sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Formação Humana - Leituras e apontamentos. Sara Cristina 16/12/2011

Aquele que alcança o conhecimento verdadeiro,torna-se um ser melhor em sua essência e, por isso, vive mais Feliz.
Felicidade individual e coletiva - 03 fatores importantes:
Amor ao Próximo - Liberdade - Bem comum.
A felicidade  não deve ser apenas minha, mas de todos que me cercam.
Algumas substâncias produzidas pelo nosso corpo estão relacionadas com as sensações de paz, prazer e bem estar de um indivíduo.
Como o ser humano é multi dimensional é preciso aborda-las  a partir destas dimensões. Plano Físico, Plano Psicológico, Plano Social  e Plano  econômico.
Os modelos psicológicos e de conduta que as pessoas encontram em seu meio familiar imprimem-se em sua psique, e tendem a ser repetidos durante toda a sua vida.
Uma Sociedade não pode prosperar sem certa sensação de compartilhar objetivos, de bem comum. Quando a única meta da pessoa é alcançar o melhor para si mesma, a vida torna-se entediante demais, solitária demais, pobre demais, e abre espaço para a entrada da infelicidade.
O projeto de país contido na nova forma de ser da educação, parece apontar para uma sociedade não apenas movida pelos interesses e necessidades materiais de conhecimentos imediatos ligados a esfera do trabalho, mas também fundado em valores democráticos e humanísticos, de promoção da autonomia e da cidadania plena dos indivíduos que a constituem.
Sara Cristina/Cefapro-Sinop-Mt.

Nenhum comentário: