segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relato Professora Vera Lúcia - Escola Angelo Nadin - Lucas do Rio Verde

Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso - na Sala do Educador 
A sala do educador do dia 16-08, da Escola Estadual Angelo Nadin, teve como objetivo a familiarização com o material da CONAPEE – Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação. Tivemos a participação da professora Sara do CEFAPRO de Sinop que ressaltou a importância do estudo e análise do documento, tendo em vista a necessidade de se conhecer as propostas dos Eixos e se necessário sugerir possíveis alterações.  
O primeiro passo foi conhecer as partes que compõe o documento, foi possível assim observar a riqueza de informações levantadas pela Conferência, dados que contextualizam o processo educacional do nosso estado e país nos últimos anos. Foram discutidos dados oferecidos pelos gráficos, entre os itens observados encontra-se a evolução dos 20% mais pobres ( 1º quintil) no acesso à educação, são dados bastante favoráveis, contudo fica claro que ainda precisamos de avanços na qualidade de ensino oferecido a esse grupo.  
A partir do diagnóstico do documento houve a oportunidade de se rever e discutir práticas que visam incluir alunos com necessidades especiais no Ensino Regular. Um dos Eixos do documento trata da Inclusão e Diversidade da Educação e já podemos observar tentativas e ações que visam garantir a inclusão, mas é sem dúvida uma tarefa complexa principalmente quando nos deparamos com a falta de capacitação dos profissionais da educação para atender as diferentes necessidades especiais que os alunos venham a apresentar.  Além disso, não há profissionais disponíveis para acompanhar esses alunos de forma mais individualizada, como interpretes por exemplo. É importante garantir o acesso de todos à educação e ao convívio social que a escola possibilita, por isso é preciso olhar com muito carinho para as crianças com necessidades especiais para que a ideia de inclusão não se reverta em exclusão ou frustração.  
No total são seis Eixos levantados pelo documento: 
  1. Qualidade de Educação. 
  2. Inclusão e diversidade na Educação. 
  3. Educação e Mundo do Trabalho. 
  4. Acesso e Permanência no Ensino Superior. 
  5. Profissionalização da Educação: Carreira, Salários e Formação Profissional. 
  6. Gestão Democrática: Do Projeto Pedagógico à Política e Financiamento.  
São itens de suma importância para que a educação aconteça de fato e com qualidade em nosso Estado, reforçando a importância de se participar da Conferência que visa rever e reformular o que for necessário. As reformulações podem ocorrer nas formas: aditivas, supressivas ou substitutivas. Uma avaliação consciente do documento poderá contribuir para a melhoria do nosso ensino e das condições de trabalho dos profissionais.   
Vera Lúcia Nowotny Dockhorn

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