segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Progressão Continuada na escola Organizada Por Ciclos De Formação Humana em Mato Grosso.


O QUE É PROGRESSÃO CONTINUADA NA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA? 
        
                                                                       Sara Cristna Gomes Pereira[1]
                                                                       Sueleide Alves da Silva Pereira[2]

            A princípio,esse questionamento nos remete a refletir sobre de que progressão continuada trataremos, entendendo que as definições de Promoção Automática e Progressão Continuada, constituem conceitos  que  traduzem  a diversidade de concepções de ciclos implantadas/implementadas em vários Estados do Brasil.
            Segundo a Organização Curricular do Estado de Mato Grosso a concepção de Progressão Continuada vai além da condição de mera correção de fluxo de evasão e/ou reprovação com fins de normatização administrativa. Conforme orientativo, publicado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (2010), “No ciclo não há progressão parcial ou retenção/reprovação, porém o avanço não é automático. Continuamente o professor deve registrar as situações de dificuldades na construção do conhecimento, planejar e realizar as intervenções de acordo com as necessidades diagnosticadas, as quais são efetuadas durante o processo de aprendizagem, jamais ao final do ano letivo ou do ciclo que o aluno está cursando”. E em consonância com as Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, a progressão na Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana, ocorre da seguinte forma: Progressão Simples (PS), Progressão Continuada com Plano de Apoio Pedagógico (PPAP) e Programa com Apoio Especializado (PASE).
            Observando que as formas de progressão acima citadas não devem ser confundidas com meros códigos, siglas ou conceitos, uma vez que evidenciam condições de aprendizagem dos estudantes, considerando que nessa forma de organização curricular, a progressão continuada dentre outras finalidades tem como principio o respeito às fases de desenvolvimento humano. Nesse sentido, essa concepção de avaliação pauta-se  no entendimento de que todos são capazes de aprender desde que respeitados os seus tempos, ritmos e espaços.
            Confirmando os pressupostos acima citados, Bertagna (2003) diz:
    (...) “A denominação progressão continuada foi adotada, como enfatizam diversos textos oficiais, porque extrapola a compreensão da aprovação automática no sentido apenas de implementação de uma norma administrativa, mas contempla o aspecto pedagógico, a crença de que toda criança é capaz de aprender. Então, sempre ocorrerá progresso de aprendizagem mesmo que em níveis diferentes. Atrelada a essa concepção está o respeito ao ritmo de aprendizagem dos alunos. Cada qual tem o direito de se desenvolver no seu ritmo natural e a escola, portanto, deve garantir a aprendizagem do aluno. Ainda segundo Bertagna (2003) a diferenciação entre progressão continuada e promoção automática, enfatizada nos textos oficiais, é assim apresentada: na progressão continuada [...] a criança avança em seu percurso escolar em razão de ter se apropriado, pela ação da escola, de novas formas de pensar, sentir e agir; e na promoção automática, a criança [...] permanece na unidade escolar, independentemente de progressos terem sido alcançados” (São Paulo (Estado, 1988 d, p. 2-3) (Idem, p.81).




            A Progressão Continuada tratada neste texto também está em consonância com  a LDB 9394/96 que em seu artigo 2º prima por uma educação integral tendo como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
             Nesse entendimento e seguindo esta lógica a Progressão Continuada nesta  Organização Curricular traz em seu bojo toda uma concepção de sociedade, educação, conhecimento e aprendizagem, numa perspectiva sócio-interacionista proposta por Vygotsky, tendo em vista que a aprendizagem se constrói na relação interação dos sujeitos mediados pela Linguagem, onde o professor se apresenta como mediador articulador e ou promotor da aprendizagem do aluno em seus  aspectos cognitivos, sociais e afetivos.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Bertagna, R. H. (2003) Progressão continuada: limites e possibilidades. Tese de Doutorado.Faculdade de Educação da UNICAMP.

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC) Orientações Curriculares para a Educação Básica – 1ª Parte. 2008/2009.

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC) – Orientativo sobre o processo de organização escolar em Ciclos de Formação Humana – novembro/2010.



[1] Professora Formadora da Área de Linguagens no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da  Educação do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO – SINOP).

2Professora Formadora da Área de Alfabetização no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO- SINOP)









Um comentário:

Tecnologia Educacional Sinop disse...

Muito bom, prof.esclarecedor.
Tenho orgulho de trab.com vc.
Att, Élidi