SALA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CEFAPRO
TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE
Problemática de estudos:
Buscar nos autores um aporte teórico para desenvolver na prática.
Sugestão de referenciais:
Fazenda, Japiassu e Paviani
Perguntas Norteadoras....
O que é interdisciplinaridade?...
Qual é a relação do conceito de interdisciplinaridade com a prática desenvolvida nas escolas?
O que não é interdisciplinaridade?
Aponte alguns caminhos para promover um currículo interdisciplinar bem como suas práticas nas unidades escolares?
Estabelecer algumas aproximações entre as definições e/ou relações desses autores e o que se apresentam as Orientações curriculares Nacional e Estadual?
A partir dos estudos realizados sugerir alguns caminhos que possibilitam o desenvolvimento de um planejamento interdisciplinar?
Objetivos de estudo:
Compreender e aprofundar os estudos sobre a interdisciplinaridade a partir dos autores acima citados e suas contribuições para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar.
Específicos:
- Conceituar o tema a partir da visão dos autores;
- Relacionar os conceitos dos autores com os documentos oficiais (PCNs e OCs);
- Construir um exercício de um planejamento interdisciplinar;
Metodologia
Leitura compartilhada - Video
Dividir os grupos de estudos: Interdisciplinaridade: História, Teoria e pesquisa.
Interdisciplinaridade: Patologia do saber-
- Autor: Hilton Japiassu
Sara
Ketheley *
Kássia
Marcia
Raquel
Leitura em grupo com base nas questões norteadoras acima elencadas. Elaboração de uma sistematização e socialização com os grupos
(Apresentação em Power point ).
Cronograma
Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário