sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resumo importante - Sara Cristina- 1811-2011


PROJETOS DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA RE-SIGNIFICAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA


PEREIRA, Sara Cristina Gomes, CEFAPRO-Sinop/MT/FAPEMAT
REY, Ketheley Leite Freire, CEFAPRO- Sinop/MT/ FAPEMAT
WEBER, Marcia, CEFAPRO, Sinop/MT/ FAPEMAT


O presente relato leva-nos a uma reflexão sobre a importância da Formação Continuada sob a ótica do modelo construtivista ou interativo reflexivo, modelo este que permite a atualização dos profissionais da educação básica em seu lócus de trabalho. Apresenta uma proposta de Formação Continuada com foco nos Projetos de Aprendizagem sob a égide do construtivismo proposto por Piaget, metodologia esta iniciada no Rio Grande Sul, desde 1997 e que vem se estendendo por várias regiões do Brasil. Em Mato Grosso, tem ganhado força na última década por conta das Políticas Públicas voltadas para a Formação Humana. O texto discute a possibilidade de que a atuação pedagógica seja respaldada pela pesquisa na perspectiva da pesquisa-ação proposta por Thiollent, que favorece a atuação sob a ótica da ação-reflexão-ação. Buscamos pautar-nos em autores como Candau, Fusari, Huberman, Nóvoa, Mizukami e Piaget para o apoio nas discussões sobre a importância de olharmos a Formação Continuada ancorada no Construtivismo e sob a autoria de Fagundes, Sato e Maçada para respaldar-nos nos estudos com os Projetos de Aprendizagem. Outra autora citada é Fazenda, pois ao trabalhar com Projetos de Aprendizagem na escola necessitamos compreender como se dá o trabalho escolar pelo viés da interdisciplinaridade. Apresentamos recortes de depoimentos de educadores que atualmente falam sobre este modelo de Formação Continuada bem como sua importância para a consolidação e o fortalecimento da transposição didática. Nossas reflexões apontam para a Formação Continuada, como possibilidade de participação interativa, construtiva e dinâmica dos diversos envolvidos neste processo, tendo o ambiente escolar como cenário para as ações. Ao trabalhar com os Projetos de Aprendizagem reconhecemos que a Formação Continuada gestada e gerida pelos próprios profissionais da educação terá mais êxito e gerará mais participação e desejo de transformações, quando o professor/educador for de fato o protagonista do seu desenvolvimento profissional, tendo a possibilidade de em tempo real aliar teoria/prática não necessariamente nesta ordem, desde que lhe sejam garantidas condições de formação atuação e reflexão, respeito ao seu tempo e ritmo para aprofundamento teórico e metodológico, conforme evidenciado nas falas - das coordenadoras pedagógicas, nesse caso essas falas foram de fundamental importância para constatarmos a importância desta ação educativa. Nesta perspectiva concebemos a Formação Continuada como um movimento necessário, processual, contínuo e oportuno na contextualização e re-significação das práticas pedagógicas. A participação neste Projeto de Pesquisa, nos leva a seguinte reflexão: Se temos como objetivo satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de todos, universalizar o acesso à Educação e promover a equidade na educação, não podemos desconsiderar as reais demandas formativas dos profissionais das escolas. Dessa forma, o projeto de pesquisa interinstitucional possibilita a compreensão de que a Formação Continuada alicerçada no modelo Construtivista poderá atender as reais necessidades de formação dos educadores.

Palavras-chave: Formação Continuada, Projeto de Aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Interdisciplinaridade.

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