terça-feira, 21 de junho de 2011

Atividades com o Programa PROINFANTL junho de 2011.

Os dias 17,18,20,21 de junho de 2011 foram dedicados a atividades relacionadas ao Programa PROINFANTL que está na reta final. Foram aplicadas as avaliações da PB2, no último sábado com sucesso. Hoje dia 21 estamos nos dedicando ao último encontro mensal, com a presença de professoras representantes da UFMT bem como do MEC. Esperamos até dia 30 de julho encerrar todas as ações previstas pelo programa.
Professoras Da UFMT em Sinop-MT
Tutores: Odair de Itaúba e ìris de Cláudia e professora Sara Cristina do Cefapro
Desde já parabenizo todos os envolvidos neste processo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Importante sobre Formação Continuada de Professores-Junho-2011

A Fundação Carlos Chagas desenvolveu uma importante pesquisa sobre a Formação Continuada de Professores em Estados e Municípios Brasileiros a pedido da Fundação Victor Civita, resultando em um relatório que poderá ser encontrado acessando o seguinte site: www.fvc.org.br/estudos
O texto com o Título: Professores: Uma Análise das modalidades e das Práticas em Estados e Municipios Brasileiros, descreve as diferentes modalidades de Formação Continuada existentes no Brasil bem como sua sistemática seus beneficios e suas dificuldades. Este relatório também aponta diferentes justificativas para as diferentes modalidades de Formação Continuada na atualidade.
Sugestão de leitura para educadores e professores formadores.
Sara Cristina Gomes Pereira- Cefapro-Sinop-MT.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estudos sobre as Orientações Curriculares no Projeto sala do educador na escola Cleufa em Sinop-Mt

Por solicitação da escola Estadual Cleufa em Sinop, no dia 08/06/2011 foi elaborado pelos professores do Cefapro Sinop, um estudo mais detalhado sobre as Orientações Curriculares no que tange as àreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas nesta atividade junto aos educadores desta escola atuarão os Professores do CEFAPRO, Élide Pavaneli, Sara Cristina, Josemar Lorenzeti e Rosalia.
Uma reflexão sobre as atuais formas de planejar, atuar e avaliar serão discutidas nesta ocasião.
Na Pauta para o 13 º encontro a professora Élidi do Cefapro leu o relato do encontro anterior e depois da escolha do próximo relator o grupo foi dividido nas 3 áreas para aprofundamento teórico-prático deste documento.

para refletir: " O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã".
Leonardo da Vinci

Parabéns aos educadores empenhados nesta ação.
Sara Cristina/CEFAPRO-Sinop-Mt.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Capacidades - Ciências Humanas.

ÀREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
EIXOS ARTICULADORES
- 1º CICLO
EA 1 Cultura e Diversidade
EA 2 Identidade
EA 3 Temporalidade e espacialidade
EA 4 Paisagem e Lugar
EA 5 Alfabetização cartográfica

CAPACIDADES - 1º CICLO
CAPACIDADES –
1.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diferentes grupos culturais e religiosos que compõem a sociedade

2.Compreender as manifestações culturais como elementos de construção da identidade.

3.Desenvolver/construir noções de ética e cidadania

4.Compreender a organização política da sociedade a partir de referenciais do contexto em que se insere.

5.Compreender as manifestações culturais e religiosas como conjunto de significado produzido pela ação do grupo social

6.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo noções de respeito às diferenças socioculturais e religiosas.

7.Compreender o tempo como construção individual e coletiva e sociocultural.

8.Estabelecer relações entre tempo, espaço geográfico e modos de vida.

9.Estabelecer relações temporais, buscando referenciar no tempo os acontecimentos individuais e coletivos.

10.Registrar acontecimentos

11.Reconhecer as relações existentes entre o mundo urbano, rural e rurbano, e as interações que a sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares;
12.Construir noções sobre o conceito de paisagem e lugar como elementos constituintes da identidade cultural (local e regional)
13.Compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo no meio ambiente como ação tanto do homem, como da natureza.
14.Identificar elementos constituintes da paisagem local e regional: relevo, hidrografia, vegetação, fauna, população, outros.
15.Conhecer as relações sociais municipais existentes entre o mundo urbano, rural e urbano.
16.Estabelecer relações topológicas elementares, localizando elementos no espaço geográfico a partir de diferentes pontos de referência.
17.Desenvolver noções de escala de mapa, lateralidade e localização no espaço geográfico.
18.Demonstrar noções espaciais topológicas, projetivas e euclidianas.

DESCRITORES - 1º CICLO

DESCRITORES –
1.Estabelecer relação, comparando semelhanças e diferenças, entre os sujeitos do seu grupo social de convívio, valorizando a identidade cultural e social;

2.Reconhecer e respeitar a diversidade de hábitos culturais vivenciados por sua turma;

3.Identificar, em imagens, populações tradicionais e elementos de sua cultura e conhecimento;

4.Perceber semelhanças e diferenças culturais entre sua comunidade e outras comunidades, reconhecendo e valorizando a identidade cultural e social;

5.Reconhecer e respeitar diferentes formas de organização das famílias;

6.Identificar bens materiais do patrimônio histórico-cultural, de sua cultura e de outros grupos;

7.Identificar, em imagens, pela forma de vestir e de se alimentar, diferenças culturais em cotidianos de crianças. religião, e demonstrar interesse em conhecer outras formas de religiosidade;
8.Demonstrar atitudes de respeito à expressão e à diversidade cultural religiosa no município e no Estado de Mato Grosso;

9.Interpretar diferentes manifestações culturais e religiosas por meio da leitura de: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, obras de arte, música, cinema, desenhos, gráficos e tabelas entre outros;

10.Respeitar e valorizar as diferenças culturais do povo brasileiro, principalmente as herdadas dos africanos e dos indígenas, em comentários e desenhos;


11.Identificar as brincadeiras preferidas e comparar com as brincadeiras de seus pais e familiares, fazendo a representação gráfica;

12.Estabelecer relação, comparando semelhanças e diferenças, entre os demais sujeitos sociais de convívio, expressando-se por meio da linguagem musical, gestual, corporal e oral;


13.Descrever situações que envolvem as relações espaço- temporais vivenciadas no cotidiano, estabelecendo idéias de ordem e sucessão;

14.Identificar modos de organização social, observando o tempo e espaço em que ocorrem;

15.Estabelecer aproximações entre as experiências vivenciadas e as experiências semelhantes, em outros tempos, em outros espaços e em outras culturas,

16.Representar oralmente ou por imagens os conhecimentos que tem sobre o lugar em que vive, sobre outros lugares e a relação entre eles;

17.Reconhecer instrumentos de marcação e datação do tempo, tais como calendários, relógio, linhas do tempo, e outros;

18.Observar, em sua própria comunidade, a permanência e mudança no cotidiano: ontem, hoje, amanhã, percebendo a duração das atividades rotineiras e reconhecendo os agentes dessas mudanças;

19.Relacionar-se com nomenclaturas próprias e com diferentes formas de marcação temporal, compreendendo outras dimensões culturais como tempo virtual e a idéia de simultaneidade;

20.Compreender os registros como instrumentos fundamentais na socialização da memória social e das diversas experiências humanas no tempo;

21.Iniciar-se na produção de registros de conteúdo histórico, em suas variadas formas, como textos escritos, desenhos, mapas, roteiros, fotografia etc.

