quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ações Previstas para Setembro - 2013

02-S
Estudo Sala de Educador do Cefapro – Tema – Diversidade
Orientações aos Professores Formadores.


03-T
Elaboração de pauta para o trabalho na escola Maria de Fátima Gimenez Lopes – Currículo por Complexo Temático.
Formação na escola Maria de Fátima Gimenez Lopes



04-
Q

Formação na assessoria – Ciclo de Formação de Diretores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar.
Reunião com a Gestora da SUFP – Adriana Sales – Apresentação da pauta de trabalho desenvolvida no mês de agosto pela gestão.

05-
Q
Formação na assessoria – Ciclo de Formação de Diretores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar.
Reunião com a Gestora da SUFP – Adriana Sales – Apresentação da pauta de trabalho desenvolvida no mês de agosto pela gestão.
Elaboração de ações para os meses de Setembro e Outubro.
Orientações presenciais à escola Ênio Pipino.
 06-
S
Orientações às escolas e aos formadores. Relatórios- devolutivas.
Planejamento para o estudo do Projeto Sala de educador do CEFAPRO.
Reorganizar Quadro de ações formativas para os meses de Setembro e Outubro.




09-
S
Estudo Sala de Educador do CEFAPRO. Apresentação do quadro de ações formativas para reconstrução com os formadores.
Registros e devolutivas aos formadores.


10-
T

Orientações à escola Nova Chance (presencial Sara e José Paulo)
Orientações às escolas e aos formadores, separação de materiais para estudo com os formadores sobre “Formação Continuada”.
Elaboração do cronograma da formação da OLP com as professoras Ketheley e Eliane.


11-
Q

Organização do quadro de diárias do mês de outubro com os formadores. ( não foi feito com o coletivo maioria em viagem)
Orientações às escolas e aos formadores, continuação da elaboração da pauta para estudo sobre “Formação Continuada” com os professores formadores.
Cronograma para ação em Nova Ubiratã.



12-
Q

Planejamento para estudos com os formadores – Formação Continuada e Diversidade. (continuar o registro dos estudos com os formadores na próxima segunda feira).
Devolutiva as escolas e aos formadores.
Organização do Blog Olimpíada de Língua Portuguesa com professora Ketheley.



13-
S

Planejamento com Raquel – PROFUNCIONÁRIO.
Planejamento para estudos da terça feira- matutino
Reunião com o Conselho Deliberativo recomposição do Conselho.


16-
S
Estudo Sala de Educador do CEFAPRO – continuação dos estudos sobre a Diversidade.
Registro e organização das presenças dos formadores.
Organização do quadro de diárias para Outubro.
Atendimento e orientações à diretora de Feliz Natal, Professora Doutora da UNEMAT – Claudete – Parceria ENAED
Contato com União do Sul para planejamento de ação professor Ivonei...


17-
T
Estudo sobre “Formação Continuada” para apresentação na próxima terça feira ao grupo.
Planejamento para formações de Feliz Natal e Nova Ubiratã com os formadores.
Organização e replanejamento de ações do PROFUNCIONÁRIO com Raquel.


18-
Q
Organização dos planejamentos e dos registros Sala de Formador do CEFAPRO.
Análise dos Planejamentos para as ações formativa em Nova Ubiratã, Feliz Natal e envio de cronograma da Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa à SEDUC para os anos de 2013 e 2014 com a professora Ketheley.
Seleção e organização de material para o encontro de coordenadores do dia 31 de outubro.
Devolutivas para as escolas e para os formadores.


19-
Q
Reorganização do planejamento para o projeto Sala de Educador do Cefapro. Orientações aos formadores.
Reorganização do Cronograma para atendimento em Outubro do PROFUNCIONÁRIO em Sinop-(para uma noite).
Organização para a formação do Pacto no Sábado com Rozilene e com os formadores que atenderão o Profuncionário.
Estudo do texto à  ser apresentado na terça feira com os Formadores – Política Pública de Formação Continuada.
Registros e orientações aos formadores e as escolas.
Organização dos planejamentos enviados pelos formadores em suas respectivas pastas.


20-
S
Organização de materiais para o PACTO e para o PROFUNCIONÁRIO.
Planejamentos e registros para a próxima semana.
PROFLETRAS UNEMAT - Noite





23-
S


Sala de Educador – Continuação dos estudos sobre Diversidade
Reunião Administrativa – repasses da Formação com os Diretores em Cuiabá
Videoconferência "A CONAE e o Sistema Nacional de Educação: em busca de consensos”. Formadores que participaram (Christiane,Senilde,José Paulo, Míria,Reginaldo,Sara)
Participação no Evento da UNEMAT – Aula inaugural PROFLETRAS. ( representando o CEFAPRO)


24-
T

Organização, orientação e atualização dos registros dos formadores.
Organização do Encontro de gestores.
Reorganização das ações do Profuncionário.
Reorganização do Cronograma Sala de Educador do CEFAPRO (carga horária e temas estudados até o momento 69 horas)
Atendimento aos  Professores da UFMT.




25-
Q

 
Planejamento e orientações aos formadores.
Primeiras organizações para o encontro de gestores com os formadores que estão no CEFAPRO
Organização de atendimento aos municípios de Claudia e Feliz Natal para outubro.
Registros e planejamentos - Sala de Educador do CEFAPRO e das Escolas.
Organização para a mudança do CEFAPRO


 26-Q



 27-
S




               

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana de organização e estudo no CEFAPRO/Sinop

No mês de setembro as ações de formação no CEFAPRO tem sido voltadas para atendimento aos municípios de Nova Ubiratã e Feliz Natal com a rede municipal e nos demais municípios atendimento ao programa PROFUNCIONÁRIO. Temos estudado aqui no centro mais profundamente os orientativos Sala de professor/Educador dos últimos 10 anos bem como a concepção de Formação Continuada Política Pública para o Estado de Mato Grosso. Estamos estudando também o Currículo Inclusivo. Todos estes estudos tem fortalecido nossas ações de Formação Continuada.



Sara Cristina - 18-09-2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dados sobre o Trabalho Com o Complexo Temático nas Escolas do POLO/SINOP-MT

Dados informativos sobre o andamento de implantação e ou implementação do Complexo Temático nas unidades escolares do Polo de Sinop-MT.
 Dados coletados no final de agosto de 2013, muitas escolas após esta data já avançaram em suas reorganizações curriculares.
Não iniciou    31
Processo de tabulação 7
Campo conceitual      2
Fenômeno a determinar   3
Fenômeno determinado   5
Concluído   2
Pesquisa   2
imagem acessada em 13-09-2013

Organização do Trabalho na Coordenação do CEFAPRO/Sinop-MT

Desde o dia primeiro de agosto de 2013, um novo desafio está posto em minha vida profissional.  Só agora consegui um tempinho para atualizar meu BLOG.Construir conhecimento com meus colegas do Cefapro/Sinop, agora na coordenação deste CEFAPRO, trabalhar com vários professores formadores e com 53 escolas estaduais e orientar a Formação Continuada em 15 municípios de Mato Grosso, tem sido um aprendizado a cada dia. A vida é assim mesmo cheia de aprendizagens novas e novos desafios, que o criador do universo me ilumine todos os dias para que eu possa  ser PAZ e LUZ junto aos meus colegas professores.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Relatório Julho - 2013 - Sara Cristina



Relatório das ações desenvolvidas no mês de Julho de 2013


Escola Estadual Edna Dalabetta-Sinop e Escola Estadual Dom Bosco em Lucas do Rio Verde

No mês de Julho as orientações às escolas foram feitas na primeira semana , as duas semanas seguintes não houve formação Sala de Educador. Lembrei as coordenadoras dos projetos Sala de Educador sobre o relatório Semestral do Projeto 1 semestre que precisará ser enviado ao CEFAPRO até o dia 10 de agosto via e-mail.

Projeto Intervenção Ambiental


Em Julho tivemos no CEFAPRO só um encontro com os pesquisadores do Projeto Intervenção, neste ficou o insentivo para que escrevessemos um texto para o SEMIEDU/2013, sobre as experiências de formação na escola Renee Menezes, desta forma os professores Sara e reginaldo elaboraram um texto com o tema” O curriculo re-pensado a partir do fenômeno Meio Ambiente na escola Renee menezes em Sinop MT: Uma proposta mediada pela formação continuada”.

GEPLIA

Estudo do texto “Continuidade e mudança nas visões de sociedade em linguística aplicada”, resenha do mesmo.
Orientação Projeto de Pesquisa: Elaboração do projeto de pesquisa que está sendo realizado junto às educadoras da EE Nossa Senhora de Lourdes. Busca de bibliografias para repassar ao grupo. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.


CONAE
Estudo do Eixo VII e elaboração de guia orientativo de como serão conduzidos os trabalhos, sistematização das emendas. No dia 10 e 11 de julho participamos na CONAE municipal.

Observação: Reorganização das pastas do computador de documentos importantes da formadora Sara desde 2009/2013 seleção de documentos importantes para a transferência para o computador da coordenação. O novo computador só será utilizado à partir do dia 30 quando o professor Gilmar fará as configurações do mesmo, na ocasião será remanejado também os registros das escolas e dos formadores fornecidos pela coordenadora KIKA. Na ocasião também as professoras Sara e Lucineide re-elaboraram a proposta de Gestão para segundo semestre a ser apresentadas na primeira semana de agosto.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Curso caminhos da escrita abre inscrições dia 29 de agosto/2013

Curso Caminhos da Escrita abre inscrições dia 29
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) informa que serão abertas na próxima segunda-feira, 29, as inscrições para formação à distância de professores de língua portuguesa, em exercício na rede pública, do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. O curso Caminhos da Escrita integra as ações da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP).

O conteúdo está estruturado para que o participante desenvolva um projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de aula. Para elaborá-lo é necessário realizar na escola uma pequena pesquisa sobre práticas de letramento locais,  e os resultados serão orientadores para o projeto de escrita elaborado pelo professor.

Os candidatos a uma vaga no curso devem ser professores em exercício atualmente, ou pelo menos que estejam em condições de aplicar essa pesquisa na escola.
A formação conterá um eixo teórico, em que serão estudados temas relacionados a práticas de letramento, e um eixo prático, quando o participante analisará vídeos de professores sobre projetos de ensino da escrita na escola. Ao final, o participante receberá orientações para elaborar o seu próprio projeto, que será discutido pelo mediador e pelos demais colegas.
Mais informações no site da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa: www.escrevendo.cenpec.org.br (Com informações da OLP)

terça-feira, 9 de julho de 2013

EDUCOMUNICAÇÃO - Encontro na Assessoria -Sinop-MT

 


CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CEFAPRO/Sinop

4º Encontro Educomunicação

Data: 10/07/2013
Professores Formadores: Ketheley, Lucineide, Eliana, Luiz, Sara, Sandra e Gilmar  


Tema: Podcast/Blog

Objetivo
  • Socializar as atividades desenvolvidas nas escolas destacando as possibilidades do uso pedagógico do podcast.
  • Hospedar o áudio no Google sites e postar o podcast no blog.
  • Compreender a influência ideológica dos meios de comunicação.
  • Apresentar/destacar e criar um avatar do VOKI


Desenvolvimento Metodológico
  1. Acolhida – dinâmica
  2. Socialização das atividades desenvolvidas nas escolas (Áudios produzidos pelos cursistas com os alunos)
  3. Hospedagem dos áudios no Google sites (Ketheley)
  4. Postagem do arquivo de áudio no blog
  5. Criação de um Avatar como uma das possibilidades de uso pedagógico.
  6. Leitura e discussão em grupo do texto - Os meios de comunicação na escola – José Manuel Moran
  • Grupo 1: Os Meios de Comunicação na Escola – p. 21
  • Grupo 2: Os Meios como Conteúdo de Ensino - p. 23
  • Grupo 3 - Perfil do Educador para a Comunicação – p. 25
  • Grupo 4 - Papel da Universidade na Educação para a Comunicação – p. 27
  1. Socialização dos grupos
  2. Considerações sobre os Meios de Comunicação e a influência ideológica
  3. Avaliação






sexta-feira, 5 de julho de 2013

Informações Importantes- PEDFORE

Informo aos leitores do meu BLOG que estou atualizando o Layout deste Blog, porém os registros de estudo e pesquisa serão preservados e atualizados.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sara Cristina - Meu AVATAR - Tecnologia é uma delícia...

Formação na UNEMAT - V Seminário de Tecnologia- 2013