quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa - Planejamento- 2012




As professoras do Cefapro, Marcia Weber e Sara Cristina, estão empenhadas em planejar a Formação Continuada proposta pela Olimpíada de Língua Portuguesa para professores. O objetivo desta formação  será trabalhar cooperativamente com as Secretarias Municipais e atender todas as escolas públicas do Polo.
Em breve mais informações.

Sara Cristina/Cefapro - Sinop-Mt.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sala do Educador/Formador- Cefapro/Sinop-MT. 2012



Encontro Projeto Sala de Educador/Formador - CEFAPRO/Sinop - MT
Com conhecimento nossas dúvidas aumentam.” Goeth

Organizadores: Adenilse, Arlete, Ernandes, Kátia, Oldemar, Sueli e Teofanis
Datas: 13,27 de Fevereiro e 05 de Março        Início: 7: 30h
Tema: Complexo Temático
Objetivo: Propiciar estudos sobre o complexo temático e metodologias das áreas apontadas na Orientação Curricular do Mato Grosso.
Propostas de atividades:
1. Acolhida.
2. Apresentação do tema e objetivo do encontro.
3. Questões reflexivas: (os participantes serão distribuídos em grupos de três (3) participantes para responderem as questões)
a) Como o complexo temático pode ser utilizado para organizar a estrutura curricular da escola?
b) Quais as etapas na organização do complexo temático?
c) Quais as contribuições do complexo temático para o processo ensino aprendizagem?
d) Em que concepção pedagógica se fundamenta o complexo temático?
2. Socialização e exposição das contribuições dos grupos no painel.
3. Atividade em grupos: Leitura dos textos: “A investigação sócioantropológica das Orientações Curriculares do Mato Grosso” e “Organização do ensino por Complexos Temáticos nos Ciclos de Formação”.
Observações: 
  • Para enriquecer o trabalho é interessante buscar outras referências bibliográficas.
  • A socialização será organizada através de apresentação de slides, dramatizações, poesias entre outros.
  • Antes da socialização é importante que cada grupo retome as contribuições iniciais.
4. Socialização dos estudos.
5. Estudo por Áreas do Conhecimento contemplando outras formas de organização das metodologias presentes nas OCs.
6. Socialização as metodologias desenvolvidas na área e elaborando uma pasta com material sobre as metodologias estudas...
Observação: 
  • Montar pasta digital com materiais (textos, slides, vídeos, livros, sugestões bibliográficas...) pertinentes às metodologias estudas pelo grupo.
7. Avaliação através de debate.
8. Proposta de encaminhamento:
·         O que poderá ser encaminhado junto às escolas que os formadores acompanham?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Palavras Rabiscadas.



Palavras Rabiscadas




Se há uma criatura que tenha necessidade de formar e manter constantemente firme uma personalidade segura e complexa, essa é o professor.
Destinado a pôr-se em contato com a infância e a adolescência, nas suas mais várias e incoerentes modalidades, tendo de compreender as inquietações da criança e do jovem, para bem os orientar e satisfazer sua vida, deve ser também um contínuo aperfeiçoamento, uma concentração permanente de energias que sirvam de base e assegurem a sua possibilidade, variando sobre si mesmo, chegar a apreender cada fenômeno circunstante, conciliando todos os desacordos aparentes, todas as variações humanas nessa visão total indispensável aos educadores.
É, certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado – como todos somos – da época, do meio, da família, com características próprias, enérgicas, pessoais, e poder ser o que é cada aluno, descer à sua alma, feita de mil complexidades, também, para se poder pôr em contato com ela, e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução.
É ter o coração para emocionar diante de cada temperamento.
É ter imaginação para sugerir.
É ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.
É saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada criatura, fornecendo-lhe cores luminosas para se definir, vibratilidades ardentes para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos. Saber ser poeta para inspirar. Quando a mocidade procura um rumo para a sua vida, leva consigo, no mais íntimo do peito, um exemplo guardado, que lhe serve de ideal.
Quantas vezes, entre esse ideal e o professor, se abrem enormes precipícios, de onde se originam os mais tristes desenganos e as dúvidas mais dolorosas!
Como seria admirável se o professor pudesse ser tão perfeito que constituísse, ele mesmo, o exemplo amado de seus alunos!
E, depois de ter vivido diante dos seus olhos, dirigindo uma classe, pudesse morar para sempre na sua vida, orientando-a e fortalecendo-a com inesgotável fecundidade da sua recordação.

( Cecília Meireles- Livro Crônicas de educação 3)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lista de responsáveis pelo registro do PSE 2012

1-Josemar - 13/02
2-Rita - 27/02
3-Antonio - 05/03
4-Gilmar - 12/03
5-Raquel - 19/03
6-Marli - 26/03
7-Teofanis - 02/04
8-Oldemar - 09/04
9-Arlete - 16/04
10-Katia - 23/04
11-Reginaldo - 30/04
12-Sara - 07/05
13-Sueli - 14/05
14-Senilde - 21/05
15-Eliane - 28/05
16-Márcia - 04/06
17-Cássia - 11/06
18-Christiane - 18/06
19-Rosilene - 25/06
20-Jeferson - 02/07
21-Sandra - 09/07
22-Adenilse - 16/07
23-José Paulo - 23/07
24-Ernandes - 30/07
25-Élidi - 06/08
26-Angela - 13/08
27-Lucineide - 20/08
28-Ketheley - 27/08
29-Ivonei - 03/09

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Planejamento Coletivo na Escola Estadual S. Vicente de Paula em Sinop-Mt.

Os Professores do Cefapro/Sinop-Mt, Reginaldo, Josemar, Sara Cristina e a diretora do centro Kátia, estiveram na manhã desta sexta feira na  E.E.S.Vicente de Paula, para junto com os demais professores da escola iniciarem o replanejamento de aulas a serem desenvolvidas em cada área.
Os materiais que subsidiaram esta atividade foram: Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso e os PCNs+. O Primeiro momento foi dedicado as discuções de como viabilizar o planejamento coletivo com foco nas capacidades para o Ensino Médio em cada área do conhecimento.
O segundo momento já por área de conhecimento os professores iniciaram o planejamento das áreas. 
Segue  a Pauta Trabalhada pelos professores.
Escola São Vicente de Paula
Semana Pedagógica 2012

Coordenadora: Mariza Sauer, Margot e Silvana
Formador responsável: Reginaldo Costa
Formadores colaboradores: Josemar Lorenzetti e Sara Cristina Pereira


Tema:
Planejamento coletivo por Área do Conhecimento.

Objetivo:
Construir a partir das Orientações Curriculares e das Competências Gerais para o Ensino Médio, o planejamento anual por área do conhecimento.

Metodologia:
1º momento:
Discussão coletiva sobre a importância do planejamento por área do conhecimento na unidade escolar;
Inserção do mesmo no PPP;
Breve discussão sobre o trabalho interdisciplinar visualizando possíveis metodologias para o ano letivo;
Apresentação das competências Gerais para o Ensino Médio
Representação e Comunicação;
Investigação e Compreensão
Contextualização sócio-cultural
Em consonância com o eixo estruturante das Orientações Curriculares
Conhecimento, Trabalho e Cultura

2º Momento:
Em grupos por área do Conhecimento:
Conhecer e elencar as capacidades das áreas, bem como as capacidades das disciplinas que compõe cada área.
O registro é necessário, pois deverá constar no PPP;
Elencar as atividades e conteúdos de cada disciplina de maneira a atender as capacidades específicas da área.
Esta ação se constitui no planejamento individual do professor e deverá ser registrado no diário eletrônico, o mesmo será (re) planejado mensalmente, mediante avaliação coletiva durante os encontros do Projeto Sala de Educador.


Avaliação:
Avaliação das ações desenvolvidas durante o encontro e encaminhamentos para os próximos encontros.