22.Conhecer diferentes fontes históricas, de naturezas diversas e que se apresentem por meio de linguagens e mídias variadas, iniciando-se em sua leitura e interpretação.

23.Utilizar o próprio corpo como ponto ao explorar, conceitos como longe, perto, entre, ao lado, em cima, em baixo.

24.Reconhecer sua cidade e identificar seus traçados: ruas, viadutos, esquinas, avenidas, bairros, centro, sinais de trânsito, meios de transporte urbano;

25.Saber seu endereço e reconhecer a importância social da moradia;

26.Descrever elementos de paisagens urbanas, rurais e rurbanas;

27.Valorizar e respeitar a cultura urbana, rural e rurbana, identificando em diferentes linguagens elementos que caracterizam esses espaços.


28.Identificar e descrever, em diferentes linguagens, os conceitos pertinentes à paisagem física: rio, bacia hidrográfica, rede hidrográfica, vegetação; clima.

29.Estabelecer relações entre as atividades econômicas e a transformação da paisagem natural;

30.Evidenciar atitudes de proteção ao meio ambiente.

31.Utilizar desenhos (espaço bidimensional) ao representar conceitos como longe, perto, entre, ao lado, em cima, em baixo;

32.Utilizar referenciais espaciais: ao lado de esquerda, direita, sobre, sob, atrás, à frente, ao lado, entre, etc. estabelecendo relações a partir do próprio corpo;

33.Observar o espaço real, olhando as pessoas, e objetos, explorando a imagem tridimensional;

34.Explorar a imagem do espaço bidimensional, através do desenho, recorte e composição;



2º CICLO



EIXOS ARTICULADORES - 2º CICLO

EA 1 Identidade

EA 2 Temporalidades e espacialidades

EA 3 Trabalho, Cultura e sociedade

EA 4 Natureza e sociedade: A construção do espaço geográfico, histórico e cultural de Mato Grosso

EA 5 Processos de formação histórico-social e econômica das regiões brasileiras

EA 6 Alfabetização cartográfica





CAPACIDADES - 2º CICLO



1.Reconhecer-se e valorizar-se como sujeito de pertencimento histórico e sociocultural que interage e intervém em diferentes grupos.

2.Reconhecer lugares e tempos de vivências, suas representações no processo de formação e organização nos aspectos (culturais, políticos, econômicos, éticos e religiosos) em diversos âmbitos regionais (município, Estado, país).

3.Desenvolver a compreensão do significado do fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro.

4.Estabelecer e compreender as relações entre trabalho e a produção da cultura e transformação da sociedade, em seu processo de manifestação humana.

5.Desenvolver as primeiras noções científicas relativas à astronomia;

6.Analisar e compreender os processos históricos e espaciais de ocupação, formação e transformação do território mato-grossense, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de tecnologias e a qualidade de vida da população.

7.Desenvolver as primeiras noções científicas relativas à astronomia;

8.Analisar e compreender os processos históricos e espaciais de ocupação, formação e transformação do território mato-grossense, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de tecnologias e a qualidade de vida da população.

9.Compreender as interações entre ação humana com o meio natural, para que o estudante possa perceber-se como sujeito nesse processo com responsabilidade em relação ao meio ambiente.

10.Compreender os processos de formação socioeconômica, cultural e territorial do Brasil e sua regionalização.

11.Identificar os problemas ambientais relacionados à formação histórica do município, da região, do Estado.

12.Compreender e representar códigos e símbolos expressos em mapas, gráficos, textos, imagens, esquemas, croquis, tabelas e diagramas

DESCRITORES –

1.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças;

2.Reconhecer as características identitárias dos diversos grupos – cidade, região, estado – percebendo semelhanças e diferenças;

3.Reconhecer-se ao grupo de convívio como sujeito da História, além do reconhecimento de outros grupos em sua historicidade;

4.Identificar as características dos diversos grupos sociais, nos diferentes tempos e espaços – hábitos, costumes, manifestações artísticas e sociais;

5.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos, culturais e religiosos, que compõem a sociedade;

6.Identificar e localizar a distribuição das populações tradicionais no território mato-grossense e brasileiro, reconhecendo seus direitos de cidadania;

7.Reconhecer e respeitar as práticas culturais das populações tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras, entre outros);

8.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças;

9.Reconhecer as características identitárias dos diversos grupos – cidade, região, estado – percebendo semelhanças e diferenças;

10.Reconhecer-se ao grupo de convívio como sujeito da História, além do reconhecimento de outros grupos em sua historicidade;

11.Identificar as características dos diversos grupos sociais, nos diferentes tempos e espaços – hábitos, costumes, manifestações artísticas e sociais;

12.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos, culturais e religiosos, que compõem a sociedade;

13.Identificar e localizar a distribuição das populações tradicionais no território mato-grossense e brasileiro, reconhecendo seus direitos de cidadania;

14.Reconhecer e respeitar as práticas culturais das populações tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras, entre outros);

15. Compreender o fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro.

16.Compreender a historicidade presente em aspectos diversos da vida social, promovendo o processo de desnaturalização do mundo à sua volta;

17.Compreender o tempo cronológico, utilizando instrumentos de marcação e datação do tempo passado, presente, futuro, sucessão, simultaneidade, mudanças, permanências, semelhanças e diferenças;

18.Compreender o tempo como construção social e a temporalidade histórica em suas várias dimensões: cronológica, de durações e de diferentes ritmos de tempo vivenciados socialmente; reconhecendo outras dimensões culturais como, por exemplo, o tempo virtual;

19.Distinguir práticas sociais e bens culturais como construções coletivas, que resultam das experiências de diferentes grupos sociais espacialmente situados, por meio dos tempos;

20.Analisar a historicidade presente em aspectos diversos da vida social, promovendo o processo de desnaturalização do mundo à sua volta;


21.Demonstrar compreensões de que o saber histórico é um processo de construção permeado de conflitos, relações de poder, abordagens e pontos de vista diferenciados que envolvem os sujeitos em suas temporalidades;

22.Compreender e reconhecer a luta das populações tradicionais em defesa de seus direitos e da própria construção de sua cultura;

23.Demonstrar atitudes de respeito à expressão e à diversidade cultural religiosa na cidade, no Estado de Mato Grosso, no Brasil e no mundo, vedadas quaisquer formas de proselitismo;

24.Analisar e comparar questões relativas à astronomia partindo do senso comum às primeiras noções científicas;

25.Identificar os movimentos realizados pelos corpos celestes no sistema solar;

26.Reconhecer, valorizar e respeitar a sociodiversidade como patrimônio cultural dos seres humanos;

27.Identificar as paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, reconhecendo sua tropicalidade e a forma de territorialização da natureza pelas culturas locais;

28.Compreender os processos de interação dos seres humanos e meio ambiente, conhecendo os impactos ambientais que resultam dessa interação, desenvolvendo atitudes de preservação e conservação ambiental;

29.Identificar a ação da sociedade e da natureza na construção das diferentes paisagens;

30.Entender a problemática socioambiental como decorrência das relações entre sociedade e natureza, e das relações entre as pessoas, sob determinadas formas de organização sócio-espacial;

31.Identificar e comparar características de seu entorno local: o clima, as características da superfície e as atividades exercidas por seus habitantes que envolvam relações espaciais e ambientais;

32.Participar de discussões e ações acerca dos limites de uso dos bens naturais pela sociedade;

33.Compreender a relação entre o crescimento urbano e as mudanças na vida da cidade e do campo;

34.Relacionar diferentes tipos de atividades humanasem sua cidade, em regiões rurais e associá-las com outros lugares;

35.Compreender as relações existentes entre práticas culturais e práticas econômicas, de modo a desenvolver noções de responsabilidade social e coletiva quanto à preservação e à conservação do ambiente;

36.Descrever as relações campo e cidade, tendo como referência o lugar em que vive e o espaço brasileiro;

37.Compreender que os produtos agropecuários ou industrializados e outros são provenientes de diferentes regiões e que chegam ao nosso cotidiano pela interligação dos lugares por intermédio da rede de transportes;

38.Comparar diferentes lugares do planeta Terra, em textos e em imagens, tendo como referência o seu lugar no mundo;

39.Comparar diferentes modelos de ocupação urbana e rural;

40.Interpretar, nas paisagens rurais e urbanas, a espacialidade socialmente construída e as múltiplas temporalidades que elas contêm;

41.Conhecer as relações existentes entre o mundo urbano, rural e urbano e as interações que a sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares.

42.Identificar as atividades econômicas envolvidas nos produtos de seu cotidiano: comercialização, indústria, agricultura, pecuária e serviços;

43.Problematizar e arguir sobre práticas relacionadas ao acondicionamento e transporte de produtos, ao reaproveitamento de materiais e à coleta seletiva de lixo;

44.Argumentar sobre os impactos que o estilo de vida e os hábitos de consumo exercem sobre os ecossistemas naturais, demonstrando proposições de ações de interventivas;

45. Conhecer e discutir a interdependência entre os elementos naturais;

46.Identificar nas paisagens da cidade e do campo os arranjos que explicam o lugar, o território e o tempo em relação à qualidade de vida e à justiça social;

47.Problematizar os valores que têm norteado os padrões de produção e de consumo na sociedade atual;

48.Problematizar a sociedade de consumo e o esbanjamento dos recursos naturais, estabelecendo relação entre consumismo e desperdício;

49.Relacionar os atuais padrões de produção e consumo insustentáveis com os tipos de poluição (ar, água, solo), o aquecimento do planeta (efeito estufa), o lixo e as desigualdades sociais;

50.Compreender a dimensão social da relação entre sociedade e natureza e os problemas socioambientais decorrentes do uso/abuso dos bens naturais pela sociedade urbano-industrial.

51.Propor projetos de intervenção na realidade sócio-espacial que envolvam ações de conservação das paisagens urbanas e rurais.

52.Propor atitudes conservacionistas em relação aos resíduos sólidos, ao saneamento básico, ao abastecimento de água, à produção de alimentos, às áreas de lazer e aos bens públicos do patrimônio comum;

53.Participar de discussões e ações acerca dos limites de uso dos bens naturais pela sociedade;

54.Usar a construção de maquetes para representar diferentes fenômenos da dinâmica terrestre e das realidades sócio-espaciais.

55.Ler mapas temáticos a partir de indicadores econômicos e Sociais.


3º CICLO

EIXOS ARTICULADORES


EA 1 Fronteiras e Identidades

EA 2 Trabalho, Economia e Sociedade

EA 3 Natureza e Sociedade

CAPACIDADES - 3º CICLO


1.Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo noções de respeito às diferenças;

2.Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos que compõem a sociedade;

3.Reconhecer os processos de formação das territorialidades de diferentes sociedades e Estados, analisando seus significados no processo histórico, de modo a compreender conflitos e tensões sociais, geopolíticas e culturais da atualidade;

4.Compreender características demográficas do Brasil;

5.Perceber os espaços de memórias como identificadores de hábitos, costumes e tradições, pertencentes a grupos distintos, estimulando a preservação do patrimônio como museus, bibliotecas, sítios arqueológicos e OUTROS.

6.Reconhecer a influência do meio ambiente na formação histórica do Brasil e do mundo;

7.Caracterizar as formas de apropriação dos territórios nos processos de produção, analisando as consequências políticas e culturais dos setores econômicos em relação à divisão internacional do trabalho no mundo globalizado;


8.Reconhecer os conflitos territoriais, problematizando seu passado, presente e futuro, analisando as vivências como suscetíveis de transformação.

9.Perceber o conhecimento como a re-elaboração de muitos saberes, delineando o que conhecemos por saber histórico.

10.Reconhecer que a participação dos sujeitos históricos, nos diferentes grupos sociais, possibilitam situações cotidianas de luta por transformações e/ou permanências.

11.Desenvolver noções de preservação e conservação ambiental;

11.Estabelecer a relação entre as manifestações culturais e a sociedade;

12.Desenvolver/construir noções de ética e cidadania;

13.Compreender e explicar, os modelos de desenvolvimento adotados pelo sistema capitalista e seus impactos no meio ambiente.

14.Entender que cada lugar da superfície terrestre possui uma paisagem com características particulares, formada pela combinação dos diferentes elementos naturais e/ou culturais, estabelecendo relações entre o espaço urbano, urbano e rural nas dimensões econômicas, sociais, culturais e políticas.

DESCRITORES - 3º CICLO

DESCRITORES –

1.Identificar os limites e as fronteiras que separam os territórios nacionais;

2.Distinguir os variados povos e culturas existentes em diferentes espacialidades do Brasil e do mundo;

3.Concluir que alguns povos do mundo não possuem soberania sobre o território em que vivem;

4.Identificar e analisar a existência de movimentos nacionalistas e/ou totalitários e suas consequências em diversos lugares do mundo;

5.Distinguir diferentes tipos de projeções cartográficas;

6.Comparar e analisar as fronteiras nacionais e a configuração territorial dos países do mundo, deduzindo que estes podem sofrer alterações;

7.Concluir que em diversos lugares do mundo existem conflitos em áreas de disputa por fronteiras;
8.Identificar as razões históricas dos conflitos existentes na África e na Ásia;

9.Debater sobre a importância da ONU na geopolítica mundial;

10.Identificar a contribuição dos vários grupos sociais na formação sociocultural do Brasil;

11.Reconhecer, nos relatos das pessoas, imagens, obras de arte e museus processos de transformação social que ocorrem em diferentes contextos da sociedade, utilizando-os como fonte de conhecimento;

12.Identificar as formas de organização das relações sociais em diversos âmbitos do Brasil reconhecendo o papel dos diferentes grupos;

13.Demonstrar respeito com manifestações e práticas culturais diferentes das suas, observadas pelo professor em suas relações interpessoais com os colegas;

14.Identificar e compreender os principais problemas sociais brasileiros, analisando suas causas;

15.Reconhecer os processos de transição demográfica do Brasil e suas consequências sócio-econômicas;

16.Localizar em mapas, as principais concentrações demográficas do Brasil;

17.Construir formas variadas, criativas e convencionais (gráficos, tabelas, pirâmides etárias entre outras) de representações e localizações dos dados demográficos.

18.Debater e refletir sobre a globalização como um processo de integração cada vez mais efetiva do espaço virtual mundial;

19.Refletir como o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países do mundo;

20.Entender que o trabalho está presente em todas as atividades humanas, percebendo as diversas formas de produção e organização da vida social;

21.Compreender e analisar os fenômenos geográficos em suas diferentes escalas (local, regional, nacional e global;
22.Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, compreendendo o trabalho como elemento primordial nas transformações históricas;

23.Debater e refletir sobre a globalização como um processo de integração cada vez mais efetiva do espaço virtual mundial;

24.Refletir como o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países do mundo;

25.Entender que o trabalho está presente em todas as atividades humanas, percebendo as diversas formas de produção e organização da vida social;

26.Compreender e analisar os fenômenos geográficos em suas diferentes escalas (local, regional, nacional e global;

27.Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, compreendendo o trabalho como elemento primordial nas transformações históricas;

28.Analisar e julgar os apelos consumistas impostos pela sociedade moderna;
29.Identificar o processo de expansão das multinacionais em escala planetária como uma característica do processo de globalização;

30.Debater sobre as relações de dominação, subordinação e resistência que fazem parte das construções políticas, sociais e econômicas que permeiam o mundo do trabalho;

31.Deduzir que o surgimento das multinacionais alterou a participação de inúmeros países na atual Divisão internacional do Trabalho;

32.Refletir e analisar que o desenvolvimento das tecnologias de informação contribuiu para intensificar o fluxo de capitais e informações em escala planetária;

33.Perceber que o ritmo do trabalho e duração do tempo é resultante dos fenômenos sociais e construções culturais;

34.Identificar e reconhecer as principais características dos Blocos Econômicos no mundo;

35.Reconhecer que o agravamento dos problemas ambientais está relacionado à intensa exploração da natureza;

36.Materializar textualmente a importância da construção de relações de transformação, permanência, semelhança e diferença entre o presente, o passado e os espaços local, regional, nacional e mundial.

37.Estabelecer relação entre o aumento do consumo e o esgotamento dos recursos naturais do planeta;

38.Analisar os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas;
39.Utilizar diferentes linguagens na interpretação de um fenômeno histórico e geográfico;

40.Debater acerca da vida social, do passado e do presente na dimensão individual, social e política, identificando a influência da mídia nesse processo;

41.Identificar e analisar as práticas sociais coletivas que apontem para a preservação ou conservação da natureza.

42.Identificar e compreender a dinâmica da natureza como um dos responsáveis pela configuração atual (criação e recriação) da superfície terrestre;

43.Materializar em práticas os conceitos trabalhados acerca da preservação e conservação, observando, principalmente, essas relações desenvolvidas no ambiente da escola.

44.Transpor o conceito de sustentabilidade aliada à reprodução do capital para uma concepção de co-responsabilidade entre todos os grupos sociais e a preservação planetária.

45.Identificar e compreender a dinâmica da natureza como um dos responsáveis pela configuração atual (criação e recriação) da superfície terrestre;

46.Compreender que as sociedades humanas transformam as paisagens naturais e culturais de acordo com as condições técnicas de que dispõem;

47.Elencar os motivos que levam povos ou grupos à perda de sua identidade cultural a partir da incorporação de hábitos e costumes que não fazem parte de seu tradicional modo de vida;

48.Identificar e analisar o patrimônio cultural e ambiental do território e sua dinâmica, aprimorando atitudes e valores individuais e sociais.

Capacidades- Ciências da natureza e matemática

Área das Ciências da Natureza e Matemática – 1º Ciclo

EIXOS ARTICULADORES

EA 1 Representação e comunicação

EA 2 Investigação e compreensão

EA 3 Contextualização sócio-cultural

CAPACIDADES

CAPACIDADES –

1.Identificar, ler, interpretar e utilizar em forma oral e escrita: símbolos, códigos e nomenclaturas científicas

2.Conhecer, escrever, representar e argumentar os conhecimentos científicos na sua construção como ser social.


3.Investigar em dada situação- problema as informações relevantes construindo estratégias para resolvê-las.

4.Identificar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas.

5.Selecionar e utilizar instrumentos de mediação e de cálculo, representar dados numéricos e algumas formas geométricas, utilizar escalas, levantar hipóteses e comparar resultado

6.Realizar experimentos simples com materiais e objetos no/do ambiente para investigar alguns fenômenos naturais e relatá-los.

7.Interagir e trabalhar de forma coletiva, possibilitando a percepção de forma crítica do mundo em constante transformação.

8.Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

9.Conhecer e utilizar algumas tecnologias, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana e seus impactos na vida social.

10.Relacionar-se socialmente, respeitando a diversidade cultural, social, sexual.

11.Conhecer algumas noções de saúde corporal/ambiental.

12.Construir noções e alguns conceitos interativos de Ciência e Tecnologia contextualizada nas relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza.









DESCRITORES

DESCRITORES –

1. Realizar diferentes agrupamentos e reagrupamentos na contagem e nas operações fundamentais.

2.Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal (agrupamentos, trocas na base 10 e o princípio do valor posicional).

3.Interpretar e produzir escritas numéricas de acordo com as regras e símbolos do Sistema de Numeração Decimal.

4.Comparar quantidades por meio de processos numéricos ou geométricos.

5.Calcular o resultado das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.

6.Utilizar em cálculos a composição e decomposição de números naturais em parcelas, fatores ou em diversas ordens (unidade, dezena, centena).

7.Comunicar, registrar e inter-relacionar noções de natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.

8.Contar e registrar quantidades de objetos de coleções utilizando-se de estratégias próprias.

9.Identificar e representar algumas unidades de medidas de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área e volume.

10.Identificar e representar algumas formas geométricas.


11.Conhecer os diferentes significados da adição ou subtração, multiplicação e divisão nas situações-problemas com o uso de estratégias pessoais e de técnicas convencionais ou não convencionais.

12.Reconhecer regularidades e padrões em diferentes situações problemas.

13.Observar e Identificar no ambiente natural e modificado – alguns aspectos dos fenômenos e recursos naturais: água, ar, solo, calor e luz solar.

14.Comparar grandezas padronizadas e não padronizadas utilizando algumas unidades de medidas.

15.Identificar operações adequadas para resolver uma dada situação problema (adição, subtração e/ou multiplicação e divisão).

16.Resolver situações problemas que envolvam a construção de algoritmo para o cálculo de resultados das operações fundamentais com números naturais.

17.Utilizar a tecnologia como meio de investigação de alguns conhecimentos científicos e matemáticos.

18.Identificar, organizar, interpretar e elaborar listas, tabelas e gráficos simples, a partir de situações problema e/ou informações pessoais.

19.Distinguir e classificar figuras planas e sólidos geométricos (poliedros – prismas e pirâmides; corpos redondos – cones, cilindros e esferas) em coleções.

20.Identificar e relacionar medidas de tempo (hora, dia, semana, mês e ano), utilizando relógio e calendário, compreendendo alguns fenômenos naturais (dia/noite, estações do ano, ciclos de vida, entre outros).

21.Reconhecer e utilizar em situações- problema, as unidades usuais de medidas: tempo, sistema monetário, comprimento e massa.


22.Conhecer os modos de produção artesanal e industrial evidenciando a necessidade racional de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.

23.Desenvolver noções de consumo racional adotando hábitos de conservação e preservação do meio ambiente e dos sistemas vivos.

24.Perceber a ciência e a tecnologia como meio de apropriação de alguns conhecimentos científicos e matemáticos para compreender as relações humanas, ambientais e sociais.

25.Compreender a saúde pessoal, social e ambiental, como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

26.Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço.

27.Reconhecer em diferentes contextos cotidianos e históricos os números naturais.

28.Reconhecer e valorizar a importância do relacionamento interpessoal, respeitando a diversidade cultural, social e sexual.

29.Valorizar o próprio corpo e os cuidados necessários a manutenção da saúde corporal/ ambiental.

30.Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo benefícios e riscos a vida e ao ambiente.

31.Conhecer, perceber e identificar as consequências das ações humanas na natureza quando estas interferem no seu equilíbrio.




Área das Ciências da Natureza e Matemática – 2º Ciclo

EIXO ARTICULADOR

EIXOS ARTICULADORES

EA 1 Representação e comunicação

EA 2 Investigação e compreensão

EA 3 Contextualização sócio-cultural

CAPACIDADES

CAPACIDADES

1.Utilizar e Interpretar na forma oral e escrita: símbolos, códigos e nomenclaturas científicas.

2.Ler, identificar, interpretar e representar formas geométricas.

3.Ampliar e ressignificar as noções construídas dos conhecimentos científicos, associando-os à energia, à matéria, às transformações, ao espaço, ao tempo, aos sistemas, ao equilíbrio e à vida.

4.Ler, interpretar em situações-problema informações veiculadas em: imagens, tabelas, gráficos e mapas.

5.Identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações- problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.

6.Investigar e compreender situações- problema, construindo estratégias para resolvê-las.

7.Caracterizar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas.

8.Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados numéricos e formas geométricas, utilizar escalas, levantar hipóteses e comparar resultados.

9.Realizar experimentos com materiais e objetos no/do ambiente para investigar alguns fenômenos naturais e descrevê-los.

10.Integrar e sistematizar fenômenos e teorias científicas articulando os diferentes conhecimentos e saberes.

11.Conhecer e perceber as características em acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.

12.Conhecer, localizar e perceber a terra como parte de um sistema planetário.

13.Conhecer algumas noções de ecologia.

14.Conhecer e aplicar noções básicas de saúde.

15.Interagir e trabalhar coletivamente, possibilitando a percepção de forma crítica do mundo em constante transformação, selecionando e organizando conhecimentos.

16.Compreender e explorar o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

17.Perceber e respeitar a diversidade cultural, social, sexual, saúde corporal/ambiental e direitos humanos reconhecendo-se como sujeito integrante do meio.

18.Ampliar os conceitos interativos de Ciência e Tecnologia contextualizada nas relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza.

19.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o universo despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens e a origem do universo.

20.Reconhecer em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.


DESCRITORES

DESCRITORES –

1.Representar, identificar e esboçar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

2.Ler, interpretar e resolver situações-problema a partir de informações veiculadas em imagens, tabelas, gráficos e mapas.

3.Comunicar, registrar e inter-relacionar conhecimentos da natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.

4.Comparar, representar e descrever quantidades por meio de processos numéricos, geométricos e trigonométricos.

5.Manusear, com destreza, os instrumentos de medição e de desenho.

6.Reconhecer e construir formas geométricas a partir de simetria, pontos, segmentos ou planos que mudam de direção, gira, ou refletem, percebendo as relações com os fenômenos naturais.

7.Construir formas geométricas a partir das propriedades dos ângulos de um polígono regular utilizando softwares.

8.Ler, interpretar e utilizar informações e dados coletados por meio de fatos e fenômenos do cotidiano, bem como os apresentados em listas, diagramas, tabelas, gráficos, na resolução de situações-problema.

9.Recolher dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organização, e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos.

10.Identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

11.Resolver e representar situações-problema envolvendo números Reais e as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e suas propriedades.
12.Utilizar os recursos tecnológicos como instrumento de pesquisa, produção e comunicação do conhecimento científico.

13.Perceber a Terra enquanto componente do sistema planetário, sua dimensionalidade frente ao Universo e sua localização espacial e temporal.

14.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o Universo, despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens.

15.Perceber a inter-relação entre o ser humano e o Universo

16.Conhecer, caracterizar e compreender a diversidade biológica e variabilidade genética existente no planeta, enfatizando os ecossistemas.

17.Perceber a influência da genética na biotecnologia e seus impactos

18.Identificar modelos atômicos e transformações no âmbito da matéria e energia.

19.Conhecer, construir e utilizar os conceitos de pontos de referência, deslocamento, energia, matéria e substância.

20.Identificar no cotidiano com a interface dos referenciais de deslocamento, energia, matéria e substância.

21.Utilizar os diferentes agrupamentos e reagrupamentos, na contagem e nas operações fundamentais, e ampliar os conhecimentos de potenciação e radiciação.

22.Identificar e compreender conceitos de movimento, energia, matéria e substância em situações cotidianas, construindo estratégias para resolvê-las.

23.Identificar, compreender e caracterizar a matéria, substâncias e misturas e suas transformações físico-químico-biológicas.

24.Realizar pesquisa utilizando-se do “método científico”, levantando hipóteses e comparando resultados.
25.Selecionar e utilizar instrumentos de medida de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área, volume e de cálculo, relacionando-os às escalas.

26.Representar dados numéricos e formas geométricas.

27.Compreender e utilizar adequadamente os instrumentos de medida e de cálculo.

28.Identificar, distinguir, descrever e ampliar a construção das diferentes figuras planas e espaciais, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

29.Compreender a organização dos sistemas vivos a partir das inter-relações, evidenciando as ações antrópicas.

30.Compreender e identificar as consequências das ações humanas nas inter-relações entre os sistemas vivos como condição essencial ao equilíbrio e a manutenção da vida.

31.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas vivos, principalmente do corpo humano.

32.Compreender o funcionamento e os cuidados com o próprio corpo.

33.Argumentar e posicionar-se criticamente, utilizando a tecnologia como meio de investigação em relação a temas científicos e matemáticos.

34.Identificar e utilizar, em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.

35.Utilizar a ciência e a tecnologia para a construção de conhecimentos científicos, nas relações humanas, ambientais e sociais.
36.Compreender que os papéis de gênero são resultados de construções socioculturais.

37.Compreender que a orientação sexual é resultado de fatores psicológicos, genéticos, sociais e culturais sendo, portanto, imprescindível respeitá-la enquanto direito humano.

38.Compreender a origem histórico-geográfico das diversas culturas e etnias que compõem a sociedade e respeitá-las.

39.Reconhecer e diferenciar modos de produção artesanal e industrial, evidenciando a necessidade solidária de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.

40.Compreender que a qualidade de vida é oriunda de um ambiente limpo e saudável e as alterações, que nele ocorram, causam impacto direto na vida das pessoas.

41.Compreender e identificar as ações de higiene pessoal, social e ambiental indispensáveis à promoção da saúde.

42.Compreender, identificar e comparar as diversas endemias presentes em cada região.

43.Identificar e compreender a influência dos hábitos e costumes culturais na saúde da sociedade.

44.Identificar os elementos matemáticos e científicos presentes nos instrumentos tecnológicos do dia-a-dia.

45.Utilizar conscientemente os instrumentos científicos e tecnológicos, compreendendo que foram construídos por meio de conhecimentos acumulados coletivamente pela sociedade.

46.Identificar na mudança dos hábitos e costumes os conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos construídos no processo de aprendizagem.


Área das Ciências da Natureza e Matemática – 3º Ciclo

EIXOS ARTICULADORES

EA 1 Representação e comunicação

EA 2 Investigação e compreensão

EA 3 Contextualização sócio-cultural


CAPACIDADES

CAPACIDADES –

1.Relatar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos, utilizando da comunicação oral e escrita de forma a interpretar e compreender o uso de símbolos, códigos e nomenclaturas científicas.

2.Identificar, compreender, relacionar e utilizar as representações geométricas e trigonométricas no cotidiano.
3.Utilizar recursos estatísticos e probabilísticos, prevendo e identificando características de acontecimentos a partir de situações-problema.

4.Ler, compreender e explorar a disposição dos números Reais na reta numérica.
5.Recursos Tecnológicos

6.Construir os primeiros conceitos relacionados às teorias da origem e da evolução do universo e da vida.

7.Conhecer noções básicas de genética
8.Conhecer e construir os primeiros conceitos relacionados à energia, ao movimento, à matéria e à substância.

9.Identificar, compreender e resolver situações-problema envolvendo os números Reais.

10.Investigar, Identificar, caracterizar e compreender os fenômenos naturais e grandezas matemáticas, relacionando com as situações cotidianas, percebendo as noções fundamentais da matéria e energia e as suas transformações.

11.Construir os primeiros conceitos de investigação científica, utilizando o “método científico”.
12.Compreender, utilizar e representar sistemas e instrumentos de medida e de cálculo, dados numéricos, formas geométricas, escalas, levantando hipóteses e comparando resultados.

13.Compreender a dinâmica da manutenção dos sistemas vivos e suas relações com os fenômenos naturais, evidenciando a interdependência destes, o todo dinâmico e suas suscetibilidades.

14.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas anátomofisiológico, relacionando com a qualidade de vida.

15.Relacionar, compreender e explorar o conhecimento científico e a tecnologia, como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social, elaborando juízo sobre riscos e benefícios sobre o ambiente.

16.Compreender e respeitar a diversidade: cultural, social e sexual, enquanto direito humano, reconhecendo-se como sujeito integrante do meio.

17.Compreender e identificar que a saúde corporal e ambiental influencia na qualidade de vida.

18.Identificar, compreender e explorar os conhecimentos científicos e tecnológicos presentes no cotidiano.

DESCRITORES

DESCRITORES –

1.Representar, identificar e esboçar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

2.Ler, interpretar e resolver situações-problema a partir de informações veiculadas em imagens, tabelas, gráficos e mapas.

3.Comunicar, registrar e inter-relacionar conhecimentos da natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado.

4.Comparar, representar e descrever quantidades por meio de processos numéricos, geométricos e trigonométricos.

5.Manusear, com destreza, os instrumentos de medição e de desenho.

6.Reconhecer e construir formas geométricas a partir de simetria, pontos, segmentos ou planos que mudam de direção, gira, ou refletem, percebendo as relações com os fenômenos naturais.

7.Construir formas geométricas a partir das propriedades dos ângulos de um polígono regular utilizando softwares.

8.Ler, interpretar e utilizar informações e dados coletados por meio de fatos e fenômenos do cotidiano, bem como os apresentados em listas, diagramas, tabelas, gráficos, na resolução de situações-problema.

9.Recolher dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organização, e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos.

10.Identificar a fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

11.Resolver e representar situações-problema envolvendo números Reais e as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e suas propriedades.

12.Utilizar os recursos tecnológicos como instrumento de pesquisa, produção e comunicação do conhecimento científico.

13.Perceber a Terra enquanto componente do sistema planetário, sua dimensionalidade frente ao Universo e sua localização espacial e temporal.

14.Compreender a presença do ser humano e sua relação com o Universo, despertando a curiosidade e a reflexão sobre nossas origens.

15.Perceber a inter-relação entre o ser humano e o Universo

16.Conhecer, caracterizar e compreender a diversidade biológica e variabilidade genética existente no planeta, enfatizando os ecossistemas.

17.Perceber a influência da genética na biotecnologia e seus impactos

18.Identificar modelos atômicos e transformações no âmbito da matéria e energia.

19.Conhecer, construir e utilizar os conceitos de pontos de referência, deslocamento, energia, matéria e substância.

20.Identificar no cotidiano com a interface dos referenciais de deslocamento, energia, matéria e substância.

21.Utilizar os diferentes agrupamentos e reagrupamentos, na contagem e nas operações fundamentais, e ampliar os conhecimentos de potenciação e radiciação.


22.Identificar e compreender conceitos de movimento, energia, matéria e substância em situações cotidianas, construindo estratégias para resolvê-las.

23.Identificar, compreender e caracterizar a matéria, substâncias e misturas e suas transformações físico-químico-biológicas.

24.Realizar pesquisa utilizando-se do “método científico”, levantando hipóteses e comparando resultados.

25.Selecionar e utilizar instrumentos de medida de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, área, volume e de cálculo, relacionando-os às escalas.

26.Representar dados numéricos e formas geométricas.

27.Compreender e utilizar adequadamente os instrumentos de medida e de cálculo.

28.Identificar, distinguir, descrever e ampliar a construção das diferentes figuras planas e espaciais, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

29.Compreender a organização dos sistemas vivos a partir das inter-relações, evidenciando as ações antrópicas.

30.Compreender e identificar as consequências das ações humanas nas inter-relações entre os sistemas vivos como condição essencial ao equilíbrio e a manutenção da vida.

31.Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas vivos, principalmente do corpo humano.

32.Compreender o funcionamento e os cuidados com o próprio corpo.

33.Argumentar e posicionar-se criticamente, utilizando a tecnologia como meio de investigação em relação a temas científicos e matemáticos.

34.Identificar e utilizar, em diferentes contextos cotidianos, históricos e culturais os conhecimentos matemáticos.

35.Utilizar a ciência e a tecnologia para a construção de conhecimentos científicos, nas relações humanas, ambientais e sociais.
36.Compreender que os papéis de gênero são resultados de construções socioculturais.

37.Compreender que a orientação sexual é resultado de fatores psicológicos, genéticos, sociais e culturais sendo, portanto, imprescindível respeitá-la enquanto direito humano.

38.Compreender a origem histórico-geográfico das diversas culturas e etnias que compõem a sociedade e respeitá-las.

39.Reconhecer e diferenciar modos de produção artesanal e industrial, evidenciando a necessidade solidária de bens de consumo e a sua relação com a qualidade de vida humana e sustentabilidade planetária.

