02-S
|
Estudo Sala de Educador do Cefapro – Tema –
Diversidade
Orientações aos Professores Formadores.
|
03-T
|
Elaboração de pauta para o
trabalho na escola Maria de Fátima Gimenez Lopes – Currículo por Complexo
Temático.
Formação na escola Maria de
Fátima Gimenez Lopes
|
04-
Q
|
Formação na assessoria – Ciclo de
Formação de Diretores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar.
Reunião com a Gestora da SUFP – Adriana
Sales – Apresentação da pauta de trabalho desenvolvida no mês de agosto pela
gestão.
|
05-
Q
|
Formação na assessoria – Ciclo de
Formação de Diretores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar.
Reunião com a Gestora da SUFP –
Adriana Sales – Apresentação da pauta de trabalho desenvolvida no mês de
agosto pela gestão.
Elaboração de ações para os meses de
Setembro e Outubro.
Orientações presenciais à escola Ênio
Pipino.
|
06-
S
|
Orientações às escolas e aos
formadores. Relatórios- devolutivas.
Planejamento para o estudo do Projeto
Sala de educador do CEFAPRO.
Reorganizar Quadro de ações formativas
para os meses de Setembro e Outubro.
|
09-
S
|
Estudo Sala de Educador do CEFAPRO. Apresentação
do quadro de ações formativas para reconstrução com os formadores.
Registros e devolutivas aos formadores.
|
10-
T
|
Orientações à escola Nova Chance (presencial Sara e José Paulo)
Orientações às escolas e aos formadores, separação de materiais
para estudo com os formadores sobre “Formação Continuada”.
Elaboração do cronograma da formação da OLP com as professoras
Ketheley e Eliane.
|
11-
Q
|
Organização
do quadro de diárias do mês de outubro com os formadores. ( não foi feito com
o coletivo maioria em viagem)
Orientações
às escolas e aos formadores, continuação da elaboração da pauta para estudo
sobre “Formação Continuada” com os professores formadores.
Cronograma
para ação em Nova Ubiratã.
|
12-
Q
|
Planejamento
para estudos com os formadores – Formação Continuada e Diversidade.
(continuar o registro dos estudos com os formadores na próxima segunda
feira).
Devolutiva
as escolas e aos formadores.
Organização
do Blog Olimpíada de Língua Portuguesa com professora Ketheley.
|
13-
S
|
Planejamento
com Raquel – PROFUNCIONÁRIO.
Planejamento
para estudos da terça feira- matutino
Reunião
com o Conselho Deliberativo recomposição do Conselho.
|
16-
S
|
Estudo Sala de Educador do CEFAPRO – continuação
dos estudos sobre a Diversidade.
Registro e organização das presenças dos
formadores.
Organização do quadro de diárias para Outubro.
Atendimento e orientações à diretora de Feliz
Natal, Professora Doutora da UNEMAT – Claudete – Parceria ENAED
Contato com União do Sul para planejamento de
ação professor Ivonei...
|
17-
T
|
Estudo sobre “Formação Continuada” para
apresentação na próxima terça feira ao grupo.
Planejamento para formações de Feliz Natal e Nova
Ubiratã com os formadores.
Organização e replanejamento de ações do
PROFUNCIONÁRIO com Raquel.
|
18-
Q
|
Organização dos planejamentos e dos registros
Sala de Formador do CEFAPRO.
Análise dos Planejamentos para as ações formativa
em Nova Ubiratã, Feliz Natal e envio de cronograma da Formação da Olimpíada
de Língua Portuguesa à SEDUC para os anos de 2013 e 2014 com a professora
Ketheley.
Seleção e organização de material para o encontro
de coordenadores do dia 31 de outubro.
Devolutivas para as escolas e para os formadores.
|
19-
Q
|
Reorganização do planejamento para o projeto Sala
de Educador do Cefapro. Orientações aos formadores.
Reorganização do Cronograma para atendimento em
Outubro do PROFUNCIONÁRIO em Sinop-(para uma noite).
Organização para a formação do Pacto no Sábado
com Rozilene e com os formadores que atenderão o Profuncionário.
Estudo do texto à ser apresentado na terça feira com os
Formadores – Política Pública de Formação Continuada.
Registros e orientações aos formadores e as
escolas.
Organização dos planejamentos enviados pelos
formadores em suas respectivas pastas.
|
20-
S
|
Organização de materiais para o PACTO e para o
PROFUNCIONÁRIO.
Planejamentos e registros para a próxima semana.
PROFLETRAS UNEMAT - Noite
|
23-
S
|
Sala de Educador – Continuação dos estudos sobre
Diversidade
Reunião Administrativa – repasses da Formação com
os Diretores em Cuiabá
Videoconferência "A CONAE e o Sistema
Nacional de Educação: em busca de consensos”. Formadores que participaram (Christiane,Senilde,José
Paulo, Míria,Reginaldo,Sara)
Participação no Evento da UNEMAT – Aula
inaugural PROFLETRAS. ( representando o CEFAPRO)
|
24-
T
|
Organização, orientação e atualização dos registros
dos formadores.
Organização do Encontro de gestores.
Reorganização das ações do Profuncionário.
Reorganização do Cronograma Sala de Educador do
CEFAPRO (carga horária e temas estudados até o momento 69 horas)
Atendimento aos Professores da UFMT.
|
25-
Q
|
Planejamento e orientações aos formadores.
Primeiras organizações para o encontro de gestores
com os formadores que estão no CEFAPRO
Organização de atendimento aos municípios de
Claudia e Feliz Natal para outubro.
Registros e planejamentos - Sala de Educador do
CEFAPRO e das Escolas.
Organização para a mudança do CEFAPRO
|
26-Q
|
|
27-
S
|
Registros de atividades desenvolvidas no Cefapro e com as escolas do Polo do CEFAPRO Sinop-Mato Grosso
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Ações Previstas para Setembro - 2013
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Semana de organização e estudo no CEFAPRO/Sinop
No mês de setembro as ações de formação no CEFAPRO tem sido voltadas para atendimento aos municípios de Nova Ubiratã e Feliz Natal com a rede municipal e nos demais municípios atendimento ao programa PROFUNCIONÁRIO. Temos estudado aqui no centro mais profundamente os orientativos Sala de professor/Educador dos últimos 10 anos bem como a concepção de Formação Continuada Política Pública para o Estado de Mato Grosso. Estamos estudando também o Currículo Inclusivo. Todos estes estudos tem fortalecido nossas ações de Formação Continuada.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Dados sobre o Trabalho Com o Complexo Temático nas Escolas do POLO/SINOP-MT
Dados informativos sobre o andamento de implantação e ou implementação do
Complexo Temático nas unidades escolares do Polo de Sinop-MT.
Não
iniciou 31
|
Processo
de tabulação 7
|
Campo
conceitual 2
|
Fenômeno
a determinar 3
|
Fenômeno
determinado 5
|
Concluído 2
|
Pesquisa 2
|
Organização do Trabalho na Coordenação do CEFAPRO/Sinop-MT
Desde o dia primeiro de agosto de 2013, um novo desafio está posto em minha vida profissional. Só agora consegui um tempinho para atualizar meu BLOG.Construir conhecimento com meus colegas do Cefapro/Sinop, agora na coordenação deste CEFAPRO, trabalhar com vários professores formadores e com 53 escolas estaduais e orientar a Formação Continuada em 15 municípios de Mato Grosso, tem sido um aprendizado a cada dia. A vida é assim mesmo cheia de aprendizagens novas e novos desafios, que o criador do universo me ilumine todos os dias para que eu possa ser PAZ e LUZ junto aos meus colegas professores.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Relatório Julho - 2013 - Sara Cristina
Relatório
das ações desenvolvidas no mês de Julho de 2013
|
Escola Estadual Edna Dalabetta-Sinop e
Escola Estadual Dom Bosco em Lucas do Rio Verde
|
No mês de Julho as orientações
às escolas foram feitas na primeira semana , as duas semanas
seguintes não houve formação Sala de Educador. Lembrei as
coordenadoras dos projetos Sala de Educador sobre o relatório
Semestral do Projeto 1 semestre que precisará ser enviado ao
CEFAPRO até o dia 10 de agosto via e-mail.
|
Projeto
Intervenção Ambiental
|
Em Julho tivemos no CEFAPRO só
um encontro com os pesquisadores do Projeto Intervenção, neste
ficou o insentivo para que escrevessemos um texto para o
SEMIEDU/2013, sobre as experiências de formação na escola Renee
Menezes, desta forma os professores Sara e reginaldo elaboraram um
texto com o tema” O curriculo re-pensado a partir do fenômeno
Meio Ambiente na escola Renee menezes em Sinop MT: Uma proposta
mediada pela formação continuada”.
|
GEPLIA
|
Estudo
do texto “Continuidade e mudança nas visões de sociedade em
linguística aplicada”, resenha do mesmo.
Orientação
Projeto de Pesquisa: Elaboração do projeto de pesquisa que
está sendo realizado junto às educadoras da EE Nossa Senhora de
Lourdes. Busca de bibliografias para repassar ao grupo. Elaboração
dos instrumentos de coleta de dados.
|
CONAE
|
Estudo do Eixo VII e elaboração de guia
orientativo de como serão conduzidos os trabalhos, sistematização
das emendas. No dia 10 e 11 de julho participamos na CONAE
municipal.
|
Observação:
Reorganização das pastas do computador de documentos importantes da
formadora Sara desde 2009/2013 seleção de documentos importantes
para a transferência para o computador da coordenação. O novo
computador só será utilizado à partir do dia 30 quando o professor
Gilmar fará as configurações do mesmo, na ocasião será
remanejado também os registros das escolas e dos formadores
fornecidos pela coordenadora KIKA. Na ocasião também as professoras
Sara e Lucineide re-elaboraram a proposta de Gestão para segundo
semestre a ser apresentadas na primeira semana de agosto.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Curso caminhos da escrita abre inscrições dia 29 de agosto/2013
Curso Caminhos da Escrita abre inscrições dia 29
A Secretaria de Estado de Educação de
Mato Grosso (Seduc/MT) informa que serão abertas na próxima
segunda-feira, 29, as inscrições para formação à distância de
professores de língua portuguesa, em exercício na rede pública, do
Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. O curso Caminhos da Escrita
integra as ações da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP). O conteúdo está estruturado para que o participante desenvolva um projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de aula. Para elaborá-lo é necessário realizar na escola uma pequena pesquisa sobre práticas de letramento locais, e os resultados serão orientadores para o projeto de escrita elaborado pelo professor.
Os candidatos a uma vaga no curso devem ser professores em exercício atualmente, ou pelo menos que estejam em condições de aplicar essa pesquisa na escola.
A formação conterá um eixo teórico, em que serão estudados temas relacionados a práticas de letramento, e um eixo prático, quando o participante analisará vídeos de professores sobre projetos de ensino da escrita na escola. Ao final, o participante receberá orientações para elaborar o seu próprio projeto, que será discutido pelo mediador e pelos demais colegas.
Mais informações no site da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa: www.escrevendo.cenpec.org.br (Com informações da OLP)
terça-feira, 9 de julho de 2013
EDUCOMUNICAÇÃO - Encontro na Assessoria -Sinop-MT
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA –
CEFAPRO/Sinop
4º Encontro
Educomunicação
Data:
10/07/2013
Tema:
Podcast/Blog
Objetivo
- Socializar as atividades desenvolvidas nas escolas destacando as possibilidades do uso pedagógico do podcast.
- Hospedar o áudio no Google sites e postar o podcast no blog.
- Compreender a influência ideológica dos meios de comunicação.
- Apresentar/destacar e criar um avatar do VOKI
Desenvolvimento
Metodológico
- Acolhida – dinâmica
- Socialização das atividades desenvolvidas nas escolas (Áudios produzidos pelos cursistas com os alunos)
- Hospedagem dos áudios no Google sites (Ketheley)
- Postagem do arquivo de áudio no blog
- Criação de um Avatar como uma das possibilidades de uso pedagógico.
- Leitura e discussão em grupo do texto - Os meios de comunicação na escola – José Manuel Moran
- Grupo 1: Os Meios de Comunicação na Escola – p. 21
- Grupo 2: Os Meios como Conteúdo de Ensino - p. 23
- Grupo 3 - Perfil do Educador para a Comunicação – p. 25
- Grupo 4 - Papel da Universidade na Educação para a Comunicação – p. 27
- Socialização dos grupos
- Considerações sobre os Meios de Comunicação e a influência ideológica
- Avaliação
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Informações Importantes- PEDFORE
Informo aos leitores do meu BLOG que estou atualizando o Layout deste Blog, porém os registros de estudo e pesquisa serão preservados e atualizados.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Sara Cristina - Meu AVATAR - Tecnologia é uma delícia...
Formação na UNEMAT - V Seminário de Tecnologia- 2013

Assinar:
Postagens (Atom)