segunda-feira, 21 de março de 2011

Sala educador Cefapro/Sinop-Mt.

Sala de Educador – CEFAPRO/Sinop - 2º Encontro
Data: 21/03/2011 – 13 às 17 horas
Professoras Formadoras: Albina, Arlete, Rosalia e Teofanis

Tema: Pesquisa-ação

Objetivos
1.Refletir sobre a auto-avaliação realizada no primeiro encontro do projeto de pesquisa;
2.Compreender os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação;
3.Iniciar a elaboração de uma proposta de pesquisa-ação;
4.Interagir no ambiente e-ProInfo
Atividades Propostas
1.Leitura compartilhada (Josemar)
2.Apresentação da análise das auto-avaliações dos participantes do primeiro encontro
3.Estudo dirigido dos capítulos 1 e 2 do livro: Metodologia da pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2005) - (grupo até 4 participantes)

O QUE QUEREMOS?
a)Conhecer o que é pesquisa-ação
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE PESQUISA-AÇÃO
a)Conceito
b)Ciência e bases teóricas que fundamentam a pesquisa-ação
c)Objetivos
d)Contexto em que se emprega a pesquisa-ação
e)Papel do pesquisador
f)Qual a relação entre a proposta de solução de problemas e o acompanhamento das ações
g)Analisando o projeto que pretendo propor:
1g) qual a ação que precisa de intervenção? E qual vai ser a intervenção?
2g) em qual contexto vai estar inserido?
3g) qual vai ser o meu papel enquanto pesquisador?
4g) qual o envolvimento: cooperativo ou participativo?

COMO FAREMOS PARA DEFINIR O CAMPO DA PESQUISA?
a)Posso desenvolver a pesquisa-ação?
b)Qual o tempo que tenho para essa pesquisa?
c)A minha pesquisa é de interesse da escola? Está relacionada ao Projeto de aprendizagem Cooperativa? Em que essa pesquisa vai auxiliar os profissionais no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem?
d)Qual problema e qual ação interventiva vou propor?
e)Como vou apresentar minha pesquisa na escola ou grupo de professores?
f)Quais estratégias metodológicas vou adotar?
g)Se a pesquisa for em grupo: qual a tarefa de cada componente?
h)Quem são as pessoas ou grupos que estarão envolvidos? (descrever)
i)A partir desse diagnóstico posso estabelecer os objetivos da minha pesquisa?
COMO DEFINIRMOS OU DELINEARMOS O TEMA?
a)O que é tema da pesquisa?
b)Qual o primeiro passo para definir o tema?
c)Qual é a área da pesquisa?
d)Qual é o marco referencial teórico?
e)Em que esse tema se aproxima do PAC
QUAL A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA?
a)O que é uma problemática?
b)No que a problemática se aproxima do marco referencial teórico?
c)Essa pesquisa é importante para que? Quais problemas identificado no desenvolvimento do PAC que sugere a importância dessa problemática?

h)Socialização dos estudos
i)Definição da pauta do próximo encontro
j)Postagem das questões respondidas na biblioteca (material do aluno como o título: minhas primeiras considerações sobre a elaboração do meu projeto de pesquisa).
6. Participe com um registro reflexivo no fórum de discussão do ambiente e-proinfo evidenciando:
a) as contribuições do estudo de hoje para sua formação enquanto pesquisador
b) sua compreensão sobre pesquisa-ação
c) as possibilidades de emprego do método de pesquisa-ação em suas pesquisas e intervenções na escola

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