40.Compreender que a qualidade de vida é oriunda de um ambiente limpo e saudável e as alterações, que nele ocorram, causam impacto direto na vida das pessoas.
41.
42.Compreender e identificar as ações de higiene pessoal, social e ambiental indispensáveis à promoção da saúde.

43.Compreender, identificar e comparar as diversas endemias presentes em cada região.

44.Identificar e compreender a influência dos hábitos e costumes culturais na saúde da sociedade.

45.Identificar os elementos matemáticos e científicos presentes nos instrumentos tecnológicos do dia-a-dia.

46.Utilizar conscientemente os instrumentos científicos e tecnológicos, compreendendo que foram construídos por meio de conhecimentos acumulados coletivamente pela sociedade.

47.Identificar na mudança dos hábitos e costumes os conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos construídos no processo de aprendizagem.

Capacidades- Linguagens Códigos e Suas Tecnologias.

I CICLO - LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL
EA 1 - Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 - Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 - Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

I CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE

C 1: Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.

C 2: Ler, compreender e construir diferentes textos.

C 3: Codificar e decodificar linguagens.

C 4: Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.

C 5: Vivenciar as diversas práticas de linguagens

C 6: Compreender as manifestações das linguagens

C 7: Valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens


I CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA

D 1 - Expressa-se considerando as condições de produção e recepção;
D2 - Compreende e valoriza os diversos usos da língua;
D3 - Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos;
D4 - Compreende o corpo em movimento;
D5 - Reconhece os diferentes significados das práticas corporais;
D6 - Aprecia, lê e expressa-se por meio das Artes
D7 - Reconhece a função social da linguagem escrita;
D8 - Constrói e reconstrói hipóteses leitoras a partir de conhecimentos prévios;
D9 - Levanta hipóteses sobre informações explícitas e implícitas;
D10 - Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens;
D11 - Desenvolve potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas;
D12 - Constrói sistema sígnicos de representações e expressões;
D13 - Apropria-se da natureza do sistema alfabético da escrita;
D14 - Escreve alfabeticamente;
D15 - Reconhece o seu processo de evolução da linguagem escrita;
D16 - Faz uso das capacidades necessárias para a leitura e escrita;
D17 - Conhece e faz uso de técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes.
D18 Cria desenhos e faz releituras de obras de Artes
D19 Lê e produz textos, considerando as condições de produção, circulação e recepção;
D20 Posiciona-se criticamente diante de textos;
D21 Sente-se seguro para criar e expressar-se por meio das diferentes linguagens;
D22 Utiliza diferentes linguagens (visuais, teatro, dança e música) como forma de expressão;
D23 Planeja, com ajuda, o texto a ser escrito;
D24 Revisa e re-elabora, com ajuda, os próprios textos;
D25 Vivencia o processo criativo por meio de diversos suportes das linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros);
D26 Compreende e valoriza as diferentes variedades linguísticas;
D27 Respeita os diferentes modos de falar;
D28 Compreende os processos históricos artísticos /culturais;
D29 Valoriza os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
D30 Expressa-se oralmente manifestando as linguagens do seu cotidiano
D31 Vivencia e Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano.
D32 Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.


II CICLO - LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL

EA 1 Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 Formação sociocultural nas diferentes linguagens.


II CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE

C1 Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação

C2 Ler, compreender e construir diferentes textos

C3 Codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens

C4 Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação

C5 Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação

C6 Ressignificar as diversas práticas de linguagens

C7 Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens


II CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA

D1 Expõe opiniões e apresenta argumentos em situações dialógicas
D2 Conhece formas artísticas culturais em seus diferentes produtos/obras/manifestações nas linguagens
D3 Aprecia, lê, expressa e cria produções artísticas
D4 Concebe a arte como expressão e comunicação entre sujeitos
D5 Reconhece-se enquanto sujeito integrante de sua cultura
D6 Percebe o encadeamento lógico em textos escritos
D7 Reconhece os objetivos, finalidades e uso social da leitura.
D8 Estabelece relações de intertextualidade.
D9 Escreve textos seguindo as convenções gráficas
D10 Planeja o texto a ser escrito, considerando o assunto central, seus tópicos e subtópicos
D11 Utiliza as hipóteses na construção da escrita, adequando-as às informações que recebe na interação com o contexto
D12 Compreende a estrutura/funções do modo de representação da escrita
D13 Desenvolve, correlaciona e (re)significa sistema sígnicos de representações e expressões.
D14 Desenvolve as potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas na natureza e cultura.
D15 Percebe a produção cultural local e universal como a produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas.
D16 Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/fruidor/aprendiz.
D17 Usa a variedade linguística apropriada à situação de produção e de circulação
D18 Revisa e re-elabora os próprios textos, considerando o gênero, o objetivo, o leitor, o suporte e o contexto de circulação
D19 Distingue os diversos recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação.
D20 Conhece e valoriza os usos e funções sociais da escrita,
D21 Progride nos saberes sensíveis, inventivos, técnicos, representacionais, expressivos/comunicativos e reflexivo.
D22 Conhece e reconhece as formas culturais, variedade de produtos, obras de arte, assim como produtores apreciadores, numa perspectiva histórica das obras/artistas e os modos de comunicação/publicação/uso da arte.
D23 Aprecia e ressignifica as diferentes manifestações artísticas e culturais
D24 Reconhece e se apropria dos elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes
D25 Experiencia o processo criativo por meio de diversos suportes nas linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros)
D26 Vivencia os diferentes efeitos de sentido pelos diferentes usos das linguagens
D27 Reconhece os discursos construídos pelas/ nas linguagens
D28 Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano.
D29 Amplia a compreensão dos processos históricos artísticos /culturais
D30 Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.
III CICLO – LINGUAGEM
EIXOS ARTICULADORES IMPRIMIR NA COR NA COR AZUL
EA 1 - Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
EA 2 - Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
EA 3 - Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

III CICLO – LINGUAGEM
CAPACIDADES – IMPRIMIR NA COR NA COR VERDE
C 1 - Compreender e utilizar as linguagens
C 2 - Ler, compreender e construir diferentes textos, considerando as condições de produção, recepção e circulação.
C 3 - Codificar, decodificar e ressignificar sistemas das diferentes linguagens
C 4 - Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação
C 5 - Vivenciar e ressignificar as diversas práticas de linguagens
C 6 - Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens
C 7 - Reconhecer-se enquanto sujeito constituído pelas e nas diversidades.

III CICLO - LINGUAGEM
DESCRITORES – IMPRIMIR NA COR ROSA
D1 Reconhece a arte como produção histórica cultural da humanidade, respeitando sua diversidade.
D2 Reconhece o corpo em todas as suas dimensões.
D3 Usufrui do corpo enquanto movimento
D4 Conscientiza-se do corpo e de suas possibilidades de movimento.
D5 Reconhece as manifestações corporais sistematizadas.
D6 Produz significado por meio das manifestações corporais.
D7 Respeita e ressignifica as práticas corporais.
D8 Vivencia com autonomia as possibilidades de movimentos (Arte: fotografia, .
D9 Estabelece relações apropriando-se dos diferentes significados das práticas corporais.
D10 Amplia os conhecimentos relacionados ao corpo e às suas possibilidades de movimento.
D11 Associa palavras e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
D12 Expressa-se usando pronúncia e entonação apropriadas em LEM;
D13 Entende, avalia e responde a instruções ligadas a situações de sala de aula.
D14 Compreende regra e instruções (manuais, rótulos) em língua portuguesa e em LEM (arte: fotografia, pinhole)
D15 Entende as informações em situações informais em LEM.
D16 Compreende a linguagem como meio privilegiado de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para sua formação, bem como produzi-los sempre que necessário.
D17 Articula informações textuais e conhecimentos prévios.
D18 Reconhece-se como sujeito leitor e produtor de textos.
D19 Faz uso proficiente da língua escrita e falada.
D20 Valoriza a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
D21 Usa os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
D22 Relaciona a produção cultural local e universal em sua produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas.
D23 Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/ fruidor/aprendiz.
D24 Amplia os conhecimentos sobre as possibilidades de movimento.
D25 Usufrui conscientemente das práticas corporais.
D26 Inventa e reinventa novas práticas corporais de forma crítica e reflexiva.
D27 Constrói novas possibilidades para a resolução de problemas relacionados ao movimento pertinente às práticas corporais.
D28 Relaciona imagem ao texto em LEM.
D29 Seleciona palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
D30 Aprecia texto literário escrito em Língua Estrangeira ou Língua Portuguesa.
D31 Distingue os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação.
D32 Produz textos respeitando as características do gênero a ser escrito: o tratamento do tema, a composição e o estilo.
D33 Reconhece diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos do mesmo tema, em função das condições de produção e recepção.

D34 Infere informações explícitas e implícitas.
D35 Identifica as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D36 Cria novas formas de representações de sistema sígnicos ao desconstruir e reconstruir o fazer artístico.
D37 Vivencia os gestos que caracterizam cada elemento da Cultura Corporal de Movimento (dança, jogos, lutas, esportes, ginástica, conhecimento sobre o corpo).
D38 Reinventa, a partir das práticas vivenciadas, novos gestos motores.
D39 Reconhece os valores culturais representados em outras línguas e suas relações com a língua portuguesa.
D40 Lê, de maneira autônoma, textos de gêneros variados.
D41 Identifica o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos linguísticos.
D42 Estabelece relação entre o texto verbal e recursos gráfico-visuais.
D43 Identifica a finalidade de um texto.

D44 Reconhece as nuances de sentido que o emprego de palavras com propriedades semânticas aproximadas provocam no contexto, observando a adequação aos objetivos do autor.
D45 Utiliza os conceitos e procedimentos constituídos na prática de análise linguística.
D46 Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura.
D47 Percebe o valor dos sinais de pontuação para a obtenção dos efeitos de sentido pretendidos.
D48 Apropria-se dos instrumentos de natureza procedimental e conceitual necessários para a análise e reflexão linguística.
D49 Cria produtos artísticos contextualizados com a sua realidade.
D50 Considera a influência das mídias na produção artística estética e poética.
D51Cria novos movimentos para as práticas vivenciadas, até mesmo novas práticas.

D52 Aprofunda conceitualmente os conhecimentos relacionados a Cultura Corporal de Movimento.
D53 Organiza momentos para a realização de práticas corporais dos elementos da Cultura Corporal de Movimento (jogos, lutas, danças, esportes, ginásticas).
D54 Infere o efeito de humor ou ironia em textos.
D55 Identifica recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas.
D56 Identifica diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes gêneros discursivos.
D57 Planeja o discurso oral levando em consideração as condições de produção, circulação e recepção.
D58 Reflete sobre o emprego dos recursos linguísticos/ gramaticais adequados à produção dos gêneros solicitados.

D59 Seleciona procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos, interesses e gêneros.
D60 Conhece e usa a língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
D61 Aprofunda os saberes artísticos/estéticos produzidos historicamente e na atualidade nas diversas linguagens.
D62 Apropria-se dos meios tecnológicos para a construção do conhecimento em artes.
D63 Adota atitudes de valorização das diferentes culturas.
D64 Reconhece a significância da Cultura Corporal de Movimento para a construção das diferentes identidades culturais.
D65 Conhece o processo histórico da arte, reconhecendo as soluções estéticas encontradas pela humanidade nas produções artísticas.
D66 Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens.
D67 Entende uma proposta de produção textual, atendo-se à temática na construção de seu texto.
D68 Monitora a própria escrita durante a produção de texto e revisa os próprios textos.
D69 Reconhece e apropria-se das diversas manifestações artísticas e estéticas da cultura, regional, nacional e global.
D70 Amplia a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador.
D71 Adere ou recusa as posições ideológicas sustentadas no discurso do outro.
D72 Reconhece e atribui sentido aos recursos semânticos expressivos em textos.
D73 Entende os gêneros literários como uma manifestação artística do ser humano.
D74 Seleciona textos segundo seu interesse e necessidade.
D75 Conhece, reconhece e (re)significa as formas culturais, variedade de produtos, obras de arte, assim como produtores apreciadores, numa perspectiva histórica das obras/artistas e os modos de comunicação/publicação/uso da arte.
D76 Amplia os conceitos dos elementos da Cultura Corporal de Movimento;
D77 Pratica os elementos da Cultura Corporal de Movimento com consciência técnica.
D78 Resolve com consciência os desafios motores surgidos a partir das práticas corporais.
D79 Compreende características culturais, finalidade e estrutura de diferentes tipos de músicas e gêneros literários.
D80 Lê, frui, contextualiza e cria em diferentes suportes artísticos.
D81 Reorganiza taticamente as práticas corporais quando necessário.
D82 Aprimora tecnicamente o movimento para uma melhor prática corporal.
D83 Reconhece a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguisticamente válidas.
D84 Conhece e respeita as diferentes variedades linguísticas.
D85 Conhece e analisa criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos.
D86 Lida com os registros variados dos textos encontrados na sociedade, principalmente com aqueles mais formais.
D87 Reconhece a necessidade de dominar a norma-padrão, que representa a variedade linguística socialmente prestigiada.

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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gincana no CEFAPRO de SINOP-MT. Reflexões sobre nossas ações em relação ao meio ambiente.


Professoras: Lucineide, Sueleide, Sara e Élide representando.
Atividade na Praça das Bandeiras em Sinop, início da Gincana- 30/05/2011

Gincana no CEFAPRO/SINOP-MT.
Desde a última segunda -feira dia 30/05/2011, as biólogas Adenilse e Rosalia estão empenhadas na organização  e desenvolvimento de uma gincana junto aos professores formadores deste CEFAPRO, na ocasião estão sendo realizadas provas que demandam estudos e reflexões sobre nossas ações em relação às questões ambientais, já percebemos claramente nossos inúmeros “pecados” movidos pelo atual mundo capitalista, reconhecemos que mesmo as mínimas mudanças em nosso cotidiano resultarão em grandes benefícios a médio e longo prazo. A principal questão a refletirmos é “ Se não há outro lugar para a humanidade viver, por que continuamos destruindo este lugar?
Parabéns professoras Rosalia e Adenilse pela dedicação e pelo empenho durante esta semana.