quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Projetos de Aprendizagem na escola Renee Menezes em Setembro de 2011.


 RELATO PROJETO DE APRENDIZAGEM  
 ESCOLA ESTADUAL RENÊE MENEZES 
       No dia 10/09/2011, nos períodos matutino e vespertino, o grupo de professores pesquisadores do CEFAPRO E UNEMAT, estiveram na EE Renêe Menezes para realizar  mais uma ação do Projeto de Aprendizagem. O objetivo desse encontro, foi  apresentar no Sala de Educador os projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola pelos profissionais da educação.  Estiveram presentes os professores: José Paulo, Antonio Faria, Sueleide, Rozilene e Edneuza.
Dando incio as atividades, foi distribuída a pauta e o Prof José Paulo fez as apresentações iniciais.  A coordenadora Profª Isaclis fez a leitura reflexiva da mensagem  intitulada  “Sucesso.. o que é sucesso? Destacando  que o desejo do coletivo dos profissionais da educação da Escola Renêe Menezes é o êxito nos projetos de aprendizagem. O Profº José Paulo complementou registrando que o objetivo principal da formação continuada é a melhoria da  aprendizagem  e é nesse sentido que o encontro se fortalece, pois os projetos que estão sendo desenvolvido pelos alunos sob a orientação dos professores e da coordenação, resultam do fazer pedagógico. Na sequencia, os professores do 2º e 3º ciclo, e ensino médio apresentaram os projetos de aprendizagem Projeto Leitura integrada as tecnologias(2º ciclo),Projeto  Brincadeiras valorizando o espaço escolar (3º ciclo) e projeto “sensibilização” drogas( Ensino Médio).  
Os professores apresentaram os projetos de aprendizagem em desenvolvimento a partir da sua gênese, escolha do tema, justificativa, objetivos,dúvidas temporárias, certezas provisórias,planejamento,  cronograma,  fundamentação teórica e recursos, como por exemplo os blogs, onde são postadas as atividades dos projetos. 
  Finalizadas as apresentações, o Profº José Paulo, fez algumas indagações sobre a participação dos professores nos projetos de aprendizagem, considerando que os alunos definem o que aprender e como fazer sendo o professor orientador/mediador do processo.  Destacou que as temáticas e a atividades quando surgem das necessidades e curiosidades dos educandos proporcionam prazer numa construção interdisciplinar. A Professora Edneuza parabenizou os professores pelo desenvolvimento dos projetos e lembrou a importância da participação no SEMPAC, para apresentação dos trabalhos: Comunicação Oral, Relato de Experiências ou Painel. Disponibilizou para os participantes o texto para leitura “Esclarecendo dúvidas e validando certezas – Uma ferramenta de apoio à construção de conhecimento no contexto de Projetos de Aprendizagem(Fonseca, Menezes, Vicari e Fagundes).  
        No período vespertino, A Profª Élide,esclareceu as dúvidas dos profissionais da educação  em relação ao ambiente E-proinfo; cadastrou  professores e   realizou atendimento individual. Em seguida, explicou como utilizar as ferramentas e postar as atividades  no ambiente: inserir fotos, participar do fórum, diário de bordo, atividade de turma, do aluno , biblioteca do professor e do aluno, sala  de bate-bate, web mail  e validou as atividades que foram postadas no ambiente pelos profissionais da escola. 
O encontro foi bastante produtivo uma vez que atingiu os objetivos esperados: Os professores orientadores/pesquisadores  apresentaram  os projetos de aprendizagem desenvolvidos junto aos educandos, os professores(CEFAPRO E UNEMAT) esclareceram as possíveis dúvidas sobre o projeto,  o SEMPAC e  o ambiente e-proinfo. 





Parabéns pelo Relato Professora Sueleide e a todos os pesquisadores pelo  avanço nos estudos e nas ações.

Sara Cristina/Cefapro-Sinop-MT.

Nenhum comentário: