quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Relatório do Tutor Odair sobre a Formação do Proinfantil em Itaúba no mês de Setembro de 2010

MÓDULO: III
CEFAPRO: Sinop
TUTOR: Odair Duarte dos Santos
MUNICÍPIO: Itaúba
DATA: 11/09/2010



Relatório da visita da Professora Sara Cristina Gomes Pereira e do 3° encontro quinzenal.

A professora Sara Cristina Gomes Pereira visitou o município de Itaúba nos dias 10 e 11-09-2010. Na sexta feira assim que chegou a Professora Sara Cristina sentou com o Tutor para socializar os encaminhamentos de sua visita, apresentei neste momento a pauta do encontro quinzenal para discutirmos a programação do encontro quinzenal. Após este momento fomos fazer à visita as escolas onde as Professoras Cursistas trabalham.
A mesma visitou a Creche Santa Rita de Cássia e a Escola Elza kooler Heller. Conversou com as coordenadoras das duas unidades escolares. Uma conversa agradável sobre o funcionamento da Instituição e sobre a formação das Cursistas. A Coordenadora da Creche Inês Aparecida Giroldo apresentou a Creche, mostrou todos os ambientes e falou do trabalho realizado pelas professoras Cursistas. A Coordenadora da Escola Elza Kooler Heller nos recebeu em sua sala falou da sua escola e da importância do curso para estas Curistas.
No sábado iniciamos nosso encontro as 07:00 horas com uma mensagem e em seguida conversamos sobre alguns combinados, como calendário, datas a serem cumpridas e sobre as visitas. Apresentei a pauta do dia e falei das contribuições que a Professora Sara Cristina trará para nosso encontro.
A professora Sara iniciou falando das suas observações sobre o dia anterior, de sua visita nas escolas, mencionou que ficou muito satisfeita e parabenizou a todos pelo trabalho realizado com as crianças. Deu continuidade falando dos projetos de estudo. A mesma fez uma abordagem geral levando em consideração as orientações do Guia Geral, fez alguns esclarecimentos sobre a questão dos títulos e dos temas de cada projeto, tirando as dúvidas e fazendo os encaminhamentos necessários.
Após o intervalo Ela trabalhou com os livros de estudo e os cadernos de aprendizagem. Os (as) Cursistas apresentaram algumas dúvidas dos cadernos de aprendizagem. Dúvidas como, frase, oração e período. Também tiveram dificuldade do gênero narrativo e há também muitas dúvidas entre vocativo e aposto. A professora trabalhou as 4 (quatro) unidades na intenção de prepara-los para a primeira prova bimestral.
A visita da Professora Sara Cristina foi para nós, muito importante, estes encontros aproxima um pouco mais o CEFAPRO da realidade do município. Penso que estas visitas precisam existir com mais freqüência. Os encaminhamentos feitos no encontro quinzenal foi muito importante e sanou muitas dúvidas dos Curistas. O material traz uma linguagem bastante complexa e a presença do professor formador ajuda muito nesta tradução deste material. Penso que o tempo ainda foi, porém, muito bem aproveitado pela Professora Sara Cristina. Para o próximo bimestre vejo que também é necessária a visita da Professora de Linguagens e Códigos bem como o Professor Formador da área de Lógica e Matemática, pois os conteúdos abordados nos livros de estudo tendem a ficarem mais difíceis.  
No período da tarde trabalhamos os cadernos de aprendizagem 03 e 04. Quanto ao caderno 03 selecionamos as atividades escolhidas pelos cursista e discutimos as mesmas. Todos contribuíram nas discussões. Quanto ao CA 4 discutimos todas as atividades propostas no caderno, no final passei 02 vídeos curtos sobre a importância do desenho e  sobre proposta pedagógica.
Não foi possível desenvolver tudo que estava proposto, porem acredito que o encontro foi muito bem aproveitado por todos. Os objetivos a meu ver foram alcançados.
Odair Duarte dos Santos
Tutor do  Proinfantil

Nenhum comentário: