quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pesquisa na escola Sua importância e necessidade...

Resenha  texto revista Na Ponta do lápis ano VIII-número 20- julho de 2012.
acesso em 20-04-2017- www.escrevendoofuturo.org.br
Sara Cristina Gomes Pereira

O trabalho com pesquisa na escola: em busca da autoria do aluno-pesquisador (sugestões para incentivar seu aluno a investigar e não apenas “recortar e colar da internet”.
Revista Na Ponta do Lápis – Escrevendo o Futuro ano VIII – número 20, julho de 2012
Jacqueline Peixoto Barbosa e Cristiane Cagnoto Mori.
O trabalho com pesquisa na escola como acontece?
Significado da palavra Pesquisar Dicionário Aurélio V.t.d.1.Buscar com diligência, inquirir, perquirir, investigar
Pesquisa- S.f.2. Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição
A observação sobre a maioria das propostas de trabalho com pesquisa na escola, demonstram que em sua maioria são atividades complementares de conteúdos estudados, utilizando ou não a Tecnologia da Informação e Comunicação, ou apenas busca e seleção de informações.
Em Função disso, não raro o processo de desenvolvimento se resume ao uso do procedimento, utilizado pelos estudantes de “Recorte e Cola”.
É preciso discutir então a Natureza e os Propósitos das atividades de pesquisa na escola.
Para além da reconstrução de conhecimentos o trabalho com Pesquisa na escola visa a aprendizagem de procedimentos e desenvolvimento de habilidades para transformar informações em dados. Na chamada sociedade da Informação é preciso que as informações possam se converter em conhecimento.
Como isso poderá ser feito?
A escola precisa ensinar o estudante a buscar, selecionar, relacionar, analisar, divulgar, redistribuir, remixar (não só copiar e colar) e operar com a diversidade de informações.
Então O que é a pesquisa?
Vemos que são ações de indagar buscar com diligência de forma minuciosa uma informação.
Então pesquisar envolve investigação, triangulação de dados/informações, procedimentos metodológicos, estabelecimento de diferentes níveis de relações para a construção de respostas as questões de pesquisa.
Atividades que demandam respostas diretas ou perguntas simples, não podem ser tidas como atividades de pesquisa.
A Pesquisa demanda orientação durante todo o processo.
Para além do levantamento de dados, há a necessidade de propostas de registros dos dados parciais e finais, triangulação com outras fontes de dados da pesquisa, socialização dos resultados.
Toda pesquisa parte de uma questão/situação problema que surge de uma questão/situação, problema que emerge no grupo, na classe ou que tenha sido com ele pactuado.
É importante explicitar os tipos de pesquisa que podem ser trabalhados na escola, nos diferentes anos escolares.
No que diz respeito ao recorte da questão de pesquisa: Busca de informações, levantamento de dados, tratamento e análise de informações, socialização dos resultados.
No que diz respeito ao problema, ou questão de pesquisa: O recorte deve ser bem delimitado, fornecido pelo professor ou pelos próprios estudantes.
Dentre as pesquisas escolares temos alguns exemplos:
A Bibliográfica
O levantamento de dados
A experimental
A Pesquisa de Campo (estudo do meio)
Um exemplo para o desenvolvimento da pesquisa Bibliográfica:
1-      Busca de Diversidade de fontes, com seleção de materiais e fontes confiáveis
2-      Procedimentos de paráfrase (que os alunos escrevam com suas próprias palavras a partir de primeiro de poucas fontes depois de um número maior delas).
3-      Redistribuição e Remixagem de textos: a partir de conteúdos disponibilizados na internet sobre questões relevantes.
4-      Socialização dos resultados em diversos suportes e mídias: cartaz, mural seminários, programas de rádio, artigos, monografias, fanzines, jornais, revistas, impressas e eletrônicas.

O importante desse processo é dar voz lugar a voz dos alunos e também os qualifica por meio da pesquisa.
Colocar a Leitura e a escrita a serviço do Dizer pela perspectiva não de vozear os textos, mas de replica-los concordando com eles ou refutando-os, sempre os complementando, questionando-os, emocionando-se, indignando-se ou surpreendendo-se com eles, pela perspectiva de concretização de uma atitude responsiva, tal como prevista por Bakhtin (2003) e Rojo (2004).
Construir slides com muitas imagens sobre alunos e professores pesquisando.
Encontrar um vídeo de pesquisa em Linguagem de até 15 minutos.



Nenhum comentário: