sexta-feira, 10 de maio de 2013

Educomunicação - CEFAPRO/SINOP - 2013

3º Encontro da Formação Educomunicação

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Terceiro encontro da formação Educomunicação  abordou oralidade e teve visita a rádio Hits FM em Sinop MT.
As Escolas Estaduais Dom Bosco de Lucas do Rio Verde, Mario Spinelli e 13 de Maio de Sorriso, 19 de Dezembro de Nova Ubiratan, Perpétuo Socorro de Vera, Desembargador Miltom Pompeo de Barros de Colíder, Cândido Portinari de Tapurah, Paulo Freire, Jorge Amado e  São Vicente de Sinop, estão participando ativamente dos encontros que são realizadados na sede  CEFAPRO de Sinop.
A formação está em seu 3º encontro e desta vez propiciou aos participantes a reflexão sobre a importância do desenvolvimento das capacidades da oralidade e para discutir melhor esta temática a equipe visitou uma rádio no município de Sinop.
Os cursistas foram recebidos por  uma radialista que apresentou os estúdios de edição e de gravação, respondendo as perguntas dos educomunicadores e também socializando como ocorre o processo de criação na rádio.
Além das discussões sobre oralidade e visita a rádio, os participantes socializaram as atividades a distância, em que realizaram a transmutação do gênero notícia para outros gêneros. Estes por sua vez não são inovações absolutas, tais criações já existiam em outros gêneros, pois Bakthin (1997) já falava da “transmutação” dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro e assim gerando novos. O resultado foi diferentes poesias, paródias, contos, músicas, vídeos e até clipes musicais.
Ainda está previsto o 4º encontro que ocorrerá em junho onde serão socializadas os planejamentos de integração do projeto Educomunicação no currículo escolar e como postar os arquivos de áudio produzidos nas rádios escolares na internet, criando assim Podcast educacionais.

Texto produzido colaborativamente pelos formadores responsáveis (Linguagem e Tecnologia) utilizando a Google Docs.

Nenhum comentário: