terça-feira, 18 de setembro de 2012

Registro Grupo de Estudo GEPLIA 12º encontro

O inicio do encontro se deu com a socialização das experiências dos Formadores no evento "Formação em Rede". Os professores presentes neste encontro foram, Leandra, Luiz, Márcia, Élidi e Sara.
Em seguida refletimos sobre o papel do Formador e percebemos que a poucos autores no Brasil que escrevem sobre este tema. A maioria dos textos são de autores Portugueses ou Espanhóis.
A professora Leandra continuou apresentando o material sobre instrumentos de coleta de dados nas pesquisas científicas, falou sobre as características do questionário e da entrevista . Em seguida falou-nos sobre a importância de escrevermos para o ENAED e para o Colóquio, eventos que acontecerão na UNEMAT.
Como já tínhamos os questionários com os perfis dos formadores fomos orientadas a sistematiza-los em dupla para o nosso próximo encontro dia 28. Fomos lembrados sobre ao sistematizar os dados ter sempre em mente os objetivos da pesquisa e lembrar sempre da Pergunta que orienta nossa pesquisa é fundamental. Ao sistematizar os dados poderemos organiza-lo de muitas formas como por exemplo planilhas que poderão ser organizadas em ordem alfabética, com SIGLAS, ou em arquivos de textos com tópicos guias etc... Fomos lembrados que  o projeto a qual estamos inseridos deverá responder a 5 perguntas principais, e deveremos recorrer a elas sempre para não perder o Foco do trabalho. A professora Leandra falou também que nesta atividade cada dupla escolherá e explicará a lógica de sua sistematização, esta atividade será retomada no dia 28 de setembro.
Encerramos nosso estudo iniciando a sistematização do perfil das formadoras.
Sara Cristina

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relato das Formadoras do CEFAPRO/Sinop sobre a Formação Continuada proposta pela Olimpíada de Língua Portuguesa



Professoras multiplicadoras:
Marcia Weber
Sara Cristina Gomes Pereira

Relatório Formação Continuada Olimpíada de Língua Portuguesa ano de 2012.

A formação da Olimpíada de Língua Portuguesa do Polo de Sinop foi dividida em dois momentos um com os profissionais dos municípios do Polo, outro com os professores de Sinop. Com carga horária de 20 horas para cada turma.

Formação com os profissionais do polo
Com os professores do Polo foram realizados três encontros. Com o objetivo de apresentar o Programa e proporcionar momentos de estudo para que estes multiplicassem em seus respectivos municípios, neste grupo foi chamado um professor de cada escola estadual e um representante da Secretaria Municipal de Educação. Os municípios do Polo que participaram da Formação foram Cláudia, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Vera, União do Sul, Itanhangá, Tapurah e Feliz Natal.
De acordo com a avaliação dos cursistas no que se refere ao material trabalhado, à metodologia, ao conteúdo da formação e a atuação das mediadoras foi considerada, na maioria, como ótima. Em relação ao que foi inovador para eles elencaram que as diversas metodologias para o trabalho com gêneros foi muito significativo, assim como a participação da professora formadora de arte no trabalho interdisciplinar realizado. Quanto ao aspecto de como a formação pode contribuir com a prática argumentaram que o desenvolvimento das oficinas durante o período de estudos auxiliaram no desenvolvimento das mesmas com os alunos. Disseram também que foi muito importante a disponibilização dos materiais no Blog e no Site Escrevendo o Futuro.
Quanto às dificuldades a principal foi não haver a disponibilidade de materiais impressos para todos os professores. Os professores também relataram a dificuldade em desenvolver a Formação e envolver todos os professores de seus municípios. Elencaram que o tempo de formação também poderia ser maior.
De acordo com o relatório após a formação, disseram que as oficinas contribuíram muito para a prática dos professores, e que foi fortalecido o trabalho coletivo e colaborativo na escola. Que o trabalho com as oficinas na escola propiciou o envolvimento de outras áreas do conhecimento e o envolvimento de vários seguimentos da escola.

Formação no município de Sinop
No município de Sinop a formação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a interação das redes Municipal e Estadual foi muito rica, os professores interagiram e construíram juntos novas possibilidades de trabalho com os Gêneros Textuais. Os encontros aconteceram em três momentos a fim de que mais professores pudessem participar. Segundo a avaliação sobre a formação relataram que quanto ao material trabalhado e quanto à atuação das mediadoras disseram ser ótimos, quanto à metodologia e ao conteúdo trabalhado consideraram bom. Consideram como novo as diferentes formas de trabalhar com os Gêneros Textuais. No que diz respeito à contribuição da Formação Continuada para a prática pedagógica relataram que o desenvolvimento das oficinas auxiliaram na prática com os alunos. Relatam também que a formação serviu como motivação para o trabalho docente.
Quanto às dificuldades encontradas relataram que a principal delas foi não ter o material impresso para cada professor. Outra sugestão foi um tempo maior para a formação.
De acordo com os relatórios destacaram que a proposta do programa auxiliou no desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes. Argumentaram também que a Formação Continuada proporcionou a reflexão sobre a prática e a necessidade de estar em constante aprimoramento. Os professores disseram ser muito importante que a construção do conhecimento parta do local para o global, conforme a temática “O lugar onde Vivo”. Avaliaram como positivo também a interação entre as disciplinas com a contribuição da arte para a formação.

Considerações da Multiplicadoras
O trabalho com a Formação da Olimpíada de língua Portuguesa é muito gratificante, pois percebe-se claramente a interação entre teoria e prática. Aqui em Sinop a realização em parceria com a rede municipal foi muito significativa para todos, inclusive para as Multiplicadoras.
Nossa maior dificuldade foi organizar um cronograma que atendesse a todos os professores, mesmo com esta ação, alguns não puderam participar. Mas ficaram bem sensibilizados com o trabalho dos colegas. Provavelmente nas próximas Formações teremos um número maior de participantes.
Os professores que participaram se envolveram e se mostraram satisfeitos com a formação e com a atuação na escola.
O trabalho em parceria com a formadora de arte possibilitou a sensibilização do olhar para o lugar onde vivo que era uma das dificuldades relatadas pelos professores na edição anterior, essa ação nos auxiliou ao desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
Foi também muito significativo a construção e a utilização do Blog como instrumento de registro, socialização e interação dos cursistas e das multiplicadoras.
De forma geral consideramos esta experiência formativa muito rica e significativa para todas as instituições escolares.
Em anexo será postado alguns relatórios dos cursistas e o mapa final com número de participantes e carga horária.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Formação em Rede Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso

Professores de Linguagem oficina - Verde
O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica CEFAPRO/Sinop organizou e desenvolveu o Seminário com o tema acima citado nos dias 27 a 30 de agosto do corrente ano.
Profissionais de 15 municípios que compõe este Polo ( Cláudia, Colíder, Feliz natal, Ipiranga do Norte, Itaúba, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, União do Sul, Tapurah, Vera, e Sinop) participaram do evento  que teve como objetivo principal contribuir com a reconstrução curricular das escolas de modo a considerar as experiências vividas pela/na comunidade escolar, visando o replanejamento do trabalho pedagógico na perspectiva interdisciplinar.
Professores das demais áreas de conhecimento- oficina Verde
Considerando que desde 2009 a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso em parceria com os CEFAPROS e com as mais de 700 escolas Estaduais através da Formação continuada estabeleceram um diálogo que resultou na construção coletiva deste importante documento.
A dinâmica deste processo envolveu encontros nas escolas, encontros municipais, encontros regionais e por fim encontros Estaduais, resultaram de num período de aproximadamente 3 anos sua elaboração e implementação.
Os temas abordados no evento foram:
- O materialismo Histórico Dialético e a Educação
- O Ciclo de Formação Humana e a Sensibilidade do Educador
- Orientações Curriculares de Mato Grosso e a Democratização da Educação
- As ações Pedagógicas Orientadas pelos Eixos Estruturantes
- Repensando o Currículo na organização do trabalho Pedagógico
- Complexo temático como ferramenta organizadora do Currículo
-As Contribuições da pesquisa Sócioantropológica na Escola.
Foram organizadas também sete oficinas com a finalidade de demonstrar como poderá ser reorganizado os currículos nas escolas através do Complexo temático a partir do levantamento sócioantropológico.
No último dia do evento foram socializados pelos cursistas as experiências realizadas nas oficinas, bem como esclarecimentos de dúvidas foram sanadas pelos palestrantes. Segundo a avaliação dos participantes será um desafio trabalhar com esta Concepção de educação pautada na Formação Humana, porém entendem ser necessária estas transformações no fazer  pedagógico tendo em vista as atuais transformações sociais.
Nas palavras finais dos palestrantes algumas observações foram feitas como:
A insatisfação com a escola e com a sociedade que temos nos motiva a buscar entender a concepção de homem e de sociedade proposta pelas Orientações Curriculares. Relembrando sempre a luta de Paulo Freire e outros intelectuais pela humanização da educação. Este é o papel da educação, buscar nas contradições e  na construção coletiva uma forma diferente de vivenciar a educação e tranformar a realidade social que se nos apresenta.
Isto implica no redimensionamento e no reposicionamento do educador que com pequenos gestos e pequenas atitudes, fará surgir um novo fazer transformador e inclusivo. Para tal o diálogo entre as diferentes fontes do conhecimento fortalecerá estas ações. Reconhecendo que as angustias dos educadores são salutares pois demonstram a predisposição dos mesmos a mudança. Para os educadores agora é o momento da coragem e da ousadia, para não fazer apenas o trivial mais ampliar os objetivos da escola e a dimensão de suas ações. Reconhecendo sempre que teoria e prática andam ciclicamente.  E que todos somos de certa forma responsáveis pela mudança e pelas transformações que almejamos pois não somos sujeitos prontos e acabados somos incompletos e desaprender ações pedagógicas que já não são adequadas será  desde já nossa principal preocupação.
Considerar o que Paulo Freire já disse  " ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"  esta  concepção de educação implica em compreender que educar consiste em definir e buscar a própria identidade apropriando-se de instrumentos para participar na sociedade assumindo um compromisso social. Entende-se assim que a educação só se dá pela e na ação daquele que aprende, como sujeito aprendente.
Assim vemos que as contribuições da pesquisa Sócioantropológica na escola nos propiciará um olhar para a realidade de nossas comunidades escolares. Esta será ponto de partida para reorganização dos currículos escolares a partir dos Complexos Temáticos proposto por Pistrak, onde cada instituição escolar terá em seu currículo sua identidade bem como suas necessidades formativas contempladas. Sendo assim legitimadas pelos Projetos Políticos Pedagógicos de cada Instituição escolar.

Sara Cristina CEFAPRO/ Sinop- MT.