quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pesquisadoras do GEPLIA tem texto publicado na revista eletrônica de Linguística Teórica e Linguística Aplicada

Pesquisadoras do grupo de estudo GEPLIA tem artigo recentemente publicado que trata das Orientações Curriculares para a área de Linguagem:
acesse o Link e leia o artigo na íntegra:http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/forum
Professoras Leandra, Rosinda, Sara e Arlete

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pauta desenvolvida com os Gestores das escolas de Sinop-MT





PAUTA PARA O 1º PRIMEIRO ENCONTRO DO PROJETO SALA DE GESTORES
Responsável: Kátia de Oliveira Carvalho
Colaboradores: Ivonei Andrioni, Lucineide da Silva, Reginaldo Costa e Sara Cristina Pereira
DATA: 15/05/2013
LOCAL: Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica/Sinop-MT


TEMA: POLÍTICAS PUBLICAS DA EDUCAÇÃO

imagem acessada da internet em 15-05-2013 por Sara Cristina

Objetivo: Compreender o que é e qual a organização das políticas públicas do Estado de Mato Grosso para a educação.


1 – Leitura compartilhada: Texto “Mude” (Clarice Lispector) – (10 min)


2 – Levantamento dos conhecimento prévios: (20 min)
  • Porque o Estado de Mato Grosso optou pela organização curricular em ciclos?
  • Quais são as principais políticas educacionais do Estado de Mato Grosso?
  •  Qual é a função principal do Cefapro?


3 - Sistematização das respostas (10 min)


4 – Apresentação e comentário sobre artigo da LDB 9394/96 onde trata da autonomia de Estados e Municípios na organização de seus sistemas ( 05 min)


5 – Leitura em duplas, do texto: “Políticas Públicas Educacionais” (Adão Francisco de Oliveira). (30 min)


6 – Socialização do entendimento do texto (1h e 30 min)


7 – Apresentação do organograma (15 min)


8 – Organização para o próximo encontro: definição de responsável, local e tema.


















sexta-feira, 10 de maio de 2013

Educomunicação - CEFAPRO/SINOP - 2013

3º Encontro da Formação Educomunicação

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Terceiro encontro da formação Educomunicação  abordou oralidade e teve visita a rádio Hits FM em Sinop MT.
As Escolas Estaduais Dom Bosco de Lucas do Rio Verde, Mario Spinelli e 13 de Maio de Sorriso, 19 de Dezembro de Nova Ubiratan, Perpétuo Socorro de Vera, Desembargador Miltom Pompeo de Barros de Colíder, Cândido Portinari de Tapurah, Paulo Freire, Jorge Amado e  São Vicente de Sinop, estão participando ativamente dos encontros que são realizadados na sede  CEFAPRO de Sinop.
A formação está em seu 3º encontro e desta vez propiciou aos participantes a reflexão sobre a importância do desenvolvimento das capacidades da oralidade e para discutir melhor esta temática a equipe visitou uma rádio no município de Sinop.
Os cursistas foram recebidos por  uma radialista que apresentou os estúdios de edição e de gravação, respondendo as perguntas dos educomunicadores e também socializando como ocorre o processo de criação na rádio.
Além das discussões sobre oralidade e visita a rádio, os participantes socializaram as atividades a distância, em que realizaram a transmutação do gênero notícia para outros gêneros. Estes por sua vez não são inovações absolutas, tais criações já existiam em outros gêneros, pois Bakthin (1997) já falava da “transmutação” dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro e assim gerando novos. O resultado foi diferentes poesias, paródias, contos, músicas, vídeos e até clipes musicais.
Ainda está previsto o 4º encontro que ocorrerá em junho onde serão socializadas os planejamentos de integração do projeto Educomunicação no currículo escolar e como postar os arquivos de áudio produzidos nas rádios escolares na internet, criando assim Podcast educacionais.

Texto produzido colaborativamente pelos formadores responsáveis (Linguagem e Tecnologia) utilizando a Google Docs.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Educomunicação - Pauta Desenvolvida dia 08-05-2013


 

Terceiro Encontro de Formação Educomunicação – 08-05-2013

Professores Formadores : Luiz, Gilmar, Lucineide, Ketheley, Sandra e Sara

Objetivos:
Identificar e comentar as capacidades da Oralidade ( quadro SIGA) presentes na apresentação do Vídeo.
Conhecer a estrutura e o funcionamento da Rádio Local, através da apresentação do radialista.

Visita dos professores a Rádio Hits FM - Sinop-MT
Apresentação das atividades propostas no encontro passado refentes aos Gêneros Textuais desenvolvidos nas escolas.

Desenvolvimento da Pauta
Tira dúvidas.
  • Boas Vindas
  • Dinâmica – Festival dos Gêneros Textuais.
  • Atividade Desenvolvimento das Capacidades da Oralidade mediante Observação do Vídeo – André Neves ( depoimento)
  • Apresentação das Atividades das Escolas Com os Gêneros Textuais.
  • Visita à radio registro das observações importantes que contribuirão para o trabalho na escola.
  • Atividade à distância – Realizar um planejamento que contemple o desenvolvimento de Capacidades da Oralidade nos Ciclos e no Ensino Médio. ( Trazer no Próximo encontro o planejamento e a Gravação para postar no Blog da Tecnologia e talvez no Portal do MEC)

Observação: Lembrar aos cursistas que teremos o evento da Tecnologia na UNEMAT, preparar apresentação.

Dinâmica - Festival dos Gêneros Textuais
-->
FESTIVAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS
No reino encantado da leitura, havia risos, flores, alegria... 
Querem saber a razão desta festa? Eu vou contar-lhes já.
Era um dia muito especial, estava acontecendo, o grande festival das modalidades textuais. A primeira modalidade a se apresentar foi o CONTO, que chegou inovando na sua apresentação, imagine que inusitado, ele chegou cantando:

Era uma vez a riqueza contra a simplicidade uma mostrando para outra que dava mais felicidade. Para gente ser feliz tem que cultivar as nossas amizades e os amigos de verdade, pra gente ser feliz tem que mergulhar na própria fantasia na nossa liberdade”.

E naquele momento todos os participantes empolgados CANTARAM:

Uma história de amor de aventura e de magia, só tem a ver quem já foi criança um dia.

A segunda modalidade a se apresentar, foi o grupo das QUADRINHAS, que em um grande coro, dando um show em linguagem oral exclamaram:

Tenho fome, tenho sede,
Mas não é de pão nem vinho;
Tenho fome de um abraço,
Tenho sede de um beijinho.”

E saíram abraçando e beijando o público presente. O grupo TRAVA-LÍNGUAS chegou na seqüência verbalizando forte e bonito:

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo Quanto tempo o tempo tem.”

Deixando a mensagem que o tempo quem faz é a gente e que devemos estabelecer um tempo para nós dedicarmos à leitura. Neste momento chegaram o grupo das FÁBULAS, com aura de sabedoria, deixaram uma bonita lição aos participantes do festival, que assim dizia: 

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte carregando um osso na boca. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensado ver outro cão, cobiçou-lhe o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.”

Na seqüência o TEXTO INFORMATIVO, explicou: 

Esta fábula encontra-se na coleção de alfabetização volume três, página 58. Esta coleção apresenta diferentes gêneros textuais que poderão ser explorados no desenvolvimento do ensino aprendizagem. 

De repente, chegou de mansinho, suave, com uma voz doce, o grupo da POESIA e declamou um lindo poema de Gonçalves Dias:

Canção do Exílio.
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho ,à noite
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra têm palmeiras,
Onde canta o sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho ,à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra têm palmeiras
Onde canta o sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;

Surgiu então as PARLENDAS, alegres, saltitantes, em coro exclamaram:

Um, dois, Feijão com arroz; Três, quatro, Arroz no prato; Cinco, Seis, Bolo Inglês; Sete, oito, Café com biscoito; Nove, dez, Vai na bica lavar os pés Pra comprar cinco pastéis Pra ganhar quinhentos réis Pra comer no dia dez”.

O grupo CANÇÕES, levantou-se e convidou todos para cantarem juntos:

Viver e não ter a vergonha de ser feliz,  Cantar e cantar e cantar, A beleza de ser um eterno aprendiz, Ai meu Deus, eu sei, que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita.

A cada nova modalidade apresentada à plateia ia ao delírio, navegando na magia da leitura, cada modalidade textual apresentava sua estrutura, características e o suporte onde poderiam encontrá-los. O público analisava cada detalhe da linguagem oral, escrita, faziam análise e reflexão sobre a língua. Foi um grande festival, onde todos mergulharam fundo, na misteriosa aventura do reino encantado da leitura.