quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Professoras Márcia e Senilde relatam a atividade na escola Rosa dos Ventos no dia 02 de setembro.

Relatório Encontro “PROJETO: APRENDIZAGEM COOPERATIVA” Escola Estadual Rosa dos Ventos

As 13 horas, do dia dois de setembro aconteceu mais um encontro do projeto “Aprendizagem Cooperativa” na Escola Rosa dos Ventos. Estavam presentes os professores do Cefapro que atuam como pesquisadores no projeto (Sara, Senilde, Rosilene, Márcia, Rose Márcia, Rosália) os professores da Unemat (Roberto, Edineuza, Richéle), os bolsistas (Priscila e Josias) e os profissionais da educação que atuam e participam do Sala de Professor.
No primeiro momento foi realizada uma dinâmica, pela professora Senilde. Cada participante deveria pegar um bombom com uma das mãos e imobilizar a outra, assim tentar comer o bombom utilizando somente uma mão e a mesma que ele pegou o bombom não poderia levá-lo até a boca. Como fazer? Alguns pediram ajuda para quem estava próximo, outros não tiveram a mesma iniciativa. Após verem que o colega poderia ajudá-lo perceberam o quanto é necessário e eficaz o trabalho em equipe. Assim é também a nossa prática na escola a ajuda e o auxilio do colega nos auxilia a desenvolver nossas ações, principalmente nos projetos de aprendizagem o trabalho e o planejamento coletivo se faz imprescindível, pois ameniza as dúvidas e as dificuldades encontradas.
Após essa atividade houve a leitura da pauta e do Caderno Volante. Dando continuidade ao encontro a professora Terezinha relatou sobre o projeto “Resíduos Sólidos”, destacou que embora seja de uma cooperativa particular envolve toda a comunidade, pois eles recolhem o lixo reciclável nas casas, o que ajuda a manter a cidade limpa, as pessoas já sabem os dias que passam recolhendo e deixam separado os materiais, segundo ela a população está bem receptiva ( já se conscientizaram da importância desse trabalho), também relatou que tentou envolver a escola nesse trabalho deixando um “bag” para a coleta, porém percebeu que não houve muito interesse.
O professor Roberto ressalta a importância dessa ação, dizendo que se partir da sensibilização dos aprendizes eles ajudarão na manutenção da escola limpa como também levarão para casa essa prática. Também sugere que se vá além da coleta, podendo levá-lo ao poder público para que se torne uma política pública a coleta seletiva.
Os profissionais começaram a relatar sobre os projetos de aprendizagem que estão sendo desenvolvidos na escola. A professora Eliana fala sobre projeto “Sexualidade”- esse tema fora escolhido pela turma- destaca que os alunos estão saturados do assunto (2 meses) e que estava desenvolvendo o trabalho sozinha na turma (ela é interina, é a  única professora da turma que faz a Sala de Professor no período da tarde, ou seja na hora de planejar as ações se encontra só). Os alunos já pesquisaram sobre o assunto e apresentaram as pesquisas, a professora diz que não sabia mais como dar continuidade. Agora pelo fato da escola não ter obtido um bom desempenho na avaliação nacional – IDEB- ela irá desenvolver o projeto “Jogos Matemáticos” a professora ressalta que eles se mostraram interessados e já começaram a pesquisar.
Outro grupo também relatou sobre o projeto que estão desenvolvendo “Meio Ambiente no Contexto Escolar” este trabalho está sendo desenvolvido pelos técnicos tendo como colaboradora a Profª Rose Márcia. O desenvolvimento desse projeto foi lido pela funcionária Ana, que o enfatizou muito bem, ressalta a organização do ambiente escolar, limpeza. Os integrantes deste projeto realizaram questionários para os alunos para saberem “qual a conscientização e conservação do espaço público”, relata Ana.


Após os relatos lemos o esquema de organização para os projetos, texto elaborado pelos profissionais do CEFAPRO e Professores da Unemat como sugestão de contribuir com os profissionais no processo de desenvolvimento dos trabalhos, neste texto são relacionados alguns direcionamentos para a implementação, desenvolvimento e avaliação do projeto de aprendizagem cooperativa na escola. Destacando que é apenas um roteiro e que não é necessário segui-lo conforme se apresenta. No período da tarde ficaram definidos os seguintes projetos: Meio Ambiente Nutrição e Jogos Matemáticos. Os grupos se dividiram e começaram a esquematizar o que já estava realizado e planejar as futuras ações.

Relatoras: Márcia e Senilde

“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.” (Mário Quintana)

Nenhum comentário: