segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estudo no Sala de Formador - CEFAPRO- SINOP -03-10-2011

SALA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CEFAPRO 

TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE 
Problemática de estudos: 
Buscar nos autores um aporte teórico para desenvolver na prática. 
Sugestão de referenciais:  
Fazenda, Japiassu e Paviani 
Perguntas Norteadoras.... 
O que é interdisciplinaridade?... 
Qual é a relação do conceito de interdisciplinaridade com a prática desenvolvida nas escolas? 
O que não é interdisciplinaridade? 
Aponte alguns caminhos para promover um currículo interdisciplinar bem como suas práticas nas unidades escolares? 
Estabelecer algumas aproximações entre as definições e/ou relações desses autores e o que se apresentam as Orientações curriculares Nacional e Estadual?  
A partir dos estudos realizados sugerir alguns caminhos que possibilitam o desenvolvimento de um planejamento interdisciplinar? 

Objetivos de estudo: 
Compreender e aprofundar os estudos sobre a interdisciplinaridade a partir dos autores acima citados e suas contribuições para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar. 
Específicos: 
- Conceituar o tema a partir da visão dos autores; 
- Relacionar os conceitos dos autores com os documentos oficiais (PCNs e OCs); 
- Construir um exercício de um planejamento interdisciplinar; 
Metodologia 
Leitura compartilhada - Video 
Dividir os grupos de estudos: Interdisciplinaridade: História, Teoria e pesquisa.
Interdisciplinaridade: Patologia do saber-  
  1. Autor: Hilton Japiassu  
Sara  
Ketheley * 
Kássia
Marcia 
Raquel

Leitura em grupo com base nas questões norteadoras acima elencadas. Elaboração de uma sistematização e socialização com os grupos
(Apresentação em Power point ). 
Cronograma 
Avaliação.

Nenhum comentário: