sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Planejamento Coletivo na Escola Estadual S. Vicente de Paula em Sinop-Mt.

Os Professores do Cefapro/Sinop-Mt, Reginaldo, Josemar, Sara Cristina e a diretora do centro Kátia, estiveram na manhã desta sexta feira na  E.E.S.Vicente de Paula, para junto com os demais professores da escola iniciarem o replanejamento de aulas a serem desenvolvidas em cada área.
Os materiais que subsidiaram esta atividade foram: Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso e os PCNs+. O Primeiro momento foi dedicado as discuções de como viabilizar o planejamento coletivo com foco nas capacidades para o Ensino Médio em cada área do conhecimento.
O segundo momento já por área de conhecimento os professores iniciaram o planejamento das áreas. 
Segue  a Pauta Trabalhada pelos professores.
Escola São Vicente de Paula
Semana Pedagógica 2012

Coordenadora: Mariza Sauer, Margot e Silvana
Formador responsável: Reginaldo Costa
Formadores colaboradores: Josemar Lorenzetti e Sara Cristina Pereira


Tema:
Planejamento coletivo por Área do Conhecimento.

Objetivo:
Construir a partir das Orientações Curriculares e das Competências Gerais para o Ensino Médio, o planejamento anual por área do conhecimento.

Metodologia:
1º momento:
Discussão coletiva sobre a importância do planejamento por área do conhecimento na unidade escolar;
Inserção do mesmo no PPP;
Breve discussão sobre o trabalho interdisciplinar visualizando possíveis metodologias para o ano letivo;
Apresentação das competências Gerais para o Ensino Médio
Representação e Comunicação;
Investigação e Compreensão
Contextualização sócio-cultural
Em consonância com o eixo estruturante das Orientações Curriculares
Conhecimento, Trabalho e Cultura

2º Momento:
Em grupos por área do Conhecimento:
Conhecer e elencar as capacidades das áreas, bem como as capacidades das disciplinas que compõe cada área.
O registro é necessário, pois deverá constar no PPP;
Elencar as atividades e conteúdos de cada disciplina de maneira a atender as capacidades específicas da área.
Esta ação se constitui no planejamento individual do professor e deverá ser registrado no diário eletrônico, o mesmo será (re) planejado mensalmente, mediante avaliação coletiva durante os encontros do Projeto Sala de Educador.


Avaliação:
Avaliação das ações desenvolvidas durante o encontro e encaminhamentos para os próximos encontros.


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