segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sala do Educador/Formador- Cefapro/Sinop-MT. 2012



Encontro Projeto Sala de Educador/Formador - CEFAPRO/Sinop - MT
Com conhecimento nossas dúvidas aumentam.” Goeth

Organizadores: Adenilse, Arlete, Ernandes, Kátia, Oldemar, Sueli e Teofanis
Datas: 13,27 de Fevereiro e 05 de Março        Início: 7: 30h
Tema: Complexo Temático
Objetivo: Propiciar estudos sobre o complexo temático e metodologias das áreas apontadas na Orientação Curricular do Mato Grosso.
Propostas de atividades:
1. Acolhida.
2. Apresentação do tema e objetivo do encontro.
3. Questões reflexivas: (os participantes serão distribuídos em grupos de três (3) participantes para responderem as questões)
a) Como o complexo temático pode ser utilizado para organizar a estrutura curricular da escola?
b) Quais as etapas na organização do complexo temático?
c) Quais as contribuições do complexo temático para o processo ensino aprendizagem?
d) Em que concepção pedagógica se fundamenta o complexo temático?
2. Socialização e exposição das contribuições dos grupos no painel.
3. Atividade em grupos: Leitura dos textos: “A investigação sócioantropológica das Orientações Curriculares do Mato Grosso” e “Organização do ensino por Complexos Temáticos nos Ciclos de Formação”.
Observações: 
  • Para enriquecer o trabalho é interessante buscar outras referências bibliográficas.
  • A socialização será organizada através de apresentação de slides, dramatizações, poesias entre outros.
  • Antes da socialização é importante que cada grupo retome as contribuições iniciais.
4. Socialização dos estudos.
5. Estudo por Áreas do Conhecimento contemplando outras formas de organização das metodologias presentes nas OCs.
6. Socialização as metodologias desenvolvidas na área e elaborando uma pasta com material sobre as metodologias estudas...
Observação: 
  • Montar pasta digital com materiais (textos, slides, vídeos, livros, sugestões bibliográficas...) pertinentes às metodologias estudas pelo grupo.
7. Avaliação através de debate.
8. Proposta de encaminhamento:
·         O que poderá ser encaminhado junto às escolas que os formadores acompanham?

Nenhum comentário: