A professora Leandra fala sobre a importância da reflexão coletiva sobre os estudos realizados neste ano de 2012. Quanto aos projetos a professora Leandra fala que soube que nos CEJAS tem sido aprovados Projetos interdisciplinar/transdisciplinar. Professora Cássia fala que seria importante trabalhar um projeto de área de conhecimento na Escola Nossa Senhora de Lourdes. A professor Élidi fala do projeto rádio na escola que poderia ter sido desenvolvido nesta escola.Professora Leandra fala sobre a importância de ir a escola e ver se a escola se comprometeria a desenvolver um projeto de área na escola ( N. Senhora de Lourdes). A professora Leandra fala que se a escola receber o projeto precisará de um professor da Linguagem para desenvolve-lo. A professora Leandra fala da importância de ir a escola e oferecer uma formação de área de conhecimento. Caso a escola aceite escrever e encaminhar o projeto a SEDUC. Objetivo escrever uma coletânea com as experiências deste trabalho. Professora Sara encaminha orientativo dos Projetos enviados pela SEDUC para os professores.
Professora Leandra entrega as reflexões por escrito para que o grupo leia e reflita. Em seguida serão gravadas as reflexões do grupo.
Tópico guia a partir do ambiente e-proinfo e das discussões a partir dos textos estudados. Questões importantes a considerar:
1- Na atualidade, é necessário que os professores e sua profissão constituam-se foco de discussão.
2- Há uma necessidade das formações inicial e continuada estarem em constante articulação, em um processo contínuo de ação-reflexão-ação.
3- A FC no lócus de trabalho favorece a compreensão dos problemas que atingem os professores, bem como a busca coletiva de novas alternativas para saná-los.
4- O professor é responsável por seu processo de formação, entretanto evidencia-se falta de protagonismo por parte dele.
5- O CEFAPRO é um espaço que vem buscando a construção da sua identidade enquanto instituição formadora precisa se reconhecer como espaço de FC e formar seus próprios profissionais.
6- O trabalho desenvolvido pelo PSE é um trabalho novo que requer uma nova identidade do professor ( a de professor-formador).
7- É importante que o PSE constitua uma cultura da escola. Enquanto uma cultura a ser construída os professores precisam se sentir parte nesta construção.
8- Há uma sensação de solidão e cultura do individualismo nas ações, resquícios de uma formação fragmentada.
9- O desenvolvimento profissional do professor acontece ao longo da vida.
10- Há uma necessidade de valorização e incorporação de atitude reflexiva, com espírito colaborativo/coletivo e de pesquisa no desenvolvimento profissional, por meio de comunidades de práticas.
11- Tanto as questões gerais sobre educação e formação docente, bem como as especificidades das áreas/disciplinas fazem parte da FC.
12- O excesso de atividades, a falta de tempo e/ou sua melhor organização na escola e a dificuldade em organizar horários em que todos os profissionais possam participar interferem no bom andamento da oferta de formação bem como em sua qualidade.
13- Os professores formadores são mobilizados a desenvolver as propostas de FC pensadas pela Superintendência de Formação, das quais nem sempre concordam, mas acabam executando sem refletir.
14- Na rede estadual de ensino Mato-grossense há espaços específicos (PSE) para os profissionais desenvolverem a FC com estudos em grupos, isso favorece a análise coletiva das práticas pedagógicas.
Professoras formadoras concluem que com os conhecimentos que já temos é o momento de buscar a prática ( formação de área).
Depoimento das professoras evidenciam várias contribuições do estudo do Grupo GEPLIA, evidenciando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a Linguística Aplicada.
Professora Leandra pergunta se de fato houve avanços no trabalho das formadoras.
Pergunta também o que a SEDUC poderia fazer para contribuir com o crescimento dos profissionais da área?
Professora Leandra diz que nestes nove meses avançamos muito, mais sabemos que há muito que aprender. Fala também que um projeto de área com a escola poderá propiciar testar nossas teorias.
Professora Leandra entrega as reflexões por escrito para que o grupo leia e reflita. Em seguida serão gravadas as reflexões do grupo.
Tópico guia a partir do ambiente e-proinfo e das discussões a partir dos textos estudados. Questões importantes a considerar:
1- Na atualidade, é necessário que os professores e sua profissão constituam-se foco de discussão.
2- Há uma necessidade das formações inicial e continuada estarem em constante articulação, em um processo contínuo de ação-reflexão-ação.
3- A FC no lócus de trabalho favorece a compreensão dos problemas que atingem os professores, bem como a busca coletiva de novas alternativas para saná-los.
4- O professor é responsável por seu processo de formação, entretanto evidencia-se falta de protagonismo por parte dele.
5- O CEFAPRO é um espaço que vem buscando a construção da sua identidade enquanto instituição formadora precisa se reconhecer como espaço de FC e formar seus próprios profissionais.
6- O trabalho desenvolvido pelo PSE é um trabalho novo que requer uma nova identidade do professor ( a de professor-formador).
7- É importante que o PSE constitua uma cultura da escola. Enquanto uma cultura a ser construída os professores precisam se sentir parte nesta construção.
8- Há uma sensação de solidão e cultura do individualismo nas ações, resquícios de uma formação fragmentada.
9- O desenvolvimento profissional do professor acontece ao longo da vida.
10- Há uma necessidade de valorização e incorporação de atitude reflexiva, com espírito colaborativo/coletivo e de pesquisa no desenvolvimento profissional, por meio de comunidades de práticas.
11- Tanto as questões gerais sobre educação e formação docente, bem como as especificidades das áreas/disciplinas fazem parte da FC.
12- O excesso de atividades, a falta de tempo e/ou sua melhor organização na escola e a dificuldade em organizar horários em que todos os profissionais possam participar interferem no bom andamento da oferta de formação bem como em sua qualidade.
13- Os professores formadores são mobilizados a desenvolver as propostas de FC pensadas pela Superintendência de Formação, das quais nem sempre concordam, mas acabam executando sem refletir.
14- Na rede estadual de ensino Mato-grossense há espaços específicos (PSE) para os profissionais desenvolverem a FC com estudos em grupos, isso favorece a análise coletiva das práticas pedagógicas.
Professoras formadoras concluem que com os conhecimentos que já temos é o momento de buscar a prática ( formação de área).
Depoimento das professoras evidenciam várias contribuições do estudo do Grupo GEPLIA, evidenciando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a Linguística Aplicada.
Professora Leandra pergunta se de fato houve avanços no trabalho das formadoras.
Pergunta também o que a SEDUC poderia fazer para contribuir com o crescimento dos profissionais da área?
Professora Leandra diz que nestes nove meses avançamos muito, mais sabemos que há muito que aprender. Fala também que um projeto de área com a escola poderá propiciar testar nossas teorias.
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