freire.

10º Encontro

Neste encontro foi feita a leitura e socialização do texto “O professor, sua formação e concepções diante da educação inclusiva” do livro Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio da autora: Maria de Fátima Minetto. Foi discutido sobre a grande dificuldade de se diagnosticar e trabalhar com esses alunos, por não haver um preparo nos professores, que se deveria ter uma maior preocupação do Estado em preparar os professores no que diz respeito à inclusão.

11º Encontro

Ler e socializar os slides sobre inclusão escolar do livro Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio da autora: Maria de Fátima Minetto. Neste encontro continuou-se na discussão sobre as dificuldades do trabalho e também na importância de preparar nossos alunos para receber sem discriminação os alunos especiais.

12º Encontro
       
Ler e socializar plano de carreira dos profissionais da educação, enfocando a área 21. Debatemos sobre os tipos de licenças existentes e socializamos idéias sobre o regime de trabalho dos funcionários públicos, com isso foi esclarecido muitas dúvidas.

13º Encontro

Neste encontro contamos com a participação da formadora do CEFAPRO           , professora Sara Cristina, onde mostrou um vídeo sobre os projetos realizados nos anos anteriores nesta escola e da importância de envolver a comunidade nas atividades escolares.
Foi apresentado também um trabalho cujo tema é Alfabeletrando, no qual é abordado as tendências pedagógicas e a importância do Ciclo de Formação Humana e das bases teóricas para os trabalhos com projetos.

14º Encontro

            Neste encontro foi feita a leitura e socialização das Novas Orientações Curriculares na área de Ciências Naturais e Matemática, foram feitos os apontamentos necessários no que diz respeito a essa áreas para serem apresentados no encontro municipal.
            Neste dia fizemos a escolha dos professores que iriam representar as áreas para a socialização dos apontamentos no encontro municipal, sendo a professora Maria de Lourdes para a área da Alfabetização, Matilde na área das Linguagens, Carlos na área de Ciências Humanas e Sociais e Fernanda na área de Ciências Naturais e Matemática.

15º Encontro

Neste dia fizemos a leitura do texto: “Currículo em sintonia com seu tempo”, foi falada sobre quais são as melhores formas de se avaliar e que a avaliação escrita é muito importante para ajudar o professor a analisar seu próprio trabalho. Foi explicado sobre como utilizar a ficha de interdisciplinaridade.
Debatemos sobre os tipos de atividades teríamos na 1ª Comunidade na Escola, com palestras, pescaria, barracas de jogos, salgados, entre outras atividades. Após essa discussão demos continuidade nas leituras das Novas Orientações Curriculares na área das Ciências Humanas e Sociais, sendo feito os apontamentos necessários.

16º Encontro

            Neste encontro foi feita a leitura e socialização das Novas Orientações Curriculares na área de Linguagem, Código e suas Tecnologias, foram feitos os apontamentos necessários no que diz respeito a essa áreas para serem apresentados no encontro municipal.
           
CONSIDERAÇÕES FINAIS


Desta forma os grupos de estudo do projeto Sala de Professor tem contribuído na discutição dos problemas sociais, com a finalidade de buscar soluções coletivas, sanando possíveis entraves na pratica docente, auxiliando educadores e gestores, promovendo a qualidade do ensino aprendizagem, formando cidadãos críticos e atuantes.

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