Terceiro
Encontro de Formação Educomunicação – 08-05-2013
Professores
Formadores : Luiz, Gilmar, Lucineide, Ketheley, Sandra e Sara
Objetivos:
Identificar
e comentar as capacidades da Oralidade ( quadro SIGA) presentes na
apresentação do Vídeo.
Conhecer
a estrutura e o funcionamento da Rádio Local, através da
apresentação do radialista.
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Visita dos professores a Rádio Hits FM - Sinop-MT |
Desenvolvimento
da Pauta
Tira dúvidas.
- Boas Vindas
- Dinâmica – Festival dos Gêneros Textuais.
- Atividade Desenvolvimento das Capacidades da Oralidade mediante Observação do Vídeo – André Neves ( depoimento)
- Apresentação das Atividades das Escolas Com os Gêneros Textuais.
- Visita à radio registro das observações importantes que contribuirão para o trabalho na escola.
- Atividade à distância – Realizar um planejamento que contemple o desenvolvimento de Capacidades da Oralidade nos Ciclos e no Ensino Médio. ( Trazer no Próximo encontro o planejamento e a Gravação para postar no Blog da Tecnologia e talvez no Portal do MEC)
Observação:
Lembrar aos cursistas que teremos o evento da Tecnologia na UNEMAT,
preparar apresentação.
Dinâmica - Festival dos Gêneros Textuais
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Dinâmica - Festival dos Gêneros Textuais
FESTIVAL
DOS GÊNEROS TEXTUAIS
No
reino encantado da leitura, havia risos, flores, alegria...
Querem
saber a razão desta festa? Eu vou contar-lhes já.
Era
um dia muito especial, estava acontecendo, o grande festival das
modalidades textuais. A primeira modalidade a se apresentar foi o
CONTO, que chegou inovando na sua apresentação, imagine que
inusitado, ele chegou cantando:
“ Era
uma vez a riqueza contra a simplicidade uma mostrando para outra que
dava mais felicidade. Para gente ser feliz tem que cultivar as nossas
amizades e os amigos de verdade, pra gente ser feliz tem que
mergulhar na própria fantasia na nossa liberdade”.
E
naquele momento todos os participantes empolgados CANTARAM:
Uma
história de amor de aventura e de magia, só tem a ver quem já foi
criança um dia.
A segunda
modalidade a se apresentar, foi o grupo das QUADRINHAS, que em um
grande coro, dando um show em linguagem oral exclamaram:
“Tenho
fome, tenho sede,
Mas
não é de pão nem vinho;
Tenho
fome de um abraço,
Tenho
sede de um beijinho.”
E
saíram abraçando e beijando o público presente. O grupo
TRAVA-LÍNGUAS chegou na seqüência verbalizando forte e bonito:
“O
tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu
pro tempo que o tempo tem tanto tempo Quanto tempo o tempo tem.”
Deixando
a mensagem que o tempo quem faz é a gente e que devemos estabelecer
um tempo para nós dedicarmos à leitura. Neste momento chegaram o
grupo das FÁBULAS, com aura de sabedoria, deixaram uma bonita lição
aos participantes do festival, que assim dizia:
“Um
dia, um cão ia atravessando uma ponte carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água.
Pensado ver outro cão, cobiçou-lhe o osso e pôs-se a latir. Mal,
porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu
para sempre. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.”
Na
seqüência o TEXTO INFORMATIVO, explicou:
Esta
fábula encontra-se na coleção de alfabetização volume três,
página 58. Esta coleção apresenta diferentes gêneros textuais que
poderão ser explorados no desenvolvimento do ensino aprendizagem.
De
repente, chegou de mansinho, suave, com uma voz doce, o grupo da
POESIA e declamou um lindo poema de Gonçalves Dias:
Canção
do Exílio.
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o sabiá;
As
aves que aqui gorjeiam,
Não
gorjeiam como lá.
Nosso
céu tem mais estrelas,
Nossas
várzeas têm mais flores,
Nossos
bosques têm mais vida,
Nossa
vida mais amores.
Em
cismar, sozinho ,à noite
Mais
prazer encontro eu lá;
Minha
terra têm palmeiras,
Onde
canta o sabiá.
Minha
terra tem primores,
Que
tais não encontro eu cá;
Em
cismar – sozinho ,à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha
terra têm palmeiras
Onde
canta o sabiá.
Não
permita Deus que eu morra,
Sem
que eu volte para lá;
Surgiu
então as PARLENDAS, alegres, saltitantes, em coro exclamaram:
“Um,
dois, Feijão com arroz; Três, quatro, Arroz no prato; Cinco, Seis,
Bolo Inglês; Sete, oito, Café com biscoito; Nove, dez, Vai na bica
lavar os pés Pra comprar cinco pastéis Pra ganhar quinhentos réis
Pra comer no dia dez”.
O
grupo CANÇÕES, levantou-se e convidou todos para cantarem juntos:
Viver
e não ter a vergonha de ser feliz, Cantar e cantar e cantar, A
beleza de ser um eterno aprendiz, Ai meu Deus, eu sei, que a vida
devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: É
bonita, é bonita e é bonita.
A
cada nova modalidade apresentada à plateia ia ao delírio, navegando
na magia da leitura, cada modalidade textual apresentava sua
estrutura, características e o suporte onde poderiam encontrá-los.
O público analisava cada detalhe da linguagem oral, escrita, faziam
análise e reflexão sobre a língua. Foi um grande festival, onde
todos mergulharam fundo, na misteriosa aventura do reino encantado da
leitura.
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