acesso em 20-04-2017- www.escrevendoofuturo.org.br
Sara Cristina Gomes Pereira
O trabalho com pesquisa na
escola: em busca da autoria do aluno-pesquisador (sugestões para incentivar seu
aluno a investigar e não apenas “recortar e colar da internet”.
Revista Na Ponta do Lápis –
Escrevendo o Futuro ano VIII – número 20, julho de 2012
Jacqueline Peixoto Barbosa e Cristiane Cagnoto Mori.
O trabalho com pesquisa na escola como acontece?
Significado da palavra Pesquisar
Dicionário Aurélio V.t.d.1.Buscar com diligência, inquirir, perquirir,
investigar
Pesquisa- S.f.2. Indagação ou
busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição
A observação sobre a maioria das
propostas de trabalho com pesquisa na escola, demonstram que em sua maioria são
atividades complementares de conteúdos
estudados, utilizando ou não a Tecnologia da Informação e Comunicação, ou
apenas busca e seleção de informações.
Em Função disso, não raro o processo de desenvolvimento se resume
ao uso do procedimento, utilizado pelos estudantes de “Recorte e Cola”.
É preciso discutir então a Natureza e os Propósitos das atividades de
pesquisa na escola.
Para além da reconstrução de
conhecimentos o trabalho com Pesquisa na escola visa a aprendizagem de
procedimentos e desenvolvimento de habilidades para transformar informações em
dados. Na chamada sociedade da Informação é preciso que as informações possam se converter em conhecimento.
Como isso poderá ser feito?
A escola precisa ensinar o
estudante a buscar, selecionar, relacionar, analisar, divulgar, redistribuir, remixar
(não só copiar e colar) e operar com a diversidade de informações.
Então O que é a pesquisa?
Vemos que são ações de indagar buscar com diligência de forma minuciosa uma
informação.
Então pesquisar envolve
investigação, triangulação de dados/informações, procedimentos metodológicos, estabelecimento
de diferentes níveis de relações para a construção de respostas as questões de
pesquisa.
Atividades que demandam respostas
diretas ou perguntas simples, não podem ser tidas como atividades de pesquisa.
A Pesquisa demanda orientação durante todo o processo.
Para além do levantamento de dados, há a necessidade de propostas de
registros dos dados parciais e finais, triangulação com outras fontes de dados
da pesquisa, socialização dos resultados.
Toda pesquisa parte de uma
questão/situação problema que surge de uma questão/situação, problema que
emerge no grupo, na classe ou que tenha sido com ele pactuado.
É importante explicitar os tipos de pesquisa que podem ser trabalhados
na escola, nos diferentes anos escolares.
No que diz respeito ao recorte da questão de pesquisa: Busca de
informações, levantamento de dados, tratamento e análise de informações,
socialização dos resultados.
No que diz respeito ao problema, ou questão de pesquisa: O recorte
deve ser bem delimitado, fornecido pelo professor ou pelos próprios estudantes.
Dentre as pesquisas escolares temos alguns exemplos:
A Bibliográfica
O levantamento de dados
A experimental
A Pesquisa de Campo (estudo do meio)
Um exemplo para o desenvolvimento da pesquisa Bibliográfica:
1-
Busca
de Diversidade de fontes, com seleção de materiais e fontes confiáveis
2-
Procedimentos
de paráfrase (que os alunos escrevam com suas próprias palavras a partir de
primeiro de poucas fontes depois de um número maior delas).
3-
Redistribuição
e Remixagem de textos: a partir de conteúdos disponibilizados na internet sobre
questões relevantes.
4-
Socialização
dos resultados em diversos suportes e mídias: cartaz, mural seminários,
programas de rádio, artigos, monografias, fanzines, jornais, revistas,
impressas e eletrônicas.
O importante desse processo é dar voz lugar a voz dos alunos e também os
qualifica por meio da pesquisa.
Colocar a Leitura e a escrita a serviço do Dizer pela perspectiva não
de vozear os textos, mas de replica-los concordando com eles ou refutando-os,
sempre os complementando, questionando-os, emocionando-se, indignando-se ou
surpreendendo-se com eles, pela perspectiva de concretização de uma atitude
responsiva, tal como prevista por Bakhtin (2003) e Rojo (2004).
Construir slides com muitas imagens sobre alunos e professores
pesquisando.
Encontrar um vídeo de pesquisa em Linguagem de até 15 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário