terça-feira, 7 de maio de 2013

Educomunicação - Pauta Desenvolvida dia 08-05-2013


 

Terceiro Encontro de Formação Educomunicação – 08-05-2013

Professores Formadores : Luiz, Gilmar, Lucineide, Ketheley, Sandra e Sara

Objetivos:
Identificar e comentar as capacidades da Oralidade ( quadro SIGA) presentes na apresentação do Vídeo.
Conhecer a estrutura e o funcionamento da Rádio Local, através da apresentação do radialista.

Visita dos professores a Rádio Hits FM - Sinop-MT
Apresentação das atividades propostas no encontro passado refentes aos Gêneros Textuais desenvolvidos nas escolas.

Desenvolvimento da Pauta
Tira dúvidas.
  • Boas Vindas
  • Dinâmica – Festival dos Gêneros Textuais.
  • Atividade Desenvolvimento das Capacidades da Oralidade mediante Observação do Vídeo – André Neves ( depoimento)
  • Apresentação das Atividades das Escolas Com os Gêneros Textuais.
  • Visita à radio registro das observações importantes que contribuirão para o trabalho na escola.
  • Atividade à distância – Realizar um planejamento que contemple o desenvolvimento de Capacidades da Oralidade nos Ciclos e no Ensino Médio. ( Trazer no Próximo encontro o planejamento e a Gravação para postar no Blog da Tecnologia e talvez no Portal do MEC)

Observação: Lembrar aos cursistas que teremos o evento da Tecnologia na UNEMAT, preparar apresentação.

Dinâmica - Festival dos Gêneros Textuais
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FESTIVAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS
No reino encantado da leitura, havia risos, flores, alegria... 
Querem saber a razão desta festa? Eu vou contar-lhes já.
Era um dia muito especial, estava acontecendo, o grande festival das modalidades textuais. A primeira modalidade a se apresentar foi o CONTO, que chegou inovando na sua apresentação, imagine que inusitado, ele chegou cantando:

Era uma vez a riqueza contra a simplicidade uma mostrando para outra que dava mais felicidade. Para gente ser feliz tem que cultivar as nossas amizades e os amigos de verdade, pra gente ser feliz tem que mergulhar na própria fantasia na nossa liberdade”.

E naquele momento todos os participantes empolgados CANTARAM:

Uma história de amor de aventura e de magia, só tem a ver quem já foi criança um dia.

A segunda modalidade a se apresentar, foi o grupo das QUADRINHAS, que em um grande coro, dando um show em linguagem oral exclamaram:

Tenho fome, tenho sede,
Mas não é de pão nem vinho;
Tenho fome de um abraço,
Tenho sede de um beijinho.”

E saíram abraçando e beijando o público presente. O grupo TRAVA-LÍNGUAS chegou na seqüência verbalizando forte e bonito:

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo Quanto tempo o tempo tem.”

Deixando a mensagem que o tempo quem faz é a gente e que devemos estabelecer um tempo para nós dedicarmos à leitura. Neste momento chegaram o grupo das FÁBULAS, com aura de sabedoria, deixaram uma bonita lição aos participantes do festival, que assim dizia: 

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte carregando um osso na boca. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensado ver outro cão, cobiçou-lhe o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.”

Na seqüência o TEXTO INFORMATIVO, explicou: 

Esta fábula encontra-se na coleção de alfabetização volume três, página 58. Esta coleção apresenta diferentes gêneros textuais que poderão ser explorados no desenvolvimento do ensino aprendizagem. 

De repente, chegou de mansinho, suave, com uma voz doce, o grupo da POESIA e declamou um lindo poema de Gonçalves Dias:

Canção do Exílio.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho ,à noite
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra têm palmeiras,
Onde canta o sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho ,à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra têm palmeiras
Onde canta o sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;

Surgiu então as PARLENDAS, alegres, saltitantes, em coro exclamaram:

Um, dois, Feijão com arroz; Três, quatro, Arroz no prato; Cinco, Seis, Bolo Inglês; Sete, oito, Café com biscoito; Nove, dez, Vai na bica lavar os pés Pra comprar cinco pastéis Pra ganhar quinhentos réis Pra comer no dia dez”.

O grupo CANÇÕES, levantou-se e convidou todos para cantarem juntos:

Viver e não ter a vergonha de ser feliz,  Cantar e cantar e cantar, A beleza de ser um eterno aprendiz, Ai meu Deus, eu sei, que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita.

A cada nova modalidade apresentada à plateia ia ao delírio, navegando na magia da leitura, cada modalidade textual apresentava sua estrutura, características e o suporte onde poderiam encontrá-los. O público analisava cada detalhe da linguagem oral, escrita, faziam análise e reflexão sobre a língua. Foi um grande festival, onde todos mergulharam fundo, na misteriosa aventura do reino encantado da leitura.

 